02/02/2016

Resenha: O Resgate - Nicholas Sparks

Título original: The rescue
Gênero: Romance
Páginas: 320
Editora: Arqueiro
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro O Resgate, do autor best-seller Nicholas Sparks, nos traz uma história repleta de sentimentos e superação. Descrita pelo próprio autor como uma de suas obras mais autobiográficas, o enredo é arrebatador e apesar de não fugir muito do velho e bom clichê, mexeu com as minhas emoções de forma intensa. Seus personagens são fortes, carismáticos e nos comovem com suas lições de vida e perseverança.

Taylor McAden é voluntário do corpo de bombeiros da pitoresca cidade de Edenton. Destemido e muitas vezes, até mesmo imprudente, ele enfrenta incêndios, participa de salvamentos de grande risco e vive face a face com a morte, sem ao menos hesitar. Apesar de sua postura heróica, há um feito que Taylor ainda não conseguiu realizar: entregar o seu coração por completo. Por toda a vida, ele sempre se envolveu com mulheres que estavam mais em busca de apoio do que do próprio amor e quando seus relacionamentos começavam a ficar sérios, ele sempre se afastava sem ao menos uma resposta.

Em uma noite de tempestade, quando sinalizava postes de energia caídos, Taylor se depara com um carro batido na beira da estrada. Assim que a motorista do carro, Denise, recobra os sentidos, ela pergunta pelo filho. Kyle, um garotinho de 4 anos que tem problemas de fala e audição não está na sua cadeirinha no banco traseiro.

Durante a busca pelo menino, Denise não esperava se deparar com um homem capaz de abrir mão da própria vida para salvar uma criança. E Taylor nem imagina que este resgate irá exigir mais do que sua coragem e força física e que, acima de tudo, irá mudar sua vida para sempre.

O Resgate se mostrou um livro encantador, emocionante e magnânimo. Conhecemos o amor em suas mais diferentes formas e o seu poder imensurável de redimir e salvar. Com personagens fortes - apesar de feridos pelas mazelas da vida - e dotados de uma determinação incrível, o livro de Sparks possui uma tênue beleza que mesmo não escapando muito do velho padrão do autor, consegue nos tocar a alma. Narrado em terceira pessoa de forma fluente e singela, o enredo conseguiu me levar as lágrimas e me surpreender, capítulo após capítulo.

"As pessoas vêm e vão. Elas entram e saem de sua vida, quase como personagens em um livro. Quando você finalmente o fecha, os personagens contaram suas histórias e você recomeça outro livro, cheio de novos personagens e aventuras. Então se vê concentrando-se nos novos, não nos do passado."

Taylor é um homem que tem um coração do tamanho do mundo e que não mede esforços e sacrifícios para amparar o seu próximo. Apesar de corajoso e destemido, ele ainda não conseguiu se despir de todas as  suas armaduras e uma delas é justamente aquela que o protege do amor. Apesar de ter me apaixonado pelo personagem quase que à primeira vista, confesso que sua relutância me irritou um pouco. Mas com o deslanchar do enredo, não só o entendi como também me comovi intensamente com sua história de vida.

Denise é uma verdadeira guerreira. Mãe solteira, ela faz de tudo para proporcionar o máximo de conforto para o filho. Mesmo com as necessidades especiais de Kyle e com os falsos diagnósticos médicos, ela nunca se deixou abater e se mostra uma mãe incansável e corajosa. Admirei muito o seu cárater e o seu amor pelo Kyle, bem como seus próprios estratagemas para lidar com as carências de fala e escuta do filho. O seu romance com Taylor é terno e delicado, tal como o desabrochar de uma linda estação e apesar de ter vários percalços, se mostrou uma história de amor exuberante e cativante.

Em suma, O Resgate é um livro que mostra o quanto o amor pode cruzar todas as fronteiras da tristeza e nos dar novo fôlego de vida. Acima de tudo, é um relato incrível de um homem forte e corajoso que se arrisca dia após dia para salvar o seu próximo e do amor abnegado e puro de uma mãe por seu filho. A capa é simples e não possui muitos atrativos e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

12 comentários:

  1. Oi Nessa,
    Tio Nick não é nem de longe um autor que eu goste, então vou deixar a dica passar.
    Ótima resenha

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa!
    Apesar de Sparks quase sempre seguir uma fórmula, não me canso dos seus romances. Ainda não li O Resgate, mas fiquei bem curiosa para conhecer essa história de amor.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  3. oi flor, esse livro é uma graça! Sparks aposta em histórias de amor que dão vida e sentido ao amor!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Nessa!
    Esse livro é muito bom mesmo! Eu gosto da narrativa do Nicholas, só não gosto quando ele faz aqueles finais trágicos que para mim, não levam a nada. um ótimo livro!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não i muitas obras do Nicholas até porque - tomando como base os que eu li do autor- eles parecem sempre ter o mesmo roteiro... e por incrível que pareça, acabo preferindo os filmes baseados nas obras kkkkk acredita?
    Beijos,
    Luana Agra - Blog Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa,
    amei sua resenha, dá pra sentir o quanto vc gostou do livro, concordo que a capa é sem atrativo algum, me lembra livros de banca rsrsrs
    Sparks pode escrever livros clichês, mas são sempre incríveis de ler e mexem com o coração, e só com sua resenha já me encantei. Parabéns!

    Bjs! Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa, sua linda, tudo bem
    Acho que essa é a primeira resenha que leio desse livro e não esperava tanto dele, mas o Nicholas Sparks sabe como ninguém nos emocionar. Acho que o que torna esse livro especial é que o amor aqui não é o amor de um homem por uma mulher, ele foi além trazendo o amor de uma mãe e o amor de um homem capaz de tudo para ajudar os outros. Não vejo a hora de ler. Adorei sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Sua resenha está ótima, mas não leria a obra. Não consigo gostar dos livros do autor; são previsíveis e melosos.
    Mesmo que o amor retratado na obra expanda o sentido original, mostrando também o amor familiar (mãe e filho), eu passo a leitura.


    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de fevereiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa!
    Esse e Uma Curva sãs os unicos livros d Sparks que ainda quero ler, adorei a sinopse desse e pelo jeito é o Nicholas em sua melhor forma. Gostei da resenha!, ótima quando os livros nos pegam assim né? haha
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  10. É um livro bom para os descrentes no amor, ao menos é o que parece! Deve ser aquelas histórias de tirar o folego :d

    ❥ www.amigadelicada.com

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li esse do Nicholas, mas sou apaixonadinha pelos seus livros! *-*

    http://exploradoradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Nessa,

    Parabéns pela resenha, esse livro está na minha lista de desejados e sei que vou gostar bastante.....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir