16/05/2016

Resenha: Quase Acaso - André Tressoldi

Edição: 1
Ano: 2012
Gênero: Romance
Páginas: 168
Editora: Novo Século
Classificação: 4/5
Comprar: Submarino
O livro Quase Acaso, do paranaense André Tressoldi, nos traz uma história instigante e um amor capaz de vencer todas as barreiras, mesmo contando com uma ajudinha extra do destino. Com uma escrita contundente e personagens extremamente humanos - com todos os seus erros e acertos -, a trama surpreende tanto pelas reviravoltas do enredo quanto pela sua narrativa simples e coesa.

Reinaldo, um jovem de origem humilde, resolve tentar a vida na cidade grande. Indo morar junto com sua tia e trabalhando como garçom, ele logo percebe que esse não é o tipo de vida que gostaria de levar e resolve voltar para o interior, onde mergulha de cabeça na faculdade. Em meio a estudos e outras teses, ele se apaixona perdidamente por Vânia, uma garota instigante e por sua vez, bastante misteriosa. Porém, entre os segredos que norteiam a moça, está o fato dela já ter um namorado. Desiludido, Reinaldo resolve desistir deste amor e seguir em frente.

Com o passar dos anos, Reinaldo se torna um profissional de sucesso e um renomado Doutor em Educação, ministrando palestras ao redor do mundo. Porém, nem o tempo e nem todas as transformações que se sucederam em sua vida foram capazes de apagar os seus sentimentos por Vânia.

Quando ele conhece o seu primo distante Giuseppe Fiorentini, um grande mafioso italiano, parece que o destino resolve alavancar a sua história de amor. Giuseppe possui um plano de mestre para ajudar Reinaldo e resolve pô-lo em prática nos mínimos detalhes...

Quase Acaso é um livro intrigante e com um desfecho imprevisível e original. Traçado com várias reflexões a respeito da vida, bem como ao que concerne as suas escolhas e surpresas, o enredo nos conta a trajetória de um jovem de família pobre que sempre teve uma ambição sadia e um grande desejo de vencer na vida. Paralelo à isso, também acompanhamos a história de Giuseppe nas terras italianas, desde a sua infância até os dias atuais, culminando no seu legado no mundo da máfia e todos os espinhos que nortearam o seu caminho e formaram o seu caráter. Narrado em terceira pessoa, de uma forma dinâmica e panorâmica, apresentando com exatidão todos os personagens que compõe a trama, o livro se mostrou uma grata surpresa, além de ter um desfecho surpreendente e mirabolante.

Reinaldo foi uma pessoa que venceu na vida por esforço próprio e isso, por si só, já é uma grande qualidade do personagem. Outra característica a respeito do protagonista que também me chamou bastante a atenção foi o seu carinho e zelo para com os pais em todos os momentos. Quanto a Giuseppe, acompanhamos o esvanecimento da sua pureza juvenil em vista do legado familiar e todo o caminho que ele percorreu até se tornar um grande mafioso. Apesar de sua vida criminosa, é notável algumas das qualidades de seu personagem, entre elas a fidelidade e a comunhão para com a família.

Em síntese, Quase Acaso nos traz uma história repleta de reviravoltas e com um desfecho impressionante. Mais do que o amor obsessivo entre Reinaldo e Vânia, a trama se compõe de estratégias mirabolantes e verdadeiras jogadas de mestre. A capa do livro é simples, porém reflete bem a essência de sua história e a diagramação está favorável, com fonte em bom tamanho e poucos erros de digitação. Não deixo de recomendar =)

11 comentários:

  1. Oi, Nessa!
    Ainda não conhecia o livro, mas pelo final impressionante, já fiquei curiosa com a história!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa!
    Lendo os seus primeiros comentários, fiquei pensando: "Mas o que essa capa tem a ver com a história?" aí vc comentou sobre a máfia. Essa é uma temática que sempre me atrai.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, amiga! Tudo bem contigo? Estou de volta!

    Caramba, que resenha! Gostei muito. Não conhecia o livro, porém não pude deixar de notar o clima tão natural da narrativa - um jovem de origem pobre que consegue alcançar um futuro brilhante por meio dos estudos, máfia e amor obsessivo. Parece até loucura falar assim, porém hoje em dia essas duas últimas questões são tão corriqueiras... valeu a dica!

    Um beijo,
    Blog Doce Sabor dos Livros | Página no Facebook | Twitter |
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    não conhecia o livro, mas confesso que mesmo com a sua resenha ele não me chamou atenção.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Interessante...
    Realmente, não gostei muito da capa! =/ mas o bom é quando o livro surpreende mesmo!

    Já seguindo a página e curtindo a fanpage no face =D
    Colecionadores de Livros

    ResponderExcluir
  6. oi Nessa, é bacana saber mais da trama e dos elementos, mas sinceramente não é um livro que eu leria
    ainda tenho alguns receios de me arriscar fora da zona de conforto!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Eu não conhecia esse livro, mas fiquei bem interessada nessa história. Deve ser bem envolvente \o/
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa! Não conhecia o Livro! Mas gostei da temática dele carregada de mistério!

    beijos,

    Jéssica Patrício - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa
    Ando bem por fora dos lançamentos dessa editora, ainda não conhecia este livro. O enredo parece bom. Preciso de mais tempo para ler tudo que eu quero.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Nessa, tudo bem?

    Não conhecia esse livro mas fiquei bem interessado, achei bem interessante, dica anotada.

    http://deslumbreacessorios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia nem o livro nem o autor, mas, nossa, agora tô curiosa pra saber que final mirabolante foi esse. E, apesar do livro ser sobre o Reinaldo, confesso que quem me chamou a atenção foi o mafioso Giuseppe, hehe!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir