16/06/2016

Resenha: Ataque dos Vampiros - Pedro S. Ekman

Edição: 1
Ano: 2011
Gênero: Literatura fantástica
Páginas: 288
Editora: Novo Século
Classificação: 3,5/5
Comprar: Livraria Cultura
Em Ataque dos Vampiros, segundo volume da trilogia Cidade das Trevas, do gaúcho Pedro S. Ekman, encontramos ainda mais ação e adrenalina do que no livro antecessor. Os personagens foram mitigados, o que acabou dando mais enfoque e flexibilidade para a trama e o desenvolvimento do enredo acontece à todo vapor. Minha única ressalva ficou por conta dos vampiros, que eu esperava ser um dos cernes principais do livro e acabou se mostrando um evento isolado.

Após os terríveis e drásticos acontecimentos anteriores, os campistas - agora em número reduzido e seguindo caminhos diferentes -, continuam à procura das armas sagradas, a única esperança dos jovens de serem libertados da Cidade das Trevas.


Paralelo à isso, surge um grupo de policiais para investigar os desaparecimentos no Acampamento Raiz Forte e que acaba se atrelando a trama. Além de formar um novo núcleo dentro da história, o surgimento de novos personagens trouxe um dinamismo para o enredo e lhe reservou fortes surpresas.

Enquanto Dambros e Jordana continuam correndo atrás das armas sagradas, Tebas conseguiu sair da Cidade das Trevas - de uma forma quase que inexplicável - mas decide retornar e coisas estranhas também acontecem fora dos muros da cidade sombria. Assim que retorna ao acampamento, ele avista o grupo de policiais e acaba fazendo amizade com Jeférson, um jovem campista que até então estava isolado. 

Ataque dos Vampiros tem um ritmo bem mais acelerado em vista de seu volume anterior, bem como bastante fluidez em seu texto. O que notei foi que o livro não preservou o mesmo clima de suspense e terror do livro antecessor e que os vampiros que eu tanto almejava quando li o subtítulo não provocaram o impacto esperado. A trama ainda permanece sombria e um tanto quanto misteriosa, mas perdeu um pouco daquela sensação de medo causada outrora ao leitor. Narrado em terceira pessoa, de forma coesa e clara, o livro de Pedro S. Ekman mostra que o autor possui talento para se enveredar em tramas de terror e mistério.

Os personagens, por sua vez, estão bem mais corajosos e destemidos. Como diz o velho ditado "A dificuldade faz o ladrão", Jordana, Tebas e Dambros se mostram fortes e lutam com cada fibra de seu ser pela sobrevivência. Neste volume, todos os mestres nos são apresentados e fiquei bastante surpresa com Phantomas, que pasmem, mostrou uma desenvoltura perversas e características nem um pouco imagináveis.

Em síntese, Ataque dos Vampiros se mostrou um bom livro, com um conteúdo bem desenvolvido e uma construção coesa. Os personagens se tornaram ainda mais duros na queda e o enredo nos reservou enormes surpresas, mesmo tendo perdido um pouco do seu suspense inicial e com os vampiros não causando o impacto almejado. A capa é bem chamativa e soturna e atenta para o teor sombrio do livro e a diagramação está favorável, com fonte em tamanho adequado e poucos erros de revisão. Recomendo.

Confira a resenha do volume anterior da trilogia Cidade das Trevas:


7 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Eu já li o primeiro livro do Pedro, e estou com o segundo e o terceiro na estante, mas ainda não me cocei pra ler. Cada resenha que eu leio fico mais curioso pela continuidade da história, mas o problema é a lista de leitura que é longa...

    abraços!
    Marcelo Brinker
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Nessa =)

    Faz muito tempo que não leio nada de vampiros e embora esteja começando a sentir um pouco de saudades, acho que ainda não é o momento de me aventurar em histórias do tipo.
    Não conhecia o livro, mas pela sua resenha a premissa me pareceu interessante.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  3. apesar dos seus comentários, mas não é um livro que me é atrativo... apesar de reconhecer os pontos fortes da história
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/2016/06/harlequin-lanca.html

    ResponderExcluir
  4. Hum...parece ser um bom livro. Não conhecia, mas me interessei. Só não gostei de saber que o acontecimento dos vampiros fica 'isolado' na trama. Enfim...mesmo assim leria.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa,

    Não conhecia o livro, gostei da sua resenha. Não sei se leria agora, mas vou add a minha lista.

    Beijos!
    Cintia
    http://devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa!,
    Não conhecia o livro nem o autor, não sou muito fã de genero então não sei se curtiria :/.
    Boa resenha!

    Abraço!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá Nessa,

    Não conhecia esse livro e nem o autor, achei interessante e gostei muito da capa, dica anotada....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir