10/10/2015

Resenha: Relâmpagos de Sangue - Nelson Magrini

Edição: 1
Ano: 2006
Gênero: Suspense/Terror
Páginas: 416
Editora: Novo Século
Classificação: 3/5
O livro Relâmpagos de Sangue, de Nelson Magrini, nos traz um suspense bem elaborado e repleto de analogias. O autor conseguiu explorar muito bem o mistério em sua trama, porém acabou se estendendo demais em algumas passagens e confesso que senti falta de um embasamento maior no que concerne aos protagonistas Sara e Jôs.

A jornalista Sara e o veterinário Jôs não se conhecem, mas compartilham algo em comum: ambos sonham o tempo todo com chuvas de sangue e relâmpagos vermelhos, pesadelos estes que acabam deixando os dois completamente fora de órbita. Prestes a enlouquecer, eles resolvem voltar para Germinade, cidade mineira onde passaram suas férias, em busca de resposta e esclarecimento, visto que os pesadelos tiveram início a partir daí.


Em Germinade, coisas estranhas também começam a acontecer. Pessoas desaparecem sorrateiramente e sem deixar rastros, animais são cruelmente dilacerados e empilhados e um misterioso pó vermelho cobre o município mineiro...

Relâmpagos de Sangue nos traz um livro interessante e misterioso, com um tema original e que faz analogia aos tempos atuais. Logo quando iniciei a leitura, fui tomada por um certo sentimento de angústia e aflição, visto que o autor soube intercalar o suspense e o mistério de modo quase que visceral. Porém, algumas descrições e passagens me soaram um pouco desnecessárias e acredito que a história poderia ter sido um pouco mais enxugada. Senti falta também de um aprofundamento maior acerca dos protagonistas da trama, que acabaram sendo deixados em segundo plano. Narrado em terceira pessoa, de forma intrincada e envolvente, o livro possui muitos atrativos, mas tem lá os seus pontos negativos.

Os aspectos emocionais de Sara e Jôs são bem explorados no começo da trama e alguns de seus sentimentos nos soam quase que palpáveis. Porém, no meio da história, eles acabam não tendo o foco que eu esperava e se tornam pequenos coadjuvantes em meio aos mistérios de Germinade.

Um dos pontos que me chamaram a atenção no enredo de Magrini foi a descrição de Germinade, seus mistérios e sobretudo, o forte impacto que as Forças Armadas tem no enredo. Quase que de imediato, associei a história ao mistério do "famoso ET de Varginha", que até hoje é uma incógnita e claro, acabou sendo ocultado pela poeira do tempo. Achei a analogia do autor fantástica e extremamente convincente. Outro fato que vale destacar é a proeza de um piloto e co-piloto tentando salvar seu avião, que foi tecida de pura adrenalina, se tornando um dos momentos mais marcantes do livro.

Em síntese, Relâmpagos de Sangue se mostrou um enredo criativo, misterioso e com uma carga de suspense para ninguém botar defeito. Apesar de ter tantos elementos excelentes a seu favor, o livro deixou a desejar em alguns aspectos, se estendendo em cenas não tão importantes e deixando de explorar personagens dotados de potencial. A capa retrata bem a essência da história e a diagramação está favorável, com fonte em bom tamanho e poucos erros de revisão. Apesar de alguns pontos negativos, é uma obra que eu não deixo de recomendar.

5 comentários:

  1. Livros com pitadas de mistério são sempre envolventes. Tenha um bom feriado, Nessa!

    exploradoradelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ja não era um livro que por cara me atrairia, mas por seus comentários negativos ja desanimei bastante
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa!
    Nossa, não conhecia esse livro. Ótima dica \o/
    Bjks!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa, sua linda, tudo bem
    Apesar dos pontos negativos, percebi que gostou muito da trama de suspense que ele criou e da originalidade de seu enredo. Por isso, acho que é uma boa leitura, dica anotada. Como sempre sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia "Relâmpagos de Sangue", mas fiquei bem interessado na obra.
    Nunca li nada do gênero, quem sabe eu não começo com este livro.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir