28/05/2016

Resenha: Antes que Aconteça - Juliana Parrini

Edição: 1
Ano: 2015
Gênero: Romance
Páginas: 240
Editora: Suma de Letras
Classificação: 4/5
Comprar: Submarino
Em Antes que Aconteça, sequência de Depois do que Aconteceu, da carioca Juliana Parrini, conhecemos o desfecho da história de Daniel e Isabel. Com uma trama repleta de surpresas e um forte teor de emoção, o enredo teve grandes atrativos, apesar dos detalhes meramente clichês. Neste volume acompanhamos o despontamento de um triângulo amoroso, o que me deixou bem ressabiada, principalmente por conta de uns momentos meio que de "novela mexicana", mas no final o meu saldo da obra foi bastante positivo.

Isabel passou um ano fugindo de tudo e de todos. Depois de uma grande desilusão, ela não acreditava que poderia ser feliz novamente. Porém, ela conhece Daniel na Avenida Paulista e decide se dar uma chance de recomeçar. Quando finalmente sua vida está entrando nos trilhos, o destino a surpreende com uma notícia que pode mudar tudo novamente...

Antes que Aconteça nos traz uma boa continuação para a duologia de Juliana Parrini, apesar de alguns pontos não terem me agradado por completo. Envolto por bastante romance e com um enredo muito bem escrito, o livro nos mostra o que o verdadeiro amor é capaz de suportar, tal como está registrado em I Cor 13,7: "Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." Se anteriormente eu achava Daniel egoísta, agora o achei ainda mais e acredito que seu ciúme demasiado é que tenha provocado grande parte dos acontecimentos do livro, mesmo com o mocinho tendo se redimido depois. E Isabel, beirando entre a cruz e a espada, se mostrou muito frágil e melancólica e foi salva por ter tomado uma atitude linda e magnânima no decorrer da história. Narrado em primeira pessoa sob o ponto de vista dos personagens principais da trama - Alex, Daniel e Isabel -, o que tornou a narrativa ampla e dinâmica, o enredo de Juliana Parrini conseguiu até mesmo me levar às lágrimas, mesmo com alguns pontos negativos.

"Muitas pessoas passam por nossas vidas, umas marcam mais do que outras. Momentos felizes passam, momentos tristes, também. Tudo, até aquilo que você acha que vai ser eterno, um dia pode simplesmente se desintegrar de repente. Há coisas que não podemos entender, e não há nada que possamos fazer a respeito."

Os problemas de Isabel agora são outros. Se antes ela tinha que lidar com o noivado de Daniel com Marcela e todas as complicações referentes a isso, agora será Daniel quem terá que lidar com o passado traumático da moça, que decide bater a porta. Depois de uma longa temporada na Alemanha, Alex, o ex-noivo de Isabel, decide voltar e fazer de tudo para recuperar o tempo perdido. Por mais que no passado ela tenha amado Alex mais do que tudo e que, de certa forma, ainda nutra algo por ele, o amor de sua vida é Daniel. Porém, o mocinho não consegue lidar com a situação e apresenta um ciúmes louco, que acaba o afastando de sua amada e até mesmo jogando-a nos braços de Alex. Achei que neste volume a fragilidade de Isabel iria desaparecer de uma vez por todas, pois a moça está em uma nova fase de sua vida, além de extremamente apaixonada. Infelizmente, não foi isso o que aconteceu e para piorar a situação, ela adquiriu até mesmo ares melodramáticos. Eu entendo que é difícil você amar alguém e nem ao menos ter a chance de se despedir corretamente, mas achei que a protagonista exagerou na dose. Se ela estava tão estabilizada e tinha encontrado o amor novamente, acredito que não deveria se abalar tanto com a presença do ex. Porém, o supra sumo do enredo é que, ao longo da história, ela se mostrou uma mulher forte e determinada, e isso me surpreendeu positivamente.

"Os problemas e as dificuldades por que passamos nos modificam. Se nos tornamos melhores ou piores, depende das nossas escolhas."

Quanto à Daniel, achei que ele se mostrou muito egoísta e cabeça dura. Anteriormente, Isabel aguentou todo o drama dele com Marcela, pacientemente e com resignação e diante do dilema dela, ele nem ao menos tentou compreendê-la. A moça não consegue nem explicar os seus sentimentos, visto que ele toma atitudes impensadas e imaturas o tempo todo. O que redimiu o personagem foi sua postura perante o amor que sentia e a forma como ele o provou ao longo da trama.

Em síntese, Antes que Aconteça se mostrou um belo desfecho para a saga de Juliana Parrini e conseguiu até mesmo me emocionar. Apesar de não ter gostado do triângulo amoroso da trama e nem dos ares "mexicanos" que o romance adquiriu, a história foi muito bem escrita, além de ter uma trilha sonora impecável e de ter me surpreendido com o seu final, incrivelmente brilhante. A capa segue o mesmo padrão da anterior, desta vez com um rapaz em meio a um dos cartões-postais do Rio de Janeiro e a diagramação está bem caprichada, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Apesar das ressalvas, não deixo de recomendar.

Confira resenha do volume anterior:

►DEPOIS DO QUE ACONTECEU


7 comentários:

  1. Oi Nessa!
    Eu gostei muito desses dois livros da autora, foram emocionantes e intensos na medida certa. Gostei bastante e não vejo a hora de ler o próximo que está para ser publicado.
    Bjks!

    ResponderExcluir
  2. eu particularmente gosto muito de duologias, creio que isso faça com que eu ganhe mais tempo com os personagens rsrrss
    apesar de ainda não ter lido o primeiro, assumo estar bem animada com a trama
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa,
    já conhecia o livro, mas não consigo me prender a história, mesmo com tantas resenhas positivas.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa,
    Não conhecia essa duologia e gostei da tua sinceridade. Também não gosto de protagonistas melodramáticas...
    Valeu pela dica é parabéns pela resenha.
    Beijo!
    Lua.

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nessa!
    Quero muito ler os livros dessa autora! E conhecer esse casal, a autora parecer ter uma ótima escrita!

    Beijos
    Elidiane - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa,
    Ainda tenho vontade de ler o primeiro. O segundo ainda não tinha lido resenha, parece mais algo como 'renascer de emoções', algo do tipo. Acho que vale a leitura, também. Adoro livros com trilha sonora.

    P.S.: Muiito obrigada pelo apoio lá no blog, viu? ♥
    Me identifiquei muito com o seu relato, a parte da confiança, então...super abalada. Fiquei muito feliz pela sua parte positiva e que dê tudo certo na faculdade. Eu gostaria de fazer outra *.*

    tenha uma ótima quinta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Oie Nessa =)

    Morro de vontade de ler essa duologia (é duologia não é?). Parece uma daquelas histórias que nos envolvem de tal forma que quando acabamos os livros queremos ficar abraçados neles que nem boba rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir