16/03/2016

Resenha: Difamação - Renée Knight

Título original: Disclaimer
Gênero: Suspense
Páginas: 240
Editora: Suma de Letras
Classificação: 4/5
Comprar: Submarino
O livro Difamação, da inglesa Renée Knight, nos traz uma trama intrincada e repleta de segredos e suspense. Por mais que o mote do livro seja bem convidativo, alguns pontos deixaram um pouco a desejar. Achei a protagonista da trama fraca demais e é perceptível o quanto alguns detalhes do enredo soaram moderadamente crus.

Catherine Ravencroft é uma mulher de meia-idade que tem uma vida aparentemente normal. Ela é casada, tem um filho e um emprego bem-sucedido e, nas horas vagas, aprecia uma boa leitura. Agora que o filho cresceu, ela e o marido optaram por morar em uma casa menor e modesta. Em meio às turbulências da mudança, Catherine se depara com um livro intitulado O Completo Estranho, uma obra da qual ela não se recorda de ter comprado.

Intrigada e curiosa, ela logo inicia a leitura e acaba por descobrir algo terrível. A história do livro não se trata de mera ficção e traz, com riqueza de detalhes, o dia em que Catherine se tornou refém de um segredo sombrio e dilacerante. Ela nunca imaginou que alguém soubesse o que aconteceu naquela noite de verão na Espanha, há vinte anos atrás. Ao menos alguém que ainda estivesse vivo. A única esperança de Catherine é encarar de frente o que aconteceu naquele fatídico verão, mesmo correndo o grave risco de ser destruída pela verdade...

Difamação nos traz uma história repleta de reviravoltas, onde nada é o que parece. Tecido de modo estarrecedor e que consegue prender a atenção do leitor, o livro se mostrou um verdadeiro diamante, porém em sua forma bruta, sem ser devidamente lapidado. Tanto algumas passagens quanto os desfechos finais da trama levantaram algumas dúvidas e acabaram se tornando até mesmo uma incógnita e a protagonista mostrou um comportamento estranho e levemente covarde, camuflando a verdade com um sentimento de autopunição angustiante. Narrado em primeira e terceira pessoa e apresentando pontos de vistas dos mais variados personagens, o livro se mostrou uma leitura interessante, porém um pouco crua.

Catherine guarda um segredo à sete chaves por duas décadas. Um segredo do qual o único que compartilhava se encontra morto há muitos anos. Porém o passado volta para assombrá-la, tal como um fantasma e resolve tirar sua vida dos trilhos por meio de um livro obscuro e revelador. Chocada e estarrecida, ela perde o fio da meada e se vê revirada pelo avesso, tentando encontrar o algoz que a persegue. Bom, achei Catherine reticente demais e senti que faltou fibra e força na personagem. Ela deixa o trem descarrilhar para só então tentar remediar a situação. O que pude deduzir foi que a autora usou o forte senso de culpa da personagem para temperar a trama e deixá-la cozinhando em banho-maria até os minutos finais, mas tal artimanha não funcionou, ao menos comigo. Por mais que a história tenha um mote bastante atrativo e um suspense destacante, muitas pontas soltas se enraizaram na trama e tiraram uma boa parte de seu brilho. Os personagens secundários permaneceram mornos no enredo e o único que conseguiu ganhar destaque foi o autor do polêmico livro biográfico, que nos mostra nitidamente suas facetas emocionais e psicológicas.

Em síntese, Difamação é um livro que tinha um potencial visível e um vasto material para ser trabalhado, mas que acabou não sendo explorado em sua totalidade. Por mais que eu tenha gostado da história apresentada por Renée Knight e me tornado refém do livro do início ao fim da leitura, fiquei desapontada com algumas incógnitas da trama e, sobretudo, com o comportamento da protagonista. A capa é simples, porém consegue sintetizar a essência do enredo e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Apesar das ressalvas, não deixo de recomendar.

10 comentários:

  1. Oi Nessa,
    não conhecia o livro, mas não curti muito não.
    A resenha esta ótima

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Todos que leram esse livro possuem a mesma opinião, isso sem levar em consideração os que desistiram de sua leitura no meio do caminho.
    Enfim, eu tenho esse livro e não tenho vontade de lê-lo justamente pelas considerações feitas na resenha e que expressam a opinião da maioria.

    ResponderExcluir
  3. Oii Nessa,

    O enredo é até interessante, porém é muito ruim quando a protagonista não conquista, fiquei curiosa com a leitura, mas não leria no momento..

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa
    Achei a trama bem instigante, até parece uma história legal. Mas seus comentários me deixaram na dúvida se o leio. Ainda não tinha visto este livro.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. a trama parece ser interessante, creio que esse suspense em torno do segredo de Catherine seja ponto fundamental para a fluidez do livro
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa!
    É tão ruim quando isso acontece né? De a história ter potencial, mas não ser devidamente trabalhada. Uma pena... a trama tinha tudo para ser boa.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Oie Nessa =)

    Quando o enredo tem problemas, mas o protagonista segura bem a história... mas pelo visto não é bem isso que aconteceu aqui não é =(

    Uma pena realmente por que a premissa realmente parece ser bem interessante.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  8. Olá! Não conhecia o livro, mas pela sinopse fiquei curiosa. Adoro histórias com reviravoltas e mistério, mas admito que desanimei por faltar o desenvolvimento necessário. Entendo bem como são livros assim, apesar de tudo, a resenha está ótima!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nessa!
    Adorei a resenha, não conhecia o livro mas fiquei bem curiosas para ler, parece ser cheio de surpresas agradáveis a leitura! <3
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nessa! Que pena que o livro não foi tão bom.. Assim que ele foi lançado fiquei curiosa, mas com o tempo fui perdendo o interesse na história. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir