16/02/2016

Resenha: A Fera - Alex Flinn

Título original: Beastly
Gênero: Romance
Páginas: 320
Editora: Galera Record
Classificação: 5/5
Comprar: Saraiva
O livro A Fera, de Alex Flinn, nos traz uma releitura moderna do conto de fadas A Bela e a Fera, por sinal muito bem escrita e com uma lição de vida um tanto quanto interessante. Mesmo se tratando de uma história com uma nova roupagem e ambientação, a autora soube manter a essência do clássico e nos agraciar com personagens memoráveis e de uma natureza ímpar.

Na Nova York atual, Kyle Kingsbury é um adolescente muito bonito e rico. Filho de um âncora da TV, o jovem se sente superior aos demais alunos do colégio em que estuda e menospreza aqueles que não são agraciados com a beleza e a fortuna que ele possui. Ele convida uma das alunas do colégio para o baile de formatura com a intenção de pregar uma peça na moça, mas o que ele não imaginava era que Kendra tratava-se de uma bruxa que iria modificar sua vida para sempre. A jovem  lança uma maldição em Kyle, o transformando em uma fera cheia de pelos e garras. Para quebrar o feitiço, o jovem irá precisar encontrar o amor verdadeiro no prazo de dois anos, caso contrário será uma criatura animalesca para sempre...

 Depois de passar por vários médicos e especialistas, Kyle descobre que não há nada a se fazer a não ser seguir as instruções da bruxa. Isolado pelo próprio pai e irreconhecível para os amigos e a namorada, ele vive trancafiado dentro de casa na companhia dos livros, de Magda, sua empregada latina e do tutor cego Will, que lhe dá aulas de literatura. Até que em um dia como outro qualquer, ele avista a jovem Lindy e sente brotar uma esperança dentro de seu interior enegrecido...

A Fera se mostrou uma bela releitura e soube sintetizar em seu enredo toda a magia e amor presentes no famoso conto de fadas. Mesmo nos trazendo uma história contemporânea, a autora manteve os elementos originais do clássico e nos trouxe personagens fortes e bem construídos. Narrado em primeira pessoa por Kyle - o que só tornou a trama ainda mais convidativa e envolvente -, o livro de Alex Flinn encanta não apenas por se mostrar um romance estupendo como também por arraigar dentro de si uma lição de vida rica e preciosa.

Tal como a fera do clássico, Kyle passa por uma profunda transformação, que acontece de forma linear e uniforme. Ele percebe que tudo o que possui não pode salvá-lo de quem ele se tornou e, aos poucos, acaba por enxergar a beleza da vida sob um outro âmbito. Lindy, tal como a Bela original, é uma amante inveterada dos livros. Filha de um pai drogado que a maltrata e agride, a jovem mostra uma pureza de cárater surpreendente e não demora muito para cativar o coração de Kyle.

Resumidamente, A Fera foi um livro que me surpreendeu positivamente, além de agregar lindos ensinamentos de amor e sabedoria. A história de A Bela e a Fera sempre foi o meu conto de fadas favorito e confesso que fiquei com medo de me decepcionar com a trama e com a nova roupagem proposta pela autora, o que felizmente não aconteceu, pelo contrário, me encantei com a obra. Em 2011 foi feita uma adaptação cinematográfica com Alex Pettyfer e Vanessa Hudgens no elenco que, ao contrário do livro, não conseguiu me conquistar. Achei o filme teen demais, sem contar que a história sofreu drásticas modificações, tornando a trama praticamente irreconhecível. A capa é bonita e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺


Confira o trailer do filme de A Fera:



14 comentários:

  1. Oi Nessa!
    Essas relentaras são algo delicado, né? A nova proposta não pode perder a essência. Que bom que nesse caso a releitura foi satisfatória.
    Não se se A Bela e a Fera era o meu conto de fadas favoritos, como você disse, mas eu que eu adorava, isso com certeza (e quem nunca sonhou com aquela biblioteca da Fera? Sonho com ela até hoje..rsrs)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa, sua linda, tudo bem
    A Bela e a Fera também é um dos meus contos preferidos, toda vez que eu encontro uma versão da história eu quero ler. Eu vi esse filme justamente por esse motivo e não sabia que ele era baseado em um livro. O filme realmente é bem levinho, bem teen como você mesma disse. Mas esse livro parece ser lindo, não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não li o livro, só vi o filme e confesso que esperava mais, mas mesmo assim gostei, bjus!

    bomhumornaosaidemoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Este é o meu conto de fadas preferidos, mas não li esta adaptação ainda. Vi o filme e gostei, por conta disso e pela sua resenha, o livro tem tudo para me agradar também.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Oi Van
    Faz bastante tempo que eu li este livro e lembro que em seguida eu assisti ao filme e curti muito. Vale a pena!

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nessa to in choque! como assim tem livro?
    ja vi umas mil vezes a adaptação, amo demais esse conto de fadas e ja quero o livro!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa, não sabia que tinha o livro dessa versão da história (shame on me!), achei que era só o filme, que por sinal ainda não assisti, apesar de ter muita vontade. Gostei muito da sua resenha, gosto muito de releituras e fiquei bem curiosa, a história original tão interessante e essa parece ser tão boa quanto.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  8. Eu li esse livro e amei, ele se tornou um dos meus favoritos. Mas o filme, deixou um pouco a desejar. <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Nessa,

    Esse livor parece muito bom mas o filme vi um pedaço e achei fraco, gostaria de ler o livro, ótima resenha....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie Nessa =)

    Não li o livro e nem assisti ao filme, justamente por conta das criticas negativas que ele recebeu.
    Por ser meu conto de fadas favoritos, tenho um certo receio de ler essas releituras de A Bela e a Fera e acabar me decepcionando.
    Mas, pela sua resenha acho que esse é um livro que vale a pena dar uma chance.


    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  11. Oie Nessa,
    nossa adorei!
    Quero ler este livro. Tenho gostado de todas as releituras.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Ahhh sou apaixonada por esse livro, ele também me supreendeu mt!!! Acredita que até hoje não vi o filme?
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  13. Seria uma nova visão da história? Ahhhhhh lembro que eu era apaixonada pela animação. Essa leitura parece bem empolgante, sei lá relembra um pouco o passado e tem o encanto do presente :D

    ❥Blog: www.amigadelicada.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Vanessa,

    Tudo que sai relacionado A Bela e Fera eu quero ler e quando esse livro saiu eu quis muito ler, mas na época não deu e foi passando o tempo e até hoje não li. O filme é ótimo, sempre que passa eu assisto. É uma releitura juvenil bem bonitinha.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir