05/07/2016

Resenha: Sejamos Todos Feministas - Chimamanda Ngozi Adichie

Título original: We Should All Be Feminists
Gênero: Feminismo
Páginas: 64
Editora: Companhia das Letras
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino 
O livro Sejamos Todos Feministas, da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, nos traz uma adaptação de um discurso feito pela autora no TEDxEuston em 2012, que teve mais de um milhão e meio de visualizações na internet e que, inclusive, foi musicalizado pela cantora Beyoncé. Escrito de forma clara e contundente pela aclamada autora dos livros Hibisco Roxo e Meio Sol Amarelo, conhecemos o verdadeiro significado do feminismo e a sua importância tanto para as mulheres quanto para os homens em pleno século XXI.

Utilizando de seus próprios relatos e  de experiências vividas ainda criança, Chimamanda salienta como algumas pessoas tem uma visão distorcida a respeito do feminismo, tal como se essa palavra propagasse uma espécie de terrorismo ao redor do mundo. Ressalta também como o feminismo era visto como um movimento isolado e associado as mulheres que desprezavam os homens, não nutriam o sonho de se casar e nem possuíam resquício algum de vaidade. Partindo destes preceitos infundados, a autora sempre se denominou uma feminista feliz e de bem com a vida, apaixonada por salto alto e batom e nada desprezível com o sexo oposto.


"A questão de gênero é importante em qualquer canto do mundo. É importante que comecemos a planejar e sonhar um mundo diferente. Um mundo mais justo. Um mundo de homens mais felizes e mulheres mais felizes, mais autênticos consigo mesmos. E é assim que devemos começar: precisamos criar nossas filhas de uma maneira diferente. Também precisamos criar nossos filhos de uma maneira diferente."

Em Sejamos Todos Feministas, Chimamanda nos faz um relato preciso a partir de sua experiência pessoal como mulher e nigeriana para mostrar que muito ainda têm a ser feito pela igualdade dos gêneros e salienta que quando isso realmente acontecer, a mulher poderá verdadeiramente assumir a sua identidade própria, ignorando a opinião alheia e que os homens alcançarão o nível pleno de liberdade, longe de qualquer estereótipo machista. Narrado em primeira pessoa por Chimamanda, o livro - apesar de suas poucas páginas - se mostrou uma obra rica e completa, além de exaltar o genuíno significado do feminismo e mostrar suas benesses para ambos os sexos.

"A cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura. Se uma humanidade inteira de mulheres não faz parte da nossa cultura, então temos que mudar nossa cultura."

Enaltecendo o livre arbítrio da mulher em várias áreas, desde a profissional como também ao que se refere ao estado civil e trazendo uma linda mensagem de paz e igualdade de gênero e sexualidade, Sejamos Todos Feministas é um livro inteligente, realista e de uma profunda sabedoria. Ao mergulhar na escrita de Chimamanda e saborear suas frases realistas e de alto impacto, é notável percebermos porque a autora tem feito tanto sucesso com seus livros e se tornado uma best-seller. A capa é simples e a fonte do título bem destacada e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

Confira o vídeo de Flawless, da cantora Beyoncé, que musicaliza parte do discurso de Chimamanda no TEDxEuston (2012):



5 comentários:

  1. Oi Nessa!
    Li o livro, vi a palestra que deu origem e adoro essa música da Bey ^^
    Acredito que Sejamos Todos Feministas deveria ser um daqueles livros que são leitura obrigatória em escolas ou para o vestibular, visto que as questões levantadas pela autora são extremamente atuais e pertinentes.
    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. oooi, Nessa
    Tudo bem?
    Acabei de ler um texto super reflexivo sobre o feminismo e agora vejo a sua postagem. Não acho que seja coincidência. Este é um assunto o qual precisa muito ser debatido e entendido por muitos. As questões abordadas são de suma importância para as pessoas.

    PROMOÇÃO DOIS ANOS DO BLOG BIO-LIVROS

    ResponderExcluir
  3. é um livro interessante e que esta atualíssimo com o momento em que vivemos
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Socorro, eu não sabia que ela tinha um livro! Conheci ela por causa dessa música da Beyoncé e adoro o trechinho usado na canção. Gostei muito da resenha, com certeza esse livro vai pra minha listinha, deve acrescentar muito conhecimento!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  5. Oie Nessa =)

    Esse livro é maravilhoso não é? E tem muitas coisas que a autora fala que você fica; Nossa eu nunca tinha pensado nisso. Sem falar que é uma leitura super rápida.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir