11/05/2016

Resenha: O Vilarejo - Raphael Montes

Edição:1
Ano: 2015
Gênero: Contos/Terror
Páginas: 96
Editora: Suma de Letras
Classificação: 4/5
Comprar: Submarino
O livro O Vilarejo, do carioca Raphael Montes, nos traz sete contos de terror baseados nos pecados capitais e que recebem o nome dos Sete Reis do Inferno: Asmodeus (luxúria), Belzebu (gula), Mammon (ganância), Belphegor (preguiça), Satan (ira), Leviathan (inveja) e Lúcifer (soberba). Escritos com requintes de crueldade, os contos nos relatam fatos macabros acontecidos em um vilarejo que misteriosamente sumiu do mapa e a única prova de sua existência é um caderno que narra a vida de seus moradores, que foram se degradando pouco a pouco. É visível o quanto Raphael Montes é talentoso e sabe criar uma trama de terror com maestria, mas arrisco dizer que O Vilarejo não foi um dos seus melhores trabalhos. Alguns contos não foram tão desenvolvidos quanto eu gostaria, sem contar que, mesmo tendo uma explicação baseada em uma interferência maligna, achei que os personagens mudaram de personalidade de uma forma quase que instantânea, o que me deixou um pouco estarrecida.

Entre canibalismo, armadilhas, estupro, racismo, dentre outras atrocidades, o autor mostrou bastante criatividade ao compor suas histórias e também um dinamismo bacana, visto que os personagens se repetem em vários dos contos de modo firme e preciso. O Negro Caolho (Lúcifer), A Doce Jekaterina (Asmodeus) e A Verdadeira História de Ivan, o Ferreiro (Belphegor) foram alguns dos contos mais fortes e atrozes do livro.


Por conseguinte, os contos de início e término do livro, respectivamente Banquete para Anatole (Belzebu) e Um Homem de Muitos Nomes (Satan) foram os carros-chefes do enredo, visto que conseguiram sintetizar a história e preencher algumas de suas lacunas. O prefácio e o posfácio do livro também foram bem escritos e conseguiram aguçar a curiosidade do leitor, além de causar uma certa tensão.

Em síntese, apesar dos contos terem uma temática interessante e bastante expressiva, abordando os sete pecados capitais, e usar e abusar do terror em todas as suas facetas e nomenclaturas, senti que faltou em O Vilarejo um pouco mais de desenvolvimento. Mesmo se tratando de uma antologia, acredito que o autor poderia ter se estendido um pouco mais em alguns pontos, especialmente no que concerne ao caráter e a conduta de seus personagens e também aos desfechos finais de cada história. A capa consegue transmitir bem a essência do livro, ilustrando um vilarejo em meio às sombras da noite e a diagramação está caprichadíssima, com páginas confeccionadas em papel pólen, revisão de qualidade e ilustrações bem trash e com direito a respingos de sangue feitas por Marcelo Damm. Apesar das ressalvas, não deixo de recomendar.

7 comentários:

  1. Adorei a resenha do livro, uma trama interessante..Você ainda não cadatrou seu blog em feedhi, estamos te esperando bjuss ....Bjuss
    http://www.feedhi.com
    https://petitluxo.com/2016/03/01/feedhi-no-brasil/

    ResponderExcluir
  2. oi Nessa, esse livro do Raphael é um dos mais comentados e que com certeza deu uma super consagração e exposição ao ótimo trabalho dele
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie Nessa =)

    Sempre leio boas resenhas desse livro, mas por não fazer muito o gênero que costumo ler ele não me chama muito atenção.
    Tenho a sensação que ele possui o tipo de histórias que vão me deixar com medo XD

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Eu apenas conferi apenas um livro do autor, do qual gostei bastante da narrativa. Foi um livro bem intenso, que me deixou nervosa durante toda a história. Esse eu ainda não li, espero gostar da leitura.
    Bjks!

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    não conhecia o livro, mas confesso que não faz muito meu estilo de leitura

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Fiquei curiosa, pois gosto bastante da temática. Apesar de um dos contos ter sido pouco desenvolvido fiquei interessada no livro.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    Oi, Vanessa!
    Gostei das novidades, tem coisas bem bacanas aí.
    Curiosa com o especial do King.
    Beijos

    http://www.construindoestante.com/

    ResponderExcluir
  7. Esse livro sempre me pareceu muito instigante, ainda mais agora com sua excelente resenha! Abraços!

    www.minusculasmanivelas.blogspot.com

    ResponderExcluir