13/04/2016

Resenha: Indo Longe Demais - Tina Seskis

Título original: One step too far
Gênero: Suspense
Páginas: 308
Editora: Record
Classificação: 4,5/5
Comprar: Submarino
O livro Indo Longe Demais, da inglesa Tina Seskis, nos traz um suspense interessante envolvendo segredos obscuros e fuga do passado.  Apesar de ter uma temática bastante atrativa e de ter sido escrito com afinco, alguns detalhes da trama não conseguiram me agradar por completo. É visível o quanto a autora possui um enorme potencial, principalmente no que concerne a thriller policial, mas alguns pontos da obra não foram tão bem desenvolvidos e soaram meio que crus.

Em um dia de verão do mês de julho, Emily parte de Manchester rumo à Londres. Ao embarcar em um trem gelado, tomado pelo ar condicionado, ela consegue se esquecer do calor esfuziante que está fazendo lá fora e sente uma sensação estranha, tal como se fosse um vazio. De certa forma, isso lhe acalma e lhe dá forças para recomeçar sua vida. Emily agora é uma completa anônima em solo inglês e irá reescrever sua própria história.

Neste novo mundo que Emily habita, não há espaço para marido e filhos. Para seguir em frente, ela precisa abandonar tudo e todos e deixar todos os fatos de seu passado para trás, incluindo a vida perfeita que levava ao lado de sua família e um segredo obscuro que se tornou a sua pior tormenta.

Com pouco tempo em Londres, Emily logo consegue um lugar para morar, um emprego digno e até mesmo uma amiga, Angel. O recomeço lhe propicia uma falsa sensação de paz e esperança, mas, por mais que ela tente fugir de seu passado, ele sempre volta para assombrá-la...

Indo Longe Demais nos traz um enredo instigante e envolvente, daqueles que você não sossega enquanto não conclui a leitura. A autora soube conduzir a trama muito bem e aguçar a curiosidade do leitor, principalmente por apresentar vários elementos a sua história, fazendo com que montemos um verdadeiro quebra-cabeças sobre o motivo que levou Emily a fugir e tentar recomeçar sua vida. Porém, sabe quando você compra os melhores e mais selecionados ingredientes para preparar um bolo e depois de assado, ele não cresce tanto quanto você gostaria, ou melhor, não tem aquela desejada aparência de fofo? Pois foi justamente essa a impressão que eu tive com o livro de Tina Seskis. É visível que a autora possui talento, além de ter incorporado a história personagens instigantes e momentos até mesmo perturbadores, porém, o desfecho final me soou meio que oco e acabou não me convencendo. Não que tenha sido ruim, mas faltou algo; talvez um pouco de fermento, talvez um pouco mais de açúcar na "massa". Narrado em primeira e terceira pessoa por Emily, com uma narrativa ágil e intrigante, o livro se mostrou um bom suspense, mas ficou devendo alguma coisa.

Emily nos apresenta sua história com muitos toques de mistério e suspense e isso abriu um verdadeiro leque de opções na minha mente, que tentou criar e definir o tipo de situação que a levou a abandonar sua vida de outrora de forma tão marcante. Quando ela começa a falar sobre sua infância e sua adolescência e descreve com riqueza de detalhes sua irmã gêmea "do mal", Caroline, eu tive alguns devaneios até meio macabros a respeito desta relação. Porém, por mais instigante que tenha sido a causa da fuga da Emily, ela não foi devidamente justificada quanto eu gostaria. Não que eu seja insensível, afinal, até consigo imaginar a dor dilacerante da protagonista, mas a autora criou uma trama tão repleta de fatores e sugestões e acabou apresentando um desfecho final tão raso para tal grandiosidade que eu fiquei com uma leve pontada de decepção. Emily também mudou muito sua personalidade, a comparar com seus aspectos emocionais da vida de casada, e em alguns momentos, se mostrou bastante egoísta. É claro que quando passamos por um grande choque todas as nossas estruturas são abaladas, mas algumas de suas atitudes soaram mesquinhas demais.

Em síntese, Indo Longe Demais se mostrou um livro muito bom e conseguiu me entreter por dias devido ao forte teor de mistério e suspense de sua trama, mas, apesar de ter sido um enredo tecido com maestria, acabou apresentando um final "meia-boca". Senti falta de mais emoção no desfecho da obra, até porque a autora tinha a faca e o queijo na mão pra fazer acontecer, mas nos minutos finais, preferiu passar manteiga no pão. Vale salientar também que senti falta de um certo thriller psicológico na história, principalmente a julgar pela sinopse convidativa do livro, mas no mais, confesso que tive um saldo positivo do livro. A capa nos traz a imagem de uma sombra feminina adentrando um metrô e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Apesar das ressalvas, não deixo de recomendar.

8 comentários:

  1. Oi Nessa, sua linda, tudo bem?
    Eu sou muito curiosa, então, quando pego um livro com mistérios e suspense, eu começo a tentar desvendar desde o início, que pena que o final foi um pouco fraco, decepcionando as expectativas que a autora causou durante a leitura. Mas pelo saldo final, parece um bom livro, então, mais leve, só para entreter. A dica vai ficar anotada. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    não conhecia o livro, mas confesso que ele não me chamou atenção nem pela capa nem sinopse, mas curti sua resenha.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. realmente Nessa, os pontos que você coloca como não tão positivos são os mesmos que viriam a me incomodar em uma possivel leitura
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Nessa =)

    Tem livros que por mais que a trama nos deixei curiosa para saber o que vai acontecer, ainda sim sentimos aquela sensação que a história poderia ter sido melhor.

    Confesso que não conhecia o livro, mas depois de ler a sua resenha acredito que não seria uma leitura que me deixaria muito feliz no final.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa!
    Eu já li esse livro e gostei bastante da trama, fiquei envolvida do ocmeço ao fim. A história é muito boa!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa
    Ainda não tinha visto este livro, mas parece uma trama muito boa. Curti o enredo.
    Adorei sua comparação com bolo, isso acontece muito comigo, nem sempre o livro supri as nossas expectativas, as vezes o final deixa a desejar. Fiquei curiosa para ler.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, oi Ness!
    Eu não conhecia o livro, mas fiquei bastante curiosa, apesar de ser um pouco medrosa pra esse tipo de história, adorei a resenha! :D
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  8. Oi Vanessa,
    Não conhecia esse livro.
    Curti a premissa e ainda se passa em Londres...e adoro suspense.

    tenha um ótimo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir