26/01/2016

Resenha: A Vida do Livreiro A. J. Fikry - Gabrielle Zevin

Título original: The Storied Life of A. J. Fikry
Gênero: Romance
Páginas: 190
Editora: Paralela
Classificação: 5/5
Comprar: Saraiva
O livro A Vida do Livreiro A. J. Fikry, de Gabrielle Zevin, nos traz um romance estupendo que tem como pano de fundo uma livraria e que se mostra um verdadeiro deleite para os amantes de livros. Com uma narrativa deliciosa e permeada pelos mais célebres títulos da nossa história, conhecemos um enredo apaixonante, transformador e repleto de emoções.

O slogan da livraria Island Books é "Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo" e A. J. Fikry, o velho dono do local, irá descobrir o significado desta frase na própria pele.

A vida de A. J. não vem sendo da forma como ele sempre sonhou. Sua esposa, Nic, falece em um acidente de carro e o Tamerlane, uma compilação rara de poesias de Edgar Allan Poe de valor inestimável, é misteriosamente roubada de sua estante. Todas as pessoas que o cercam parecem demasiadamente irritantes, tais como o policial Lambiase, que está presente em todos os momentos críticos de sua vida e Amelia, uma representante de vendas que insiste em empurrar o catálogo de lançamentos de sua editora para o livreiro. Até os livros que outrora foram o seu paraíso lhe parecem totalmente sem graça.

Porém, certo dia um pacote aparece em sua livraria. Um pacote pequeno, um pouco pesado, mas muito especial. E essa entrega inesperada do destino irá mudar completamente a vida de A. J., fazendo com que ele consiga recomeçar e trazendo uma magia inebriante para a Island Books e para os moradores do pacato vilarejo.

A Vida do Livreiro A. J. Fikry é um livro apaixonante e intenso que nos mostra com riqueza de detalhes o prazer da leitura e o quanto essa atividade exerce forte poder em nossas vidas. Com diversas citações e frases de alto impacto, o romance de Gabrielle Zevin me encantou quase que de imediato, mostrando as grandes riquezas contidas nos livros e o quanto eles podem transformar o cotidiano de alguém. Narrado em terceira pessoa, de forma bastante fluída e contagiante, o enredo é sublime, delicado e um verdadeiro presente para os bookaholics de plantão.

"Às vezes os livros só nos encontram no momento certo."

A vida de A. J. não foi nada fácil e tais fatos tristes de seu passado acabam por transformá-lo em um sujeito mal-humorado, ranzinza e extremamente anti-social. Para se refugiar da mágoa e a dor, ele se fecha em sua própria bolha, não deixando ninguém se aproximar. Porém, em um dia como outro qualquer, um pacote traz brilho e alegria para a sua vida e esses sentimentos se irradiam de uma forma tão intensa que acabam contagiando todo o pitoresco município de Island. Sua livraria, até então pouco frequentada e sem tantos atrativos, se torna um verdadeiro point, celebrando clubes de leitura e até mesmo evento com autores. A. J. redescobre a paixão pelos livros, pela vida e até mesmo um novo amor. Essa cadeia de transformações vivenciada pelo personagem é tão prazerosa quanto gratificante e foi traçada de uma forma delicada e comovente pela autora que consegue até mesmo nos emocionar. Não vou me ater muito aos detalhes sobre o protagonista, até mesmo para não tirar o brilho da trama, mas saliento que sua jornada é inspiradora e incrivelmente bela.

Em síntese, A Vida do Livreiro A. J. Fikry é um romance intenso e como o próprio subtítulo sugere, se trata de uma verdadeira carta de amor para o mundo dos livros. Com um enredo impecavelmente construído, norteado por humor e delicadeza e personagens intrigantes e emocionante, a trama de Gabrielle Zevin nos mostra os sabores e dissabores de se trabalhar em uma livraria e o quanto o amor e paixão por algo pode nos levar além. A capa é bonita e nos traz várias janelas feitas com páginas de livros e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

11 comentários:

  1. Oi Nessa, sua linda, tudo bem
    Eu sempre vi os livros dessa forma. Eles realmente são mágicos, não porque podemos fazer feitiços com eles, risos... Mas porque há vida lá dentro, e às vezes, ao olhar para a vida de outra pessoa, em um lugar totalmente seguro, como é o cenário de um livro, conseguimos enfrentar a nossa própria vida e a mudar. Estou louca para ler esse livro, ainda mais depois da sua resenha, tenho certeza de que irei me emocionar. Sua resenha ficou ótima!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa,
    não conhecia o livro, mas pela capa eu passaria bem longe rsrsrs.
    O livro parece ser bem interessante, mas fiquei na dúvida se seria uma leitura agradável ou não.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. parece ser um lindo livro, pela capa juro que não o julgaria bem rsrsrsrs, mas que bom que o enredo é tão bom!
    A Cila disse tudo, neste livro encontramos a magia e o poder que eles nos dão!



    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/2016/01/resenha-ilha-da-paixao.html

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha, mas não sei se compraria. Sua resenha acabou me deixando curiosa, então quem sabe...

    Beijos,
    Ny
    Blog Não Vivo Sem Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanessa!
    Acho que livros com essa temática são irresistíveis para nós amantes da literatura, né? Também curti "A Vida do Livreiro A.J Fikry".
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa, tudo bem?
    Eu já li esse livro e é muito bom. Com certeza é uma dica ótima e que todos deveriam ler.
    Ótima resenha.

    Beijos
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa,
    Me identifiquei um pouco com o A.J. haha e com certeza quero dar uma chance à leitura. Ótima resenha.

    tenha uma ótima quinta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Oie Nessa =)

    Li esse livro no ano passado e simplesmente adorei. A história é tão singela e despretensiosa que no começo você pensa que nem vai gostar tanto dela assim. Mas, no final está tão envolvida, tão encantada com tudo e nem se deu conta.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Achei o título do livro mt interessante, mas a capa não atrai. Fiquei bastante curiosa com o livro!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  10. Oi, Vanessa!
    Esse livro me chama bastante atenção pela capa e assunto, tenho vontade de ler.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Olá Nessa,

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, estava bem curioso e sua resenha me despertou ainda mais interesse pelo livro, dica mais do que anotada....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir