13/12/2015

Resenha: Reencontro - Leila Krüger

Edição: 1
Ano: 2011
Páginas: 496
Editora: Novo Século
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Reencontro, romance de estreia da gaúcha Leila Krüger, nos traz uma história intensa sobre amor, dor e fuga da realidade. Tecido com sensibilidade e de forma quase que palpável, o enredo conseguiu me levar até mesmo as lágrimas tamanha a sua profundidade. Ana Luiza, a protagonista da trama, precisou perder quase tudo para se reencontrar e sua trajetória é árdua, mas também gratificante.

Os últimos acontecimentos fazem com que Ana Luiza pouco a pouco vá perdendo seu ânimo e força de viver, tais como o término do namoro, a ausência do pai, a futilidade excessiva da mãe, dentre outros. Parece que todas as pessoas que cruzam a sua vida estão destinadas de uma certa forma a saírem dela de maneira abrupta e irremediável...

Dia após dia, Ana Luiza vê sua vida desmoronar. Na companhia de suas músicas de rock, dos seus livros e de seus cigarros, ela tenta sobreviver e encontrar o seu rumo e acaba tendo um encontro com alguém totalmente diferente dela, mas que parece conseguir enxergar o âmago de sua alma, Rafael...

Presa em seu próprio mundo e à mercê do álcool e das drogas, a jovem tenta o máximo que pode fugir da realidade, principalmente do amor, que a tanto feriu e magoou. Ela tenta assimilar as mudanças drásticas da vida e não consegue digerir a morte de seus sonhos e de suas esperanças. Acima de tudo, mesmo embriagada e fora de si, Ana Luiza tenta se reencontrar com seu destino. Será o amor capaz de sarar todas as feridas e cicatrizar uma mágoa profunda? Poderá o amor libertar alguém da escuridão e da névoa do caos? O amor realmente é tão forte e poderoso quanto preconizado nas baladas de rock e nos poemas românticos? Para nos reencontrarmos, é necessário abrirmos mão de nosso próprio eu, para que possamos ser preenchidos por novos sentimentos e sensações...

Reencontro é um livro sobre fé, esperança e amor. É a trajetória de uma garota perdida na vida que luta contra seus próprios fantasmas e medos e que não consegue enxergar a luz no final do túnel. Ana Luiza é uma personagem muito intensa, que mergulha por inteiro em tudo o que faz. Ela não consegue se dar pela metade e, por ser assim, nem sempre consegue obter isso das outras pessoas e, com isso, acaba se frustrando e pouco a pouco vai desabando em um lamaçal de dor e perdição. Narrado em primeira pessoa por Ana Luiza - o que tornou o enredo ainda mais visceral -, o livro de Leila Krüger consegue tocar fundo na alma do leitor, por mostrar tanto a tempestade quanto a calmaria; tanto o caos quanto o puro amor.

"O amor dela nunca coubera nela. Por isso lhe fazia mal."

Ana Luiza sofreu muitas decepções e presenciou as pessoas que mais amava saírem de sua vida sem nenhuma explicação cabível. Isso acabou fazendo com que a jovem fosse se deteriorando por dentro e quando o rock e os livros já não conseguiam mais suprir esse vazio, ela acabou se enveredando pelo caminho das drogas e do álcool. À primeira vista, a julgar por algumas características iniciais, a impressão que temos é a de que a protagonista seja uma patricinha fútil  e mimada, que acabou seguindo rumos obscuros por vontade própria. Mas quando o mundo de Ana Luiza nos é apresentado e a personagem é desnudada por completo, é praticamente impossível não sentir a sua angústia e a dor que se perpassa sua alma. Os sentimentos dela são pungentes e quase que de imediato me vi tocada pelo seu drama, ao ponto de verter lágrimas durante a leitura.

"O amor não é perfeito, longe disso. Mas é bonito. É simples... É inexplicável. É forte e ao mesmo tempo amável."

Rafael, tal como o sol desponta depois de uma torrencial chuva, surge na trama para trazer esperança e amor. E o mais bonito do personagem é que ele não chega se impondo ou julgando, mas sim contornando as situações dolorosas e mostrando para Ana Luiza a vida sob um outro prisma. Tal como a protagonista, ele também possui uma bagagem emocional bastante forte e vai orientando-a de acordo com sua própria experiência e vivência. Me apaixonei pelo Rafa, sobretudo pela sua inteligência e espiritualidade elevada.

Em síntese, Reencontro é um livro intenso e romântico, repleto de fé, esperança e amor. Acima de tudo, é uma obra sobre superação e anulação do ego para que o novo e o belo realmente façam parte de nossas vidas. A escrita de Leila Krüger é envolvente e foi muito bem arquitetada e confesso que fiquei encantada com as várias referências musicais de rock que a autora incrustou no enredo, tais como Kiss, Metallica, Lenny Kravitz, Reação em Cadeia, dentre outros. A capa é muito bonita e a ilustração dos tênis All Star combinou perfeitamente com o estilo de Ana Luiza e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e belas epígrafes no começo de cada capítulo. Recomendo, com certeza!

10 comentários:

  1. Oi Vanessa!
    Gostei da sua experiência de achar a protagonista fútil em um primeiro momento e depois se conectar e emocionar tanto com ela. É ótimo quando um autor consegue dar tantas camadas para um personagem.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa,
    lil este livro faz algum tempo, acho que mais de um ano.
    Gostei, é bem fofo.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu amooooo romances e gostei muito desse enredo, adoraria ler! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Nessa =)

    Li esse livro faz uns dois ou três anos, mas infelizmente não consegui me envolver tanto com a história como você. Achei a narrativa arrastada e a protagonista também não me cativou.
    Fico feliz que você tenha gostado tanto da leitura, infelizmente alguns livros não são para a gente =/

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa
    Eu já li este livro e curti muito.
    Inclusive tive o prazer de conhecer a autora numa feira de livro aqui na minha cidade.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. desconheço este livro Nessa, fica a indicação, a história parece ser bonita!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa!
    Não conhecia esse livro, mas fiquei muito interessada por essa trama. ALém do romance, gostei de saber de que se trata de uma história de superação e fé. Muito boa sua resenha!
    Bjks!

    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, amiga! Tudo bem contigo?

    Cara, que resenha maravilhosa! Sério, você tem melhorado a cada dia mais. Meus parabéns!

    Já tinha visto esse livro por aqui no NS, mas nunca me deparei com uma resenha dele - essa é a primeira vez que leio sobre. E amei! Estou muito curiosa para conhecer essa protagonista... me identifiquei com muitos pontos citados...

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Vanessa!
    Leio bastante sobre esse livro há tempos, mas ainda assim ele não conseguiu me chamar atenção :/ Mas gosto muito dos temas que ele traz.

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Olá Nessa,

    Li e resenhei esse livro no blog, gostei demais da história e a Leila escreve muito bem, me deu até vontade de ler novamente e as músicas são ótimas mesmo....abraço.


    http://www.devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir