28/12/2015

Resenha: Os Bons Segredos - Sarah Dessen

Título original: Saint Anything
Gênero: Romance/Young Adult
Páginas: 408
Editora: Seguinte
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Os Bons Segredos, de Sarah Dessen, nos traz uma história profunda, tecida de forma delicada e suave. Mesmo tendo uma certa carga dramática, a autora soube colorir o seu enredo e lhe agregar diversos valores, tornando a trama convidativa e intensa. Com personagens heterogêneos entre si e unidos pela amizade e pelo amor, o romance de Dessen consegue cativar da primeira à última página.

O relacionamento de Sidney com os seus pais nunca foi o mesmo desde que Peyton, seu irmão mais velho, foi preso por ter atropelado um garoto e o deixado paraplégico. Sidney parecia ter sido a única a culpar o irmão por dirigir embriagado e de forma inconsequente, enquanto seus pais o enxergavam como vítima.

Certa tarde, para fugir do clima cada vez mais pesado e insuportável dentro de casa, Sidney resolve ao acaso entrar em uma pizzaria. No recinto, ela conhece Layla, a filha do dono do local e as duas engatam uma amizade quase que instantânea. Quando menos percebe, Sidney se vê relatando para a nova amiga fatos de sua vida e segredos que ninguém conhecia até então.

Nesses encontros com Layla, Sidney não só abre o coração como também descobre o prazer em entregar pizzas e desta forma, conhecer um pouco a vida de outras pessoas, mesmo que seja em pequenos fragmentos. Porém, chega um momento que ela percebe que deve abandonar o posto de mera observadora e se tornar a protagonista de sua própria vida...

Os Bons Segredos nos traz uma história intensa, onde pais preferem acobertar um filho, mesmo ele estando completamente errado, ao invés de permitir que ele pague pelos seus erros. Com tal atitude, eles não só impedem que a pessoa evolua e repare seus delitos como também desviam sua atenção de coisas importantes, que acontecem debaixo de seu próprio teto e acabam sendo cobertas pela névoa da omissão. Apesar do livro ter uma temática bastante profunda, Sarah Dessen soube trabalhá-la de modo dinâmico e sutil, criando até mesmo uma certa identificação do leitor com os personagens e nos encantando com os trunfos da trama. Narrado em primeira pessoa por Sidney, de forma bastante íntima e que desnuda completamente a realidade da protagonista, o livro mostra todo o talento da autora na arte de compor uma boa história e nos brinda com um romance lindo e promissor.

"Era isso. Ninguém era capaz de saber o que viria adiante; o futuro era a única coisa que jamais poderia ser destruída, porque ainda não tivera a chance de existir. Num minuto você está andando sozinha pelo bosque escuro; noutro, a paisagem muda, e você enxerga. Enxerga algo maravilhoso e inesperado, quase mágico, que jamais teria encontrado se não tivesse seguido em frente. Como uma nova amizade que parece antiga, uma lembrança que nunca vai esquecer. Talvez até um carrossel."

Sidney é uma personagem com forte senso de justiça. Ela sabe que seu irmão errou e que deve pagar por quase ter tirado a vida de um garoto inocente e ter limitado seus movimentos e não aceita o comportamento omissivo de seus pais. Por ter este tipo de sentimento dentro de si, ela sofre demais dentro de casa principalmente com a mãe, que faz de tudo para pintar o filho de inocente e não aceita ser contestada. Quando conhece Layla e sua família, a garota começa a se abrir e expor o seu dilema, mostrando que carrega até mesmo uma certa culpa pelo ocorrido. A forma como ela é acolhida por eles é bem especial e demonstra total amor e amizade. Admirei bastante a Sidney por ser dona de si, ter suas próprias opiniões e convicções e não esmorecer mesmo quando tudo recai contra ela. Gostei bastante também do romance que ela vive dentro da história e o achei bem edificante.

"Nos acostumamos com o jeito de ser das pessoas; contamos com ele. E quando o comportamento delas surpreende, para o bem ou para o mal, é capaz de mexer profundamente conosco."

Em síntese, Os Bons Segredos se mostrou um excelente livro, que consegue não só nos entreter com um belo romance como também mostrar uma faceta do nosso cotidiano vivida por muitas famílias. A abordagem feita pela autora foi sensacional e ela conseguiu explorar bastante o tema sem perder a sutileza. A capa do livro é muito bonita e possui um leve efeito aveludado e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

18 comentários:

  1. Amo demais romances e ainda mais quando não é clichê. A capa do livro é linda de fato, isso somado a sua resenha nos desperta um super interesse na leitura.
    Mega beijo
    blogueirasara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa!
    Esse livro tinha me chamado atenção pela capa que considero bem bonita, no entanto não tinha a menor ideia do que tratava a narrativa.
    Eu gostei bastante da sua resenha e dá pra perceber que de alguma forma o livro foi surpreendente para você. Ainda não decidi se lerei pq não sou muito adepta de histórias narradas em primeira pessoa.

    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie Nessa,
    não conhecia o livro, mas confesso que ele não me chama atenção.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. A capa desse livro é encantadora e o enredo muito interessante, eu adoraria conhecer melhor essa história. Mais uma vez, tu acerto na dica! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. pelo que li de resenhas a autora em si não é la uma unanimidade entre o público leitor, mas parece que esse romance foi um divisor de aguas, ela o escreveu tão bem que ninguém critica negativamente!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nessa! Já vi muitos comentários positivos sobre esse livro e também sobre outras obras da Sarah Dessen, mas não tenho interesse pelo trabalho dessa autora. Talvez eu mude de ideia algum dia. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Vanessa!
    Me identifiquei muito com a Sidney. Acho que viveria em pé de guerra com pais assim!
    Feliz Ano Novo pra você, desejo um 2016 cheio de alegrias. =)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa!
    Eu gostei tanto desse livro! A história é fantástica, os personagens marcantes, e que romance mais fofo! Nossa, quando terminei eu queria ficar abraça ao livro, é lindo!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa,
    Gostei da atitude da protagonista, acho que teria uma opinião como ela.
    Fiquei bem curiosa, apesar da carga emocional.

    Tenha um maravilhoso e próspero 2016.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa, sua linda, tudo bem
    Não acredito!!! Eu estou com esse livro aqui para ler e não sabia o que esperar dele. As vezes é doloroso para uma mãe ver seu filho nessa situação, mas agir dessa forma não ajuda em nada. Acredito que até piora. Gostei muito da personalidade dela e fiquei com o coração partido por ela, não deve ser fácil viver nessa família agora. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa
    Eu nunca li nada da autora, e sou doida para ler este livro.
    Adorei sua resenha!!

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Está na minha lista desde que ouvi falar dele pela primeira vez. Fico feliz que tenha curtido. Gostei bastante da sua resenha!

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie Nessa =)

    Esse foi o primeiro livro que li da Sarah Dessen e adorei! Os Bons Segredos é uma história com um carga emocional bem forte, porém a autora soube como suavizar a narrativa. Um dos melhores livros que li esse ano, sem sombra de duvidas.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  14. Oi Nessa,
    Só escuto elogios sobre esse livro, a cada resenha fico mais curiosa!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  15. Amei a capa e gostei muito da resenha. (:

    Feliz ano novo, Nessa. Muito sucesso em 2016.

    ResponderExcluir
  16. Oi Vanessa!
    Quando esse livro foi lançado, fiquei em dúvida sobre ele e decidi esperar por algumas resenhas antes de decidir se lia ou não. Ainda não estou totalmente decidida, mas gostei dos seus comentários.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Nessa!
    Já vi o livro várias vezes por aí, mas não sabia do que se tratava. Gostei do enredo, bem curioso. A protagonista me ganhou.

    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Estou faz TANTO tempo pra ler Sarah Dessen e nunca consigo, mas não sei por que, sempre penso em começar por esse livro, talvez seja a capa que me chama atenção (me julgue hahaha), mas sei que é com ele que eu vou começar a me aventurar com a escrita dela, que já ouvi falarem tão bem!
    Beijos
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir