23/11/2015

Resenha: Zac & Mia - A. J. Betts

Título original: Zac and Mia
Gênero: Romance/Sick-lit
Páginas: 288
Editora: Novo Conceito
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Zac & Mia, da australiana A. J. Betts, nos traz um sick-lit singelo e repleto de altruísmo e esperança. A autora não só soube trabalhar o tema com afinco, como também desenvolvê-lo de uma forma irônica e por vezes, até mesmo cômica. Apesar de não ter me afeiçoado completamente as personagens da trama, é impossível não destacar a minha admiração pela obra.

Zac é um garoto de 17 anos que possui leucemia. Sua vida resume-se a sair e entrar de hospitais, sempre na companhia de sua zelosa mãe. Porém, em um dia como outro qualquer, ele acaba conhecendo Mia, uma jovem bonita, irritante e extremamente mal-humorada. Incomodado com as músicas da Lady Gaga que a jovem coloca em seu quarto no último volume, Zac resolve dar algumas batidas na parede para que ela perceba que está passando dos limites e, assim, começa uma amizade completamente improvável e exótica entre os dois...

No mundo real, Zac jamais seria amigo de uma pessoa como Mia. Mas ali, no hospital, os dois acabam se afeiçoando e construindo uma amizade bela e surpreendente. Eles encontram forças um no outro para enfrentar os seus dilemas e medos e uma coragem descomunal para seguirem em frente...

"Talvez coragem seja apenas isto: atos impulsivos em um momento em que sua cabeça grita não, mas seu corpo vai em frente assim mesmo."

Zac & Mia é um romance tocante e envolvente sobre dois jovens que se conhecem em circunstâncias inesperadas e constroem uma bela e edificante amizade. Acima de tudo, é um relato de coragem, amor e abnegação. Com uma linguagem simples e intercalada por termos e referências coloquiais, o livro se destaca por sua sutileza e beleza peculiar. Me apaixonei pelo Zac logo à primeira vista, mas levei um bom tempo para gostar de Mia, visto que a jovem é temperamental demais e se mostra em alguns momentos muito mesquinha e arrogante. Narrado em primeira por Mia e Zac - sob pontos de vista alternados - o livro nos traz um belo romance e consegue arraigar em seu interior tanto o drama quanto a ironia, tal como em uma sinfonia doce e ao mesmo tempo amarga.

Zac é uma personagem fora de série. Mesmo sofrendo de uma grave doença, ele não se deixa abater e faz piada com tudo e com todos ao seu redor. Ele engole a própria dor para ajudar Mia e fazê-la enxergar um mundo mais alegre e primoroso e essa é uma virtude engrandecedora. A família do garoto também é espetacular e é praticamente impossível não se divertir com eles ao longo da leitura.

"É impossível, essa coisa de sorte. Eu queria que a sorte desse o fora e me deixasse cometer meus próprios erros. Quero ter o controle sobre a minha vida novamente."

Mia, por sua vez, foi uma personagem que demorou a ganhar minha afeição. Ela só consegue olhar pro seu próprio umbigo e fica ruminando sua dor o tempo todo, sem se importar com o que acontece a sua volta. É natural que quando estamos sofrendo, não consigamos enxergar o que se descortina ao nosso redor, mas de modo geral, achei que a garota demorou demais para sair do seu estado de autocomiseração e ver que a vida não é um mar de flores para ninguém. O bacana foi que depois de algum tempo, ela começou a evoluir e a se humanizar e conseguiu mudar um pouco o meu conceito sobre ela.

Em suma, Zac & Mia é um livro emocionante, belo e envolvente, que mostra lindas lições sobre amor, amizade e superação. Por mais que seja um sick-lit, o enredo não é melodramático e nos passa um ar até mesmo descontraído e bem-humorado. E, mesmo que eu não tenha gostado tanto da Mia, o Zac conseguiu me conquistar e me encantar com suas atitudes e gestos, se tornando com toda certeza uma personagem memorável. A capa é simples e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações de flores no começo de cada capítulo. Recomendo ☺

11 comentários:

  1. Oi Nessa, sua linda, tudo bem
    Gostei muito do que a autora fez, ela nos mostrou as duas formas de reação à doença, ele que levou da melhor forma possível e ela que amargou sua dor e resolveu se comportar de uma que irritasse os outros. A ente nunca sabe como irá reagir a algo tão devastador. Parece um livro lindo, com mensagens que irão nos tocar. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Nessa,
    estou com este livro em casa, mas ainda não tive coragem de ler. A história parece ser bonita, mas pelas resenhas achei o livro um pouco parado.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já tem algum tempo que quero ler esse livro. Já li muitas resenhas positivas e negativas e pretendo tirar as minha conclusões. Hahahaha (:

    exploradoradelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. uma história para além do câncer, é mais do que duas pessoas lutando pela vida, mas sim duas pessoas desnudando a alma em busca de algo maior como amizade e amor
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Um dos livros mais lindos e emocionantes que eu já li esse ano. Amei essa história! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/2015/11/resenha-do-filme-esperanca-o-final.html

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa
    Estou mega curiosa para ler este livro, parece ser muito bom e que capa legal. Gosteii.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. oi NEssa!
    Ei li esse livro, mas não fui conquistada pela história. Confesso que estou cansada de sick-lit, e ainda não sei por que comecei a leitura desse.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa!
    Gosto de livros que conseguem abordar com leveza uma temática pesada.
    Não sei se leria "Zac & Mia" porque senti muito potencial para clichês, mas que bom que você gostou.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Esse é um dos livros que me apaixonei esse ano. Muito bom... fofo e ao mesmo tempo engraçado.^^ Eu amei. Adorei sua resenha... bem escrita!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bom?
    Já li esse livro e adorei, super diferente e fofa a história <3
    Um beijo
    Katrine Bernardo

    ResponderExcluir
  11. Olá Nessa,

    Li algumas resenhas recentemente desse livro e só fizeram minha curiosidade aumentar, dica mais do que anotada....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir