26/07/2016

Resenha: A Biografia Íntima de Leopoldina - Marsilio Cassotti

Título original: Amor y poder em los tiempos del Imperio
Gênero: Biografia
Páginas: 286
Editora: Planeta
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro A Biografia Íntima de Leopoldina, do autor Marsilio Cassoti, nos traz ricos detalhes da vida da imperatriz que foi a grande articuladora da independência do Brasil. Relatando tanto a infância quanto a morte de Leopoldina. o autor nos traz um apanhado histórico rico e majestoso, dotado até mesmo de ares românticos. O mais interessante nesta biografia foi conhecer detalhes da vida e da família de Leopoldina que não aprendemos na escola e nem mesmo vemos nos livros de história e que aqui nos foram apresentados com maestria e coesão.

Leopoldina chega ao Brasil em 1817 para se casar com o príncipe dom Pedro. Mesmo alheio ao casamento, dom Pedro, na medida do possível, tenta agradá-la por debaixo do verniz de seus casos extraconjugais, enquanto sua mãe, mordaz e tempestuosa, Carlota Joaquina, se opõe ao fato da princesa não ser espanhola ou portuguesa.

Após noites de paixão com sua princesa austríaca, dom Pedro volta para os braços de sua amante francesa, a dançarina Nóemi Thierry. Assim como as demais mulheres de sua época, Leopoldina sublima as infidelidades conjugais de seu esposo por meio de suas gestações e dos cuidados com os filhos, mas não consegue deixar de desabafar com sua irmã mais velha e sua melhor amiga, Maria Luísa, que posteriormente se tornou esposa de Napoleão Bonaparte.

Após dom João VI e o seu cortejo partirem de Portugal, em 1821, as cortes portuguesas retiram do Brasil o título de reino. Enquanto isso, dom Pedro se apaixona perdidamente pela paulista Domitila de Castro (que mais tarde veio a ser conhecida como a Marquesa de Santos) e Leopoldina dribla a infidelidade do marido e tenta convencê-lo a declarar a independência. Quando consegue seu intento, em 7 de setembro de 1822, a arquiduquesa austríaca colabora piamente com a organização do novo Império do Brasil. Dom Pedro, cada vez mais enlouquecido e cego de amor, decide nomear como Alteza Real a filha que teve com Domitila, Isabel Maria de Alcântara Brasileira e, antes de partir para a região de Cisplatina, faz questão de que sua amante esteja no beija-mão de despedida ao lado de Leopoldina, grávida novamente. Há rumores até mesmo de que Leopoldina se recusava a comparecer nesta comitiva e de que foi obrigada pelo marido. Tanta infidelidade e humilhação foram desestabilizando cada vez mais a saúde da imperatriz brasileira até a sua posterior morte...

A Biografia Íntima de Leopoldina é um livro de alto teor histórico e como o próprio título sugere, nos traz fatos curiosos e intrincados sobre a grande imperatriz brasileira. Conhecemos sua infância, seu relacionamento com as irmãs e com a madrasta, Maria Ludovica - que teve forte influência em sua vida - bem como outros detalhes ocultos sobre a arquiduquesa austríaca. Narrado em terceira pessoa de forma contundente e marcante, somos agraciados com a história de uma mulher forte e que teve suma importância na independência do Brasil e também conhecemos um pouco mais sobre outros personagens históricos de gala, como Napoleão Bonaparte, Dom Pedro I e José Bonifácio.

Desde criança, Leopoldina se mostrava bastante temperamental e voluntariosa. Quando jovem, chegava até mesmo a ter fortes crises de comportamento que foram amenizadas por sua madrasta, Maria Ludovica, à base de muita correção e disciplina. Quando é prometida em casamento à dom Pedro, fica encantada com o retrato de príncipe e se apaixona quase que de imediato por ele. Muito jovem e ingênua, se entrega de corpo e alma e conforme vai amadurecendo, se fere diversas vezes com as infidelidades do marido. Apesar de magoada, aceita seu destino com resignação e como uma verdadeira consorte desta época. Diferente dos padrões de beleza da monarquia, Leopoldina possuía o corpo um pouco volumoso, não era tão refinada em seu visual e prezava uma boa alimentação. A origem de sua família foi muito bem trabalhada na trama, bem como seu parentesco com Maria Antonieta, sua tia-avó, que foi decapitada na Revolução Francesa. No início da obra, dá-se a entender que o autor faz uma espécie de alusão entre essas duas personagens, não só no que concerne aos laços sanguíneos, como também em suas personalidades.

Apesar de toda a sua importância e lume na história do Brasil, dom Pedro me mostrou uma imagem diferente daquela que o sagrou como um dos grandes heróis da independência. Não digo apenas por suas infidelidades contínuas, até porque isso era quase que uma constante entre os homens monárquicos neste período, mas por sua frieza e aspereza com Leopoldina. É visível o quanto a arquiduquesa austríaca era afeiçoada pelas terras brasileiras e tentava, ao seu modo, lutar por melhorias para o seu povo. Enquanto isso, dom Pedro estava esquentando a cama de Domitila e até mesmo chegou ao ponto de fechar um teatro, por este se recusar a recebê-lo na companhia de sua amante. Outro ponto interessante a ser abordado é o fato de dom Pedro ter sucumbido durante um certo período de tempo à maçonaria. contrariando a vontade de Leopoldina, uma católica fervorosa.

Em síntese, A Biografia Íntima de Leopoldina elucida a importância desta personagem na história do Brasil e nos revela detalhes íntimos e curiosos sobre a imperatriz. Tendo como pano de fundo suas experiências ainda como uma pequena criança no seio da família Habsburgo e passando pelas guerras napoleônicas contra a Áustria e até mesmo pelo Congresso de Viana, acompanhamos a trajetória de uma mulher forte e excepcional, dotada de fatos históricos e com uma escrita que traz conotações de romance para a biografia. A capa é simples e nos traz um retrato de Leopoldina e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

17 comentários:

  1. Eu gosto bastante de livros assim, com teor histórico. Acredito que vou gostar muito desse em questão. A resenha ficou muito legal e interessante. Gostei mesmo <3

    Beijos
    barbfurtado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. eu considero uma história triste, afinal é uma mulher tão importante e que foi tão maltratada pelas circunstâncias!
    a história parece ser muito intrigante, pois tem uma riqueza interessante
    mais que entretenimento é aprendizado!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa!
    Confesso que não escolho livros de biografia, pois são livros que não me atraem. Mas essa é uma história que me interessou, ainda mais com uma mulher que tanto influenciou na história. Muito bom.
    Bjks!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nessa!
    Não sou muito fã de biografias, mas com certeza a historia da imperatriz me deixou curiosa!

    Beijos,
    Elidiane - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa, sua linda, tudo bem?
    Nossa, já era difícil saber da infidelidade e ter que se submeter a esse marido. Mas colocar a outra do lado da esposa, foi muito humilhante. Ser mulher nunca foi fácil, principalmente no passado. Não é o gênero de livro que tenho o costume de ler, mas despertou meu interesse. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. bom dia!
    tudo bem? :D
    Tenho interesse em livros assim e gosto bastante de história, então, com certeza leria esta obra.
    Já vi resenhas em outros blogs e vi comentários positivos.
    Gosto das publicações da Planeta e vou colocar esta na minha lista.

    SIGA BIO-LIVROS | Página | Produtos Natura | Magazine Você

    ResponderExcluir
  7. Tenho que admitir que minha atração em ler esse gênero não faz muito o meu perfil.

    Beijos,Lu
    Blog: Apaixonada por Romances “A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa apagar o caso escrito.”

    ResponderExcluir
  8. Deve ser uma leitura enriquecedora, já que contém um fato histórico que envolve nosso país. Eu adoraria ler :D

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br ❥ Facebook ❥ Twitter

    ResponderExcluir
  9. Oi Van! Eu adorei a sua resenha, fui lendo e ficando com vontade de ler o livro. Eu gosto de livros com teor histórico, História sempre foi uma opção de faculdade, pra falar a verdade e Leopoldina sempre me chamou atenção. Adoraria ler o livro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oie Nessa =)

    Eu gosto bastante de ler biografias e não conhecia esse livro em questão. Pela sua resenha a leitura parece ser aquelas que nos traz grandes lições de vida. Ainda mais se tratando de um livro que aborda um personagem histórico de nosso país.

    Dica anotada!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  11. Que legal esse livro, parece ser bem interessante mesmo saber um pouco mais sobre isso! Também não imaginava que o dom Pedro era assim e fiquei curiosa pra saber as outras curiosidades que o livro traz ^^
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  12. Oii Nessa

    Já tive uma fase de biografias. Li desde biografias de artistas de cinema antigo até biografias de políticos. Hoje, já estou um pouco saturada, talvez de tanto que eu tenha lido no passado, então esse não seria um livro que eu leria agora. Porém, como já tive uma fase de paixão pelo gênero, estará anotadinho para o caso de se um dia essa fase voltar, já tenho uma ótima recomendação...Dom Pedro me chama muito a atenção, não tem jeito, nossos únicos monarcas em toda a história, muito legal conhecer mais fatos sobre eles. Fiquei chocada sobre essa do dom Pedro na maçonaria, jurava que ele era um cristão fervoroso apesar dos seus deslizes com a Domitila

    Beijos

    http://unbloglitteraire.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. E#u amooo livros desse estilo, já vou providenciar a leitura desse.. rsrs
    Beijos, seu blog é lindo!!!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Esse tipo de gênero não me chama muita atenção. Parabéns, adorei o blog.

    Abraços!


    https://meninolivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. ooi!
    achei o livro super interessante, vou procurar lê-lo!
    bjs
    http://lendocomela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse livro ainda, pela sua resenha fiquei curiosa pra ler!

    Um beijo,
    http://imaturidadeadolescente.tk ♥

    ResponderExcluir
  17. Eu já estava curiosa com o livro,agora definitivamente preciso ler !!! Adorei sua resenha,me despertou ainda mais a vontade de conferir essa história.

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir