22/12/2015

Resenha: O Álbum - Timothy Lewis

Título original: Forever friday
Gênero: Romance
Páginas: 240
Editora: Novo Conceito
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro O Álbum, de Timothy Lewis, nos traz um romance inabalável e atemporal, repleto de fé, esperança e amor. Intercalando passado e presente e tendo como inspiração os cartões postais trocados pelos tios-avós do autor durante 60 anos, o enredo é delicado, bem escrito e nos fala sobre o amor de uma forma pura e ao mesmo tempo intensa.

Adam é um negociante de objetos usados e está trabalhando na antiga propriedade do casal Alexander, em busca de itens que tenham algum valor no mercado. Em meio as relíquias, ele se depara com um álbum repleto de cartões-postais amarelados. Em cada um deles, Adam encontra mensagens românticas e delicadas que retratam de modo quase que palpável o amor incondicional entre Gabe e Pearl.

Todas as sextas-feiras, religiosamente, Gabe providenciava para que um cartão chegasse nas mãos de Pearl. Em cada um deles continha não só apenas um poema, mas também verdades sobre o cotidiano do casal, que viveu um lindo sonho. Por detrás de cada cada cartão postal, Adam acaba por descobrir respostas para perguntas que o assombram por muito tempo...

O Álbum se mostrou um primoroso retrato do amor. E quando eu falo amor, não me refiro ao forte ímpeto sexual preconizado na literatura, mas sim ao sentimento imaculado plantado por Deus em nossos corações, capaz de transcender todas e quaisquer barreiras. A jornada de Gabe e Pearl não foi um mar de rosas, mas eles souberam extrair o supra sumo da vida com paciência, sabedoria e determinação. Narrado em primeira e terceira pessoa, alternando passado e presente, o livro nos traz um romance belíssimo, repleto de ensinamentos e ricas lições.

"Alguns grandes romances que valem a pena contar nunca são contados, e os amantes saem de fininho pelas rachaduras da vida, marcadas pelo tempo, sendo substituídos pelo lixo do dia anterior."

Adam é um homem divorciado que carrega profundas cicatrizes em sua alma. Toda ruptura traz dor, principalmente quando se trata de uma separação, onde uma das partes sempre sai machucada. Devido ao seu histórico emocional, Adam se torna cético quanto ao amor e acredita que nunca mais será feliz novamente ao lado de alguém. As correspondências trocadas entre Gabe e Pearl tocam fundo em sua alma e pouco a pouco fazem com que ele vá se despindo de sua armadura e do fardo de mágoa que carrega. A presença de Yevette, neta postiça do casal Alexander, também faz com que a mente dele vá se abrindo e alcançando outras amplitudes.

"Quando nossos olhos se encontraram, sua beleza acendeu o fogo lento do desejo. As brasas da paixão nunca se apagaram. Ainda vejo o meu amor quando a vejo."

Gabe é o que se pode chamar de um lorde. Ele se apaixonou por Pearl à primeira vista e fez de tudo para conquistar o amor da moça e também preservá-lo ao longo dos anos. Seu romantismo nato, bem como seu cuidado e carinho com a mulher amada foram características belíssimas e marcantes. Pearl é uma moça forte e por vezes, bastante temperamental. Ela ama Gable com cada fibra de seu ser e tem uma fé surpreendente, principalmente no que concerne aos anjos. O casal passou por inúmeros livramentos, que ela afirma ser mérito do seres celestiais.

Em suma, O Álbum não é um livro para ser simplesmente lido e sim apreciado. A história de amor arraigada em suas páginas não me levou as lágrimas ou a outra emoção palpável, mas conseguiu me tocar de uma forma quase que visceral e renovar a minha fé no amor. A capa do livro é bonita e bem condizente com o enredo e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações de cartões-postais no começo de cada capítulo. Recomendo ☺

8 comentários:

  1. Oi Nessa,
    tenho este livro em casa, mas confesso que não estou muito empolgada para a leitura.
    A história parece ser linda, mas um pouco parada demais.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre leio resenhas positivas sobre esse livro, ele realmente parece ser muito bom. Gostaria de ler essa história um dia.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. oi flor, a história é bem bonita, né? é singela, doce, é um daqueles amores pra sonhar!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa!
    Esse romance tem uma história tão singela e emocionante, muito boa!
    Bjks!

    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  5. Oie Nessa =)

    Li esse livro a pouco tempo, mas infelizmente ao contrário de você não consegui curtir tanto a história. A história em si é realmente muito bonita, mas faltou alguma coisa para eu me envolver de verdade com ela.

    Beijos e um Feliz Natal!
    ;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa!
    Que bom que gstou do livro, eu não curti a capa nem a sinopse por isso nem solicitei mas agora vejo que seria uma leitura muito boa.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  7. Lindo esse livro, do tipo que eu gosto.
    Tão bom quando o livro chega a um ponto de nos tocar intensamente!
    Mega beijo.
    Me visita?
    blogueirasara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é impressionante, ele teve o mesmo efeito sobre mim de renovar sua fé no amor... com tantos livros hot por aí, tanto foco no sexual, achei lindo ler uma história tão pura, conhecer a vida de um casal que se dedicou a manter o amor vivo cuidando um do outro. Amei muito a leitura!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir