17/01/2016

Resenha: A Promessa - Richard Paul Evans

Título original: Promise me
Gênero: Romance
Páginas: 288
Editora: Lua de Papel
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro A Promessa, do autor Richard Paul Evans, nos traz um romance forte e atemporal e que retrata, acima de tudo, o amor abnegado de uma mãe por sua filha. Por mais que possua um conteúdo um pouco surreal, o livro se mostrou uma obra original, criativa e emocionante. Escrita com sensibilidade e cuidado, a trama de Richard Paul Evans conseguiu me cativar e até mesmo me arrancar algumas lágrimas.

Beth Cardall tem um segredo. Um segredo que ela manteve trancado por sete chaves há dezoito anos. Porém, na véspera do Natal de 2008, tudo está prestes a mudar.

Para Beth, o ano de 1989 foi marcado por tragédias. Sua vida estava literalmente desmoronando, já que sua filha Charlotte, com então seis anos, sofria de uma doença desconhecida e o seu casamento, que sempre acreditou ter sido construído na base do amor e da confiança, se mostrou um verdadeiro reduto de traição e sofrimento. Para piorar a situação, o seu emprego na lavanderia está por um fio e ela não consegue restaurar sua confiança, tanto nela mesma quanto nas demais pessoas ao seu redor. Porém, em um dia extremamente frio, após atravessar a neve para ir até uma loja de conveniência, um homem encantador e misterioso cruza o seu caminho, Matthew, e muda o curso de sua vida totalmente.

Ela não sabe quem Matthew é, porém percebe que ele a conhece como ninguém. Ele a persegue incansavelmente, fazendo com que Beth se apaixone perdidamente por ele e então descubra o seu incrível segredo, capaz de mudar sua forma de enxergar o mundo e até mesmo o próprio destino...

"Enquanto estiver lendo minha história, há algo que quero que compreenda. Apesar de todo o sofrimento - passado, presente e o que ainda virá - eu não teria feito nada diferente. Nem sequer trocaria por qualquer outra coisa o tempo que passei com ele - exceto por aquilo que, afinal, eu o troquei."

A Promessa foi um livro que conseguiu me surpreender positivamente, além de apresentar uma história soberba e quase que mágica. Confesso que eu não tinha lido nada parecido ao livro de Richard Paul Evans e apesar de se tratar de uma temática um tanto quanto surreal, a trama se mostrou original e meticulosamente criativa. Narrado em primeira pessoa por Beth, de forma profunda e íntima, o enredo se mostrou de uma nobreza incrível e nos relata de modo quase que palpável o amor em todas as suas formas.

Beth se mostrou uma personagem bastante forte. Ela passou por situações terríveis, que acabaram fazendo com que ela perdesse toda a sua confiança na humanidade e nela mesma. Mas em uma tarde fria como outra qualquer, surge alguém que enxerga através dela tal como se fosse um espelho e lhe mostra uma realidade bela e cheia de esperança. Matthew traz novas cores para a sua vida e faz com que ela enxergue o mundo sob um novo prisma. Ele também lhe acende a chama da esperança e lhe mostra o amor em todas os aspectos e formas. O modo como Beth se restaurou perante os percalços que enfrentou e mostrou o seu amor abnegado pela filha é surpreendente e me comoveu imensamente.

"Amei três homens em minha vida. Fui casada com Marc por sete anos, e estou casada com Kevin há doze. Mas houve um homem entre os dois - um homem que sempre amarei -, mas um amor que nunca poderia existir. Aconteceu pouco mais de dois meses após a morte de Marc, no dia de Natal, quando ele entrou em minha vida e transformou quase toda a verdade da minha existência. Não é fácil explicar o modo como ele surgiu em minha vida, e para onde foi, mas farei o possível."

Matthew é um homem enigmático e incrivelmente atraente, Ele camufla sua origem e seu passado de todas as formas cabíveis, se mostrando uma verdadeira incógnita para Beth. Devido ao seu modo cortês e refinado, é praticamente impossível não se apaixonar por ele. Ele tem um cuidado e um carinho imensurável por Beth e Charlotte e faz de tudo pelo bem-estar das duas, se mostrando um verdadeiro anjo na vida delas. Achei sua trajetória surpreendente, principalmente a forma firme e consistente que ele teve de levar uma promessa adiante, mesmo à ferro e fogo. Sua desenvoltura dentro da trama me conquistou do início ao fim e achei suas atitudes nobres e belas.

Resumidamente, A Promessa é um romance arrebatador, diferente e incrivelmente encantador. Com um cerne criativo e totalmente diferente das demais obras vigentes no mercado literário, o livro de Richard Paul Evans se mostrou uma preciosidade rara e de beleza ímpar. A capa é muito bonita e singela e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações de flores no começo de cada capítulo. Recomendo, com certeza!

10 comentários:

  1. Oi nessa,
    não conhecia o livro, mas achei a capa fofa.
    Vou colocar na listinha de desejados.
    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. tenho apenas um livro do autor e que ainda não li, foi compra de impulso e ainda não dei uma oportunidade para a trama, mas se for tão boa quanto você diz desse adorarei ler
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa
    Não é de hj que eu tenho vontade de ler este livro, tem uma premissa muito boa.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa, tudo bem?
    Que bacana essa dica, parece mesmo ir contra o fluxo do mercado, que tem trazido muitos títulos semelhantes.
    Ah, tá rolando um sorteio super bacana lá no blog, te convido a participar! =D
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa!
    Eu ainda não li esse livro e estou na dúvida se realmente vou gostar. Eu já li outro livro do autor que não me conquistou, por isso que não me animo a continuar a leitura.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie Nessa =)

    Já li outro livros do Richard e gostei bastante da forma como o autor desenvolve a narrativa dele. Ela é um pouco mais lenta, mas sem sombra de dúvidas encantadora. Quero muito ler as outras obras do autor.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o autor nem o livro. Vou adc no skoob.

    Beijos
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  8. Muito tempo que não leio um bom romance, não conhecia o livro e fiquei muito curiosa pela leitura com a sua resenha, a premissa é muito interessante e já quero esse livro na minha estante!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa,
    Quando abri o blog via bastante a divulgação desse livro, mas nunca havia parado pra ler sobre ele.
    Gostei bastante do que li na sua resenha, aparenta ser mais do que um simples romance.

    Tenha uma linda quarta. =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. Olá Nessa,

    A capa desse livro não me agrada e por isso nunca li nem a sinopse, mas sua resenha me despertou interesse, ótima resenha...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir