25/05/2016

Resenha: Tristão e Isolda - Helena Gomes

Edição: 1
Ano: 2010
Gênero: Romance/Lenda celta
Páginas: 232
Editora: Berlendis & Vertecchia Editora
Classificação: 4,5/5
Comprar: Submarino
O livro Tristão e Isolda, de Helena Gomes, nos traz uma história mágica e especial sobre os amantes que povoam inúmeras lendas celtas. Tecido com maestria e exímio cuidado, o enredo encanta por nos trazer um romance soberbo e sobretudo, por retratá-lo com afinco, fazendo jus a todos os costumes do período em que a trama se passa.

Tristão e Isolda é uma das mais belas e astuciosas histórias de amor e mesmo tendo uma origem imprecisa, seu enredo de amor proibido e sacrifícios vem encantando inúmeras pessoas ao longo de séculos. A lenda foi escrita em formato de poesia no século XII e retratada por autores como Béroul, Bédier, Gottfried de Estrasburgo, dentre outros, além de ser tema de peças de teatro e filmes apaixonantes. Nesta nova roupagem de Helena Gomes, a história é dotada de magia e romance, além de ser bem escrita e ter um toque contemporâneo exótico.

Tanto Isolda quanto Tristão pertencem a realeza. Porém, o pai do rapaz faleceu antes do seu nascimento e para protegê-lo, o bebê foi dado como morto. Criado longe dos olhos da corte, o menino se tornou um exímio e corajoso guerreiro e, durante uma de suas batalhas contra um gigante, é ferido perigosamente por um potente veneno. Encontrado semimorto por Isolda em meio ao mar, ele é salvo por uma poção mágica, já que a princesa possui descendência de fadas. O amor entre os dois acontece de forma quase que instantânea, mas devido aos percalços do destino, a trajetória dos amantes não é nada fácil...

Depois de Romeu e Julieta, um dos meus romances favoritos é justamente o de Tristão e Isolda. Além de ser apaixonada pela cultura celta e por toda a magia que povoou este período, os amantes de Tintagel possuem uma bela e trágica história de amor que vem se eternizando século após século, gravando uma valiosa lição de sacrifício, resiliência e resignação no seio da humanidade. Narrado em terceira pessoa, o enredo de Helena Gomes é primoroso e foi minuciosamente escrito, tendo como base os textos originais da lenda medieval e nos trazendo uma trama instigante e apaixonante.

Este é o terceiro livro que leio da Helena Gomes e aprecio muito a escrita da autora, que nesta obra ficou ainda mais em evidência, além de ter ganho novas cores. Ela não só soube retratar uma lenda medieval difundida mundialmente, como envolvê-la com magia e nos apresentar um romance soberbo e cativante com capricho e cuidado.

Em síntese, Tristão e Isolda foi um livro que me cativou do início ao fim e que conseguiu apresentar um romance atemporal com brilho, dinamismo e requinte. A escrita de Helena Gomes é primorosa e dotada de uma beleza ímpar, tornando a história ainda mais encantadora. A capa é muito bonita e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, páginas confeccionadas em material especial, revisão de qualidade e lindas ilustrações de Renato Alarcão. Recomendo.

9 comentários:

  1. que bom que a trama agradou, Nessa! a história é realmente de uma delicadeza a parte
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa, sabe que acho que nunca li nada sobre Tristão e Isolda, na verdade eu não sei quase nada sobre esse casal, adoraria ler este livro, amei sua resenha!

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2016/05/resenha-maquina-de-caminhar.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, amiga! Tudo bem?

    Nossa, que resenha! Acredita que não conhecia essa história? Pois é. Todavia, você me deixou com vontade de mudar isso o quanto antes, especialmente com esse título, na versão da Helena!

    Um beijo,
    Blog Doce Sabor dos Livros | Página no Facebook | Twitter |
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa,
    Não conhecia o livro, mas confesso que não me chamou atenção.
    Ótima resenha

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa
    Essa capa me chamou atenção de cara, adoro livros ilustrados e o enredo parece muito bom. Fiquei com vontade de ler os livros.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, gostei muito da sua resenha e fiquei curiosa pela leitura, gosto muito de um bom romance!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa, tudo bem?
    Gostei da dica. Nunca li nenhum livro que tratasse desse icônico casal.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa,
    Tudo bom? Então assisti a esse filme e me apaixonei, achei linda a história. Porém ao ler sua resenha acho que vou amar ainda mais ler o livro, pois trata de cultura celta e magia, o que deve dar um ar maravilhoso. Com certeza se conseguir quero ler.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie Nessa! Sou doida para ler essa obra, já me indicaram o filme mas eu não não vi, estou perdendo tempo, já devia ter lido e visto ambos, por que parece ser uma história linda e apaixonante! Adorei sua resenha!
    beijos,

    Jéssica Patrício - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir