05/10/2015

Resenha: A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff

Título original: Playlist for the dead
Gênero: Romance/Young Adult
Páginas: 288
Editora: Novo Conceito
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro A Playlist de Hayden, romance de estreia da norte-americana Michelle Falkoff, nos traz uma história intensa sobre perda, culpa, raiva e superação, norteada por um certo clima de suspense. Os personagens são intrigantes e ao mesmo tempo verossímeis e se destacam por suas personalidades heterogêneas.

Tudo o que Sam sabe é que houve uma festa, seguida por uma briga e que, na manhã seguinte, seu melhor amigo Hayden foi encontrado morto. A única explicação que ele deixou para Sam se reduz a um bilhete e uma intrigante playlist.


Depois da morte de seu melhor amigo, Sam nunca mais foi o mesmo. Ele parece um fantasma a vagar pelos corredores da escola e se culpa por não ter conseguido ajudar Hayden como gostaria. Enquanto ouve música por música da playlist deixada pelo amigo, ele tenta desvendar o que realmente levou Hayden a se suicidar e vai juntando pecinha por pecinha deste intricado quebra-cabeça, ao mesmo tempo em que se depara com uma faceta diferente de Hayden e mergulha fundo em seus segredos.

"Muitas pessoas querem ser invisíveis. Talvez elas até pensem que podem fingir que são. Mas sempre alguém as vê."

A Playlist de Hayden nos traz uma história pungente sobre bullying, perda, raiva, intriga, dor e desejo. Hayden sempre sofreu calado os maus-tratos dos colegas de escola e de seu irmão mais velho, até que uma hora não aguentou mais. Humilhação e retaliação podem ser sentimentos que não causam tanta importância na humanidade, afinal, em virtude do caos atual, passam despercebidos, quase que invisíveis. Mas e para quem sofre com isso? Simplesmente não é algo a se dar a devida importância? Michelle Falkoff retrata isso em suas entrelinhas de modo linear e convincente e apesar de não ter trabalhado tanto o mistério da trama quanto eu gostaria, nos traz uma história intensa e profundamente reflexiva. Narrado em primeira pessoa por Sam, acompanhamos o luto e a superação do rapaz com a morte nada plausível do amigo e, acima de tudo, a sua incrível jornada em busca de esperança e dias melhores.

Conhecer os anseios e indagações de Hayden foi angustiante e ao mesmo tempo, algo curioso. O fato dele deixar em uma playlist aqueles que seriam os motivos que o levaram a cometer o suicídio se mostrou uma estratégia bem intrigante, porém confesso que esperava um pouco mais de suspense no livro. Achei que o mistério não foi tão bem retratado quanto deveria, dando a impressão de que a autora acabou se perdendo um pouco no contexto da trama.

Sam sente com todas as fibras do seu ser a perda do amigo, ao mesmo tempo em que se culpa por não ter conseguido ajudá-lo e tenta desvendar quais foram os verdadeiros motivos que o levaram a isso. Conforme ele vai ouvindo música por música de uma playlist que incluí Radiohead, Metallica, Ramones, Linkin Park, dentre outros nomes de peso, ele vai vislumbrando uma face de Hayden que não conhecia e adentrando mais e mais os seus segredos.

Em suma, A Playlist de Hayden é um livro interessante e que aborda temas polêmicos como suicídio e bullying sob um prisma diferente e até mesmo, tangível. Apesar da autora ter se perdido um pouco na história e não ter elaborado tão bem o suspense do enredo como eu gostaria, o livro é intrigante, pungente e vale a pena ser lido. A capa é bem simples e condizente com o teor da trama e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e o nome de cada música que compõe a playlist na abertura dos capítulos. Recomendo ☺


Confira o booktrailer de A Playlist de Hayden:



13 comentários:

  1. Oi Nessa,
    Finalizei o livro esses dias e sua opinião é bem parecida com a minha.
    Também senti falta de uma explicação em torno da Astrid e o pai...acho que o leitor devia ficar mais a par do emocional dela, pelos acontecimentos no livro.
    Ótima resenha.

    tenha uma ótima terça =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa, sua linda, tudo bem
    Sabe, eu fico pensando, recentemente alguns livros foram lançados discutindo esse tema, não pode ser coincidência. O número de casos de pessoas que sofrem bullying devem ter aumentado e não podemos ignorar que as vítimas, às vezes, sofrem tanta pressão a ponto de não aguentarem e se matarem. Então, mesmo com as observações que fez, acho que é um livro que deve ser lido por todos e deveria ser discutido nas escolas. Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa,
    nossa ainda não li este livro, que vergonha rsrsrs
    O livro parece ser bom, mas ainda não me convenceu, acho que só lendo para saber.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa,

    Adorei sua resenha. Eu já li esse livro e as partes que mostrava o sofrimento de Hayden foram bem angustiantes para mim. Mas achei um ótima livro.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa
    Adquiri este livro através de uma troca e estou louca para ler, é uma história bem interessante e assunto que se deve prestar atenção hj em dia.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Nessa, tudo bem?

    Esse livro está na minha lista de espera de leitura, li os primeiros capítulos e gostei e espero gostar de toda a história também, ótima resenha.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nessa eu não solicitei e sabe quando bate aquele arrependimento? a história parece ser cativante do começo ao fim!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nessa, eu estou louca pra ler esse livro. Está na minha lista de "livros pra comprar". Apesar de nunca ter vivenciado uma situação de suicídio (Graças a Deus)! Sempre foi um assunto que me interessou bastante! Sua resenha me deu ainda mais vontade de ler!
    Luci
    Ponto de Exclamação

    ResponderExcluir
  9. Li e gostei bastante do livro. Também achei interessante os assuntos abordados e infelizmente não curti tanto o suspense assim como você. O negócio é que mesmo assim o livro nos pega de uma tal maneira, né?
    Muito boa a resenha.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  10. Aiiiii ele livro é lindo!!!! <3

    amei o blog, a adorei a resenha
    bjus
    http://acidadeliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa,
    Tudo bom? Esse é um livro que eu realmente não tenho interesse em ler.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa!
    Menina, não gostei nadinha desse livro...
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  13. OI Nessa, que bom que gostou do livro, eu particularmente achei que faltou algo no enredo, e acabei não gostando tanto.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir