23/07/2016

Resenha: Um Ano Inesquecível - Ronald Anthony

Título original: The forever year
Gênero: Romance
Páginas: 304
Editora: Novo Conceito
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Um Ano Inesquecível, do autor Ronald Anthony, nos traz um romance bonito e atemporal, que nos mostra toda a beleza e plenitude do amor. A história vai se descortinando aos poucos e nos revelando tanto o passado intrincado de Mickey quanto o presente agitado de Jesse e os dois tempos foram intercalados no enredo de uma forma harmoniosa e contundente, o tornando dinâmico e fluído. Apreciei bastante o romance da trama, que não chegou a ser esfuziante, mas nos trouxe uma bela e comovente mensagem.

Após um incidente causado pelo seu pai, no qual ele quase incendiou a própria casa, Jesse Sienna decide convidá-lo para morar com ele. Além de estar auxiliando e cuidando do progenitor na medida do possível, ele enxerga a oportunidade de ter um relacionamento mais próximo com ele.

Mickey Sienna, um senhor de 83 anos, se vê perdido e confuso depois da morte da esposa. Seu filho Jesse, um jornalista de trinta e poucos anos, passou por algumas desilusões amorosas e agora engatou um namoro com a jovem e doce professora Marina. O pai, ao conhecer a namorada do filho, logo nota que ela se trata de uma mulher especial e tenta alertá-lo de todas as formas possíveis que ele não deve perdê-la de jeito nenhum. Jesse desenvolveu uma armadura após todos os traumas amorosos vividos e com isso acaba não agindo do modo certo com Marina, o que faz com que Mickey lhe conte sua bela e emocionante história vivida com Gina, seu grande amor.

O que poderia ser apenas um relato do passado se mostra algo muito mais intenso, além de revelar a Jesse uma faceta de seu pai que ele ainda não conhecia e transformar a vida dos dois de um modo inimaginável.

Um Ano Inesquecível é um livro muito bonito e com uma mensagem singela e forte. Apesar de não ter sido tão enérgico e pulsante quanto eu imaginava, a história de amor arraigada em suas páginas é dotada de uma beleza singular e sutil que consegue até mesmo nos transportar para dentro da história. Os personagens foram construídos de um modo afável e bem delineado, tornando-os íntimos e próximos do leitor. Narrado em primeira e terceira pessoa - intercalando os pontos de vista de Jesse e Mickey -, o livro se mostrou um romance forte e poderoso, condecorando o amor com maestria e até mesmo apresentando uma maneira mais abrangente de enxergá-lo.

Mickey é um senhor que convive com suas próprias limitações e com a solidão de ter perdido a esposa. Com uma saúde frágil advinda de sua idade avançada, ao fritar um ovo ele acaba quase colocando fogo na casa inteira. Os filhos se reúnem e cogitam a possibilidade de interná-lo em uma casa de repouso, mas Jesse resolve assumir a responsabilidade pelo pai e levá-lo para morar com ele. Com esse estreitamento de laços, pai e filho descobrem fatos desconhecidos sobre si e Mickey resolve usar de sua vasta experiência para aconselhar o filho. Gostei muito do Mickey que, apesar de ostentar uma aparência frágil, se mostra um homem muito forte e corajoso. Sua história de vida é comovente e serve de inspiração tanto dentro quanto fora da ficção. Jesse é um jornalista free lancer que quebrou muito a cara no campo amoroso e com isso desenvolveu uma redoma protetora ao redor de si, protegendo-se de relacionamentos sérios, com medo de se magoar novamente. Marina, sua atual namorada, é uma moça muito especial e Mickey consegue enxergar isso logo de cara e tenta mostrar ao filho que ele deve tratá-la melhor e assumir todos e quaisquer riscos, antes que venha a perdê-la. Apesar de entender o ponto de vista de Jesse, em alguns momentos o achei egoísta e até mesmo frio. O que acabou moldando e transformando o personagem ao longo da trama foi o lindo relato vivido por seu pai.

Em suma, Um Ano Inesquecível é um livro terno e delicado, escrito de forma bela e sutil e que nos mostra que o verdadeiro amor transcende o tempo, as barreiras físicas e quaisquer outras limitações. Seus personagens são carismáticos e é impossível não torcer por eles se comover com suas trajetórias de vida. A capa é simples e retrata os três principais personagens da trama e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

Confira o booktrailer de Um Ano Inesquecível:



13 comentários:

  1. Sua resenha ficou ótima. Lerei sim,adoro livros que nos passa uma lição. Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Que história fofa. Tadinho, imagina como ficou depois de perder a esposa :-( Talvez é daqueles livros que vc vê uma lagriminha escorrendo no canto dos olhos e tenta disfarçar rssss.

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com ❥ Fanpage ❥ Twitter

    ResponderExcluir
  3. oi Nessa, eu adoro esse romance, de forma singela ele me faz acreditar na beleza do amor

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha ficou maravilhosa!
    Fiquei muito curiosa para ler esse livro <3

    Beijos
    barbfurtado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oie Nessa,
    já tinha visto este livro por ai, mas é a primeira resenha que vejo.
    Parece ser uma ótima história, mas um pouco lenta.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Vanessa, tudo bem?
    Não gosto muito dessas leituras mais dramáticas, ando evitando esse tipo de história. Mas pra quem gosta deve ser uma boa experiência.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia o livro, mas por se tratar de romance já tem pontinhos comigo. Adoro!
    Eu gostei bastante da resenha. Parabéns!

    bjO e tenha uma ótima semana!

    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir
  8. Oie Nessa =)

    Tenho esse livro há algum tempo e várias vezes peguei ele para ler, mas acabei deixando a leitura para depois. Sua resenha me fez ficar com vontade de ler o livro novamente e até ficar com aquela pontinha de arrependimento de não ter dado uma chance para história antes.


    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa
    Este livro parece ter uma historia linda e comovente. Tenho curiosidade em ler.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Nessa,
    Ainda tenho esse livro por aqui, mas não li.
    Gosto de romances e esse parece ser maduro, acho que vou gostar da leitura.

    tenha uma ótima quarta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. boa noite, tudo bem?
    Acho muito bonito livros assim, simples, mas que tocam o leitor;
    Pela sua resenha parece mesmo ser um livro sútil e delicado.

    SIGA BIO-LIVROS | Página | Magazine Você | Produtos Natura

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Comprei esse livro há algum tempinho já, e ainda não li ele, mas morro de vontade, pois realmente parece ser uma estória bonita.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  13. Adorei sua resenha, esse livro parece ser maravilhoso. <3

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir