28/08/2016

Resenha: O Resgate no Mar Parte 2 - Diana Gabaldon

Título original: Voyager
Gênero: Romance histórico
Páginas: 656
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
Em O Resgate no Mar Parte 2, segunda parte do terceiro volume de Outlander, de Diana Gabaldon, temos uma história repleta de surpresas, encantos e mistérios. Apesar da quantidade de páginas, a autora soube manter a adrenalina viva no enredo e nos extasiar - e também nos chocar - com a revelação de alguns segredos e com o belo romance de Claire e Jamie.

Claire Randall finalmente conseguiu voltar no tempo e reencontrar o seu amado Jamie Fraser na Escócia do século XVIII, mas o casal ainda está muito longe do sonhado final feliz. Os dois ainda terão que passar por muitos obstáculos, incluindo tanto fantasmas do passado quanto perseguições em alto-mar e, acima de tudo, os vinte anos de distância que os afastaram.

Por mais que a forte paixão e o intenso desejo entre os dois não tenha diminuído nestas duas décadas, o mesmo não se pode dizer da confiança entre eles. Após a Batalha de Culloden, Jamie se tornou um homem endurecido e um pouco diferente daquele que Claire tanto amou. Ela também precisará lidar com o segundo casamento de seu amado com Laoghaire e superar a saudade de sua filha, Brianna, que ficou sozinha no ano de 1968.

A união deste impetuoso casal é colocada à prova quando o sobrinho de Jamie, Ian, acaba sendo sequestrado. Juntos, eles precisarão viajar por muitos mares e cruzar as Índias Ocidentais para tentar resgatá-lo, provando mais uma vez que nada é capaz de deter um amor selado pelas fronteiras do tempo e do espaço.

O Resgate no Mar Parte 2 trouxe ainda mais adrenalina e ímpeto para a trama de Diana Gabaldon. Quando pensamos que nada mais poderia acontecer, se desencadeia uma série de eventos repletos de perigos e ardilez, provando mais uma vez o amor do casal e suas fortes convicções. Jamie seguiu  caminhos tortuosos quando estava longe de Claire e alguns de seus segredos acabam sendo revelados, trazendo um misto de choque e surpresa para o enredo. Claire, por mais que esteja ao lado do homem que tanto ama, sente muito a falta de Brianna e carrega uma parcela de culpa em seu ser. Narrado em primeira pessoa por Claire, de forma fluída e envolvente, o livro conseguiu mexer com os meus sentimentos e fazer com que eu terminasse a leitura estupefata.

Claire continua extremamente apaixonada por Jamie e cumprindo suas funções de "curandeira" do século XVIII a todo vapor. Independente do grau de gravidade da situação, ela segue fielmente os desígnios da profissão que jurou exercer e com isso acaba se colocando até mesmo em perigo. Muitos detalhes a respeito da vida de Jamie a chocam profundamente, a ponto de ela refletir se fez a escolha certa ao voltar para o passado ao invés de ter ficado na companhia da filha nos meados de 1960. Por mais que tal questionamento traga um tom de indecisão para a trama, é perfeitamente possível compreender Claire, visto que Jamie mudou bastante e tomou atitudes consideradas inimagináveis julgando-se toda a trajetória de amor do casal. Admirei ainda mais a personagem por se mostrar uma mulher forte e determinada e confesso que mesmo se tratando de Jamie, não conseguiria passar por cima de muita coisa como ela passou.

"Estranhamente, eu estava mais empolgada do que perturbada. Eu levara uma vida estável por vinte anos, presa como um coral pelas minhas ligações com Brianna, Frank e meus pacientes. Agora, o destino e meus próprios atos libertaram-me de todos esses laços e eu me sentia como se estivesse rolando nas ondas de uma rebentação, à mercê de forças muito mais poderosas do que eu."

Jamie, por sua vez, mostrou algumas facetas um tanto quanto desconhecidas. Ele continua apaixonante, protetor e com um senso de humor ímpar, mas muitas revelações a respeito de seu passado acabaram me deixando intrigada e surpresa. Ele é a prova viva de que a batalha endurece um homem e na ausência de Claire acabou se enveredando por outros caminhos. Por mais que suas ações tenham sido justificadas pela solidão e pelo sofrimento, confesso que fiquei em choque com algumas delas e levei um bom tempo para processá-las, mesmo sem perder o carinho e afeto que nutro pelo personagem.

"Amar você me levou ao inferno mais de uma vez, Sassenach; mas eu correria o risco outra vez, se necessário."

Em suma, O Resgate no Mar Parte 2 conseguiu manter a mesma magia e exuberância dos demais volumes da série, com a diferença de que desta vez nos trouxe muitos segredos, revelações e surpresas. Os personagens, apesar de sofrerem mudanças comportamentais, continuam apaixonantes e o pano de fundo da história está ainda mais exuberante, sem contar que a autora conseguiu fazer um apanhado histórico ainda mais detalhado e descreveu, inclusive, o período da escravidão e todos os seus algozes e infortúnios. A capa é muito bonita e convidativa e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

Confiram as resenhas dos volumes anteriores de Outlander:

►A VIAJANTE DO TEMPO
►A LIBÉLULA NO ÂMBAR
►O RESGATE NO MAR PARTE 1


12 comentários:

  1. oie!

    Eu já li o livro, e gostei do rumo que a história levou! Estou adorando acompanhar cada um dos volumes dessa série!

    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa
    Eu li até o segundo livro, ainda não me organizei para ler o terceiro livro, mas sou curiosa, eu amei ler os primeiros livros e cheguei a assistir os primeiros episódios da série e gostei muito. Quero sim ler.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu era louca pra ler essa série, mas aí vi uns spoilers que me desanimaram. Mas tô pensando em dar uma chance a série de TV, só pra sentir um gostinho, hehe!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  4. oi Nessa, eu realmente só sei da série pelos comentários que leio, acho que não teria muito pique para acompanhar o desenrolar da trama.

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nessa!
    Comecei a ler essa série e pretendo muito continuar a leitura!
    Amei a escrita da autora!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa!
    Eu não sabia que os livros de Outlander eram calhamaços, rsrs. Realmente não é sempre que um autor consegue manter o interesse do leitor ao longo de tantas páginas. Ainda mais quando se trata de uma série que vc sabe que chegar ao fim do livro não equivale chegar ao fim da história.
    Que bom que a série continua se mantendo interessante.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi nessa!

    Poxa não comecei a ler ainda Outlander, mas fico impressionada que a autora consiga manter o nível numa série que me parece bem longa!! Um dia consigo ler todos!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oie Nessa =)

    Eu preciso ler Resgate no Mar parte 1 e 2, porém se tratando de Outlander sempre fico com aquele medinho de me acabar em lágrimas. Eitá autora para adorar fazer seus leitores sofrerem essa Diana Gabaldon.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  9. Poxa eu não conhecia mesmo a série e gostei, e olha que caí de paraquedas nessa sua resenha, bom vou pesquisar um pouco a respeito da série e ver se encontro ela pra ler.
    Beijos

    http://caprichadissimas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    menina sempre quero começar esta série, mas nunca consigo comprar.
    Adorei a resenha e fiquei ainda mais curiosa para ler o livro

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa, sua linda, tudo bem?
    Nossa!!!Que história!!! Fiquei com o coração apertado por ela e como sou muto sensível, já vi que também não conseguirei aceitar o que ele fez, apesar de não saber o que foi parece ser grave. Ela é uma personagem mais forte do que eu imaginava. Estou louca para ler essa série. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. ooi!
    faz um tempo que assisti a série e me encantei com a história, ainda não tive a oportunidade de ler os livros mas tenho bastante vontade!
    bjs xxx
    lendocomela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir