20/01/2016

Resenha: Revival - Stephen King

Título original: Revival
Gênero: Terror
Páginas: 376
Editora: Suma de Letras
Classificação: 5/5
Comprar: Saraiva
O livro Revival, de Stephen King, nos traz uma história arrepiante envolvendo fanatismo religioso, vício e, claro, o sobrenatural. Com um enredo criativo, que consegue ser tanto assustador quanto irônico e personagens multifacetados, King nos traz uma trama absurdamente humana e, por sua vez, extremamente insana e assustadora.

Em uma pitoresca cidade da Nova Inglaterra, há mais de cinco décadas atrás, um menino que brincava alegremente com os seus soldadinhos de plástico no quintal nunca mais foi o mesmo. Uma sombra recaiu sobre Jamie Morton e era a figura do novo reverendo Charles Jacobs, que juntamente com sua esposa e filho chegam para reacender a fé dos moradores do local. Todos ficam encantados com o reverendo, bem como com a sua família perfeita e seus sermões sábios e contagiantes.

Jamie e o reverendo criam um elo forte entre si, graças a uma obsessão secreta que os dois compartilham. Porém, em uma tarde como qualquer outra, uma forte tragédia se abate sobre o reverendo, fazendo com que os seus valores sejam invertidos e com que seja banido da pequena cidade.

Décadas depois, Jamie carrega seus próprios fantasmas e perturbações. Integrante de uma banda que vive na estrada, ele leva uma vida desregrada, repleta de drogas, sexo e rock n' roll, numa tentativa infame de fugir de sua própria tragédia familiar. Com mais de trinta anos, perdido e viciado em heroína, Jamie reencontra o reverendo. O elo que os dois possuíam há tanto tempo atrás acaba se tornando um pacto macabro, com graves consequências para os dois...

Revival é uma história muito bem arquitetada e original, que nos revela o que acontece quando alguém é traído pela própria fé e acaba trilhando o caminho da escuridão. Acima de tudo, nos mostra como uma vida pode ser dilacerada e  transformada pela dor e o quanto uma obsessão até então inocente pode ir além da imaginação. Narrado em primeira pessoa por Jamie, onde acompanhamos sua infância até os seus dias atuais, a trama de King se mostrou polêmica, principalmente por mesclar realismo com terror cósmico e revelar as podridões contemporâneas da humanidade, presentes no vício, no alienalismo religioso e no mal em sua forma mais crua e nua.

"A vida é uma roda, e sempre volta ao ponto onde começou."

O mais gozado entre os personagens da trama é que se formos analisá-la com um olhar mais crítico, notamos que ela não possui herói nem vilão.  Tanto Jamie quanto Charles são transformados pela vida e suas atitudes, por mais que sejam grotescas e insanas, nada mais são do que o reflexo de dois homens que passaram pelo inferno e perderam toda a sua esperança e estrutura. Jamie consegue ter ciência do que é certo e do que é errado, mesmo tomando atitudes nada acertadas; já Charles não tem senso nenhum e parametrizou sua existência em uma grande obsessão, usando de todos os subterfúgios para promover a sua tese e realizar seus experimentos, até mesmo de uma seita religiosa de cura e libertação.

"A curiosidade é uma coisa terrível, mas é humana."

Em síntese, Revival é um livro criativo, bem escrito e que choca justamente por ser absurdamente humano e ter nuances bastante reais. A trama de King consegue ser irônica e ao mesmo tempo assustadora e as várias referências contemporâneas que o autor cita na obra contribuem para que o leitor se situe dentro do enredo. A capa é bem condizente com o teor da história e possui um leve efeito metalizado e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

16 comentários:

  1. Olá!
    Ainda não li nada do King, mas tenho muita vontade! Esse ano irei me desafiar a ler algo do autor. Adorei saber que o autor conduz a estória com teor assustador e também com ironia.
    Beijos!
    apenasumaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, sou muito fã desse cara!!! Estou lendo a série A torre negra dele. Muito, muito boa!! Gostei da resenha. Parece ser tão assustador quanto O cemitério. Hahahahahha!

    Está rolando uma promoção no meu blog, dois livros de uma saga de um autor nacional. Vale a pena!
    Beijão!!!

    exploradoradelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nessa, eu não tenho pique para as histórias dele, apesar de ter percebido mais leveza nessa trama do que em anteriores, ainda tenho receios
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa!
    Esse é o livro que você começa e não quer mais parar! Um livro que recebe 5 estrelas, merece destaque e muitas indicações, para todos conhecerem essa história. Muito bom!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  5. Oie Nessa =)

    Leio tantas resenhas positivas dos livros do King que ainda vou acabar dando uma nova chance para ele rs... Já tentei ler alguns livros do autor, mas nunca fui em frente, quem sabe com esse as coisas mudam ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Quero muito ler um livro do Stephen *-*
    Esse vai para lista.
    Beijos

    Elidiane
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Vanessa,
    Realmente, o King nao teve receio em abordar assuntos espinhosos.
    O que me espanta no trabalho do autor é como ele sabe criar bons personagens. E apesar de ter simpatizado com o Jamie, na minha opiniao quem roubou a cena foi o Jacobs. A obsessão dele chegava a ser assustadora.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa
    Esta aí mais um livro que eu quero ler do autor. No momento estou lendo Bob a redoma e é muito bom.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Ainda não tive oportunidade de ler nada do autor!! Tenho mt vontade, mas confesso que tenho medo!! rs
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa!
    Acredita que ainda não li nada do King? Mas também, tenho um pouco de medo. Só que ainda assim, tenho bastante curiosidade de ler as obras dele.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  11. Menina... Você nem imagina a vontade que fiquei de ler esse livro agora,
    sempre quis ler algo do king, mas nunca criei vergonha... Ai você vem e resenha esse livro cheio de características empolgantes. Vou procurar pra ler com toda a certeza.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que história louca HSAHSUHAS. mas eu sempre quis ler algo do Stephen..parece tão bom *_*

    Gostei muito da resenha,ehehehe.

    beeijão <3
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Nessa!
    Tenho muita vontade de ler algo do King, porém sempre esqueço de procurar por seus livros. Esse em especial não me chamou muita atenção.

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Oi Nessa, tudo bem?
    Só li À Espera de um Milagre, do King, e amei. <3
    Quero ler mais obras dele! Essa parece ótima.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas | Participe do sorteio de 2 anos do blog!

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito da sua resenha. O livro é realmente chocante, com um final que gruda na mente.
    http://terrasdeasgar@blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá Nessa,

    Parabéns pela sua resenha, não li nada do autor ainda e esse livro seria um bom começo.....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir