06/03/2016

Resenha: Depois do que Aconteceu - Juliana Parrini

Edição: 1
Ano: 2015
Gênero: Romance
Páginas: 344
Editora: Suma de Letras
Classificação: 4/5
Comprar: Submarino
O livro Depois do que Aconteceu, da carioca Juliana Parrini, nos traz um romance bem escrito e envolto por bastante sensualidade. A história foi bem arquitetada e possui um ritmo gostoso que consegue envolver o leitor durante a leitura, porém alguns detalhes não me agradaram. Gostei muito da Isabel e do Daniel, mas achei que o mocinho da trama se mostrou muito egoísta em alguns momentos, além de um pouco enrolado. Já a Isabel me assustou com algumas de suas atitudes, principalmente por sua permissividade, mas aos poucos acabei entendendo o ponto de vista da personagem.

Depois do que lhe aconteceu, Isabel passou o último ano de sua vida fugindo de tudo e de todos. Ela não acredita que será feliz novamente e por isso prefere se isolar. Porém, o que ela não esperava era que o destino colocasse Daniel Clark em seu caminho.

A atração entre os dois é quase que instantânea e  Isabel, ao retornar para casa, não consegue esquecer o lindo rapaz de olhos azuis que atravessou o seu caminho ocasionalmente na Avenida Paulista. Desde então, a tristeza que cerceava a moça deu espaço para uma paixão avassaladora e que mudará sua vida para sempre. Porém, para vivenciá-la, Isabel deve se desprender de seu passado, seguir em frente e dar uma segunda chance ao amor...

"Depois do que aconteceu, aprendi que uma decepção não pode destruir a nossa capacidade de amar e muito menos a nossa capacidade de ser feliz."

Depois do que Aconteceu nos traz um romance envolvente e bem elaborado, com um ritmo gostoso e fluído. A autora se utilizou de várias referências atuais para compor seu enredo e traçou uma trilha sonora impecável, que passa por Dave Matthews Band até Colbie Caillat. Juliana Parrini fala do amor com propriedade e é notável o quanto a emoção transborda em sua escrita, porém, alguns fatores da história não me agradaram. O fato de Daniel ser comprometido me desagradou bastante, mesmo com ele querendo colocar um ponto final no relacionamento à todo custo e achei que Isabel se submeteu facilmente a essa situação, mesmo relutando inicialmente. Talvez isso se desencadeou devido ao seu passado fragilizado e tudo mais, mas mesmo procurando entender a personagem, foi uma situação bem complicada para mim. Narrado em primeira pessoa por Isabel, de forma coesa e contundente, o livro se mostrou um romance muito bom, apesar dos pequenos percalços.

"E a maior conquista é a descoberta de que eu posso, sim, ser feliz depois do que aconteceu."

Isabel passou por algo no passado que a machucou demais e de certa forma, até mesmo a traumatizou. Foi uma situação muito difícil e delicada que a deixou completamente arrasada e fechada para o amor. Mas quando ela esbarra com Daniel em plena Avenida Paulista, um sentimento que até então estava adormecido eclode com todo vigor. Daniel, como ela própria define, é um verdadeiro deus grego. Além de lindo, o rapaz é carinhoso, romântico e um amante ardente. Porém, nem tudo são flores no caminho do casal e algumas verdades ressoam forte demais, ameaçando o relacionamento deles. Como eu disse anteriormente, achei que Isabel foi submissa demais a situação. Tudo bem que ela estava fragilizada e ao primeiro sinal de carinho e afeto, se agarrou nisso como se fosse sua tábua de salvação, mas acho que faltou um pouco mais de bom senso na moça. Mesmo quando ela descobre que Daniel é comprometido e pretende romper com o rapaz, não consegue sucumbir ao desejo e isso me decepcionou um pouco, mesmo com as promessas fortuitas do mocinho.

Já Daniel, é o tipo de homem com que toda mulher sonha, a não ser pelo fato de ser comprometido. Tudo bem que ele já tentou terminar várias vezes com a noiva e que é evidente que não a ama mais, mas poxa vida, por que demora tanto a colocar o honrado ponto final? Ele pondera demais a romper o relacionamento por isso e por aquilo e tal fato me incomodou bastante. O que salvou foi que ele realmente cumpriu sua promessa para com Isabel e lutou pelo seu amor, mesmo tendo demorado um tempo considerável para isso.

Em síntese, Depois do que Aconteceu é um bom romance, norteado por muita sensualidade e paixão e com um ritmo bastante contagiante e envolvente. A história foi muito bem escrita e destaca o talento da autora na arte de compor uma boa trama, apesar das pequenas particularidades que me desagradaram. A capa é bonita e nos traz ao fundo a visão do Rio de Janeiro e a diagramação está bem caprichada, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Apesar das ressalvas, não deixo de recomendar.

13 comentários:

  1. Oie,
    nossa não conhecia o livro, mas adorei a resenha.
    Vai para a lista de desejados :D

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa, tudo bem?
    Eu provavelmente passaria o livro inteiro passando raiva por causa do Daniel. Odeio personagens frouxos, ainda mais quando envolve traição. =P Mas gostei da resenha!
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Nessa, esse é um livro que eu tenho visto muita especulação, muitas divulgações e isso tem me atraido de forma significativa!
    creio que o lerei
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Ainda não li o livro, mas a história parecer ser ótima!
    Parabéns pela resenha, Nessa!
    Beijos

    Elidiane
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie Nessa =)

    Leio boas resenhas desse livro, mas ainda não tive a oportunidade de conhecer melhor a história.
    Confesso que tenho bastante curiosidade, mas são tantos livros que quero ler que sempre acabo deixando esse para depois.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa!
    Eu li os dois livros que compõem essa história, e gostei muito da narrativa e do desenvolvimento. Um trama bem envolvente, e emocionante!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa,

    Apesar de sua resenha maravilhosa, eu não leria este livro, não muito meu estilo de livro e estou dando enfase aos que desejo muito no momento..

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa
    Pela sua resenha pude perceber que este livro é bem o estilo de romance que eu gosto. Estou bem curiosa para ler. Amei essa capa.

    beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oii Nessa

    Já vi a publicidade desse livro em alguns blogs brasileiros, mas nunca tinha lido uma resenha. Confesso que embora seja interessante, ando um pouco saturada desse tipo de histórias NA, às vezes tenho a impressão de que não importa o caminho tomado, o final é sempre muito parecido. Enfim, por enquanto ando nessa saturação do gênero, mas daqui um tempo quero voltar a ler pq sempre bate a saudade com o tempo. Então, certamente, anotarei o nome do livro para quem sabe minhas futuras leituras.

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  10. Oie Nessa! Tudo bem?
    Minha primeira vez aqui, e já adorei!
    Sua resenha ficou super bacana!
    Confesso que não sou uma grade fã de romances. Na verdade, estou aprendendo a gostar agora... e suas ressalvas me deixaram um pouco preocupada, rs!
    Mas, no fundo, fiquei com uma vontade danada de ler!

    Adorei tudo por aqui e espero a sua visita!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    pausaparapitacos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Já vi este livro em algum lugar, não lembro onde, mas nunca tinha procurado saber mais sobre ele, nem sabia do que se tratava. Lendo sua resenha, fiquei bem interessada por ele.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  12. Já li muitas resenhas desse livro e gostei muito da sua.
    Acho a capa realmente muito linda e isso que me fez querer tanto ler esse livro, além de ser de romance, é claro. Porque eu amo romances *-* Ainda espero lê-lo quando eu tiver um tempinho, porque ultimamente está sendo complicado pra mim.

    Beijos <3
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Vanessa,
    Adorei sua resenha.
    Tenho lido muitas resenhas desse livro para me decidir sobre a sua compra, mas acho que vale a pena. Acho que é um bom romance com uma premissa boa.
    Espero ter a oportunidade de ler logo.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir