06/10/2016

Resenha: Os Delírios de Consumo de Becky Bloom - Sophie Kinsella

Título original: The secret dreamworld of a shopaholic
Gênero: Romance/Chick-lit
Páginas: 432
Editora: Record
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, de Sophie Kinsella, nos traz uma excelente comédia romântica com uma protagonista extremamente consumista e divertida. Becky é hilária, atrapalhada e não resiste a uma boa promoção, mesmo se afundando em dívidas. E detalhe: a moça é uma jornalista especializada no mercado financeiro, mas não consegue controlar suas próprias finanças. Por ser uma leitura cômica e bem engraçada, o seu ritmo é contagiante e envolvente, ao ponto de nem sentirmos as mais de quatrocentas páginas do livro.

Becky trabalha como jornalista financeira, ensinando as pessoas a como administrarem o seu dinheiro. O que ninguém imagina é que, em seu tempo livre, a jovem é uma verdadeira consumidora compulsiva, cheia de dívidas e brincando de gato e rato com o gerente de seu banco. Ela não resiste a uma boa liquidação e acredita que as pessoas notam tanto a alça do seu sutiã quanto a cor de seus sapatos e por isso prefere se aperfeiçoar em todos os detalhes. Seu salário nunca é suficiente para todas as suas extravagâncias e ela passa o tempo todo lutando para achar uma maneira de equilibrar as enormes faturas de seus cartões de crédito.

Becky, assim como muitas mulheres, enxerga no ato de comprar uma verdadeira terapia e inventa desculpas mirabolantes para o gerente de seu banco, Derek Smeath, como pé quebrado, morte do cachorro da família, dentre outras. Acompanhar seus deslizes e suas omissões se mostrou bastante prazeroso e também a sua ânsia para se livrar das dívidas, que vai desde a cortar custos como a também buscar uma renda extra, mas nada consegue combater sua grave compulsão por comprar. Em meio a esse emaranhado de confusões, ela ainda encontra tempo para se apaixonar por Luke Brandon - um especialista em finanças e aprontar boas e poucas...

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom se mostrou um livro bastante divertido e envolvente, com uma protagonista hilária, um pouco maluquinha e dona de um bom coração. Com um enredo fluído e contagiante e personagens engraçados e heterogêneos entre si, o livro se revelou uma excelente leitura e mostrou que a estreia de Sophie Kinsella no mundo da literatura foi magistral e brilhante. Narrado em primeira pessoa por Becky, de uma maneira bem descontraída e dinâmica, o livro conseguiu me envolver do início ao fim e me propiciar altas e sonoras gargalhadas.

Quem analisa Becky superficialmente, acredita que a personagem seja fútil e que não passe de uma boa materialista, o que afirmo ser um tremendo engano. Apesar da sua compulsão por compras, a protagonista tem muitos valores, tais como ser sensível, carinhosa, amiga e extremamente otimista. Ela assume que tem um problema e faz de tudo para se livrar dele, por mais que todas as suas tentativas sejam frustradas. Suas artimanhas para se livrar do gerente do banco bem como suas investidas para com Luke são divertidíssimas e me renderam boas risadas.

"Um homem nunca vai te amar ou te tratar tão bem quanto uma loja. Se um homem não combina com você não dá pra trocar ele sete dias depois por um suéter de cashmere maravilhoso,"

A trama também é composta por outros personagens de peso e tão divertidíssimos quanto a protagonista. Derek Smeath, o gerente de Becky, é implacável na sua perseguição pela moça e faz de tudo para que ela acerte suas dívidas o mais breve possível. Luke Brandon passa uma imagem de arrogante e metido, mas pouco a pouco vamos conhecendo suas verdadeiras facetas. A cena entre ele e Becky envolvendo a echarpe verde foi muito hilária e engraçada e é justamente a partir daí que passamos a desvendá-lo mais profundamente.

Resumidamente, Os Delírios de Consumo de Becky Bloom se mostrou um chick-lit divertido, cômico e muito bem escrito, Mesmo sendo a obra de estreia de Sophie Kinsella, já se era visível o enorme talento e perspicácia da autora para o mundo da literatura. Em 2009 foi feita uma adaptação cinematográfica do livro com os atores Isla Fisher e John Lithgow nos papéis principais, que conseguiu ser tão (e até mais) divertido do que a obra. A capa do livro traz a imagem do pôster do filme e a diagramação está ótima, com fonte em tamanho agradável e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

Confira o trailer do filme Os Delírios de Consumo de Becky Bloom:



12 comentários:

  1. Oie,
    menina eu amo esta série! Tanto os livros como o filme.
    Beck é muito engraçada e sempre tentando ajudar todo mundo com o seu jeito maluco de ser.
    adorei a resenha

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa
    Faz tempão que eu li este livro, eu amei amei e ameii. Já assisti ao filme umas mil vezes, é muito engraçado.
    Adoro quando ela coloca o cartão de crédito no congelador eheheheh

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Nessa

    Essa é uma série que tenho vontade de ler, mas por enquanto ainda nao surgiu a oportunidade. Quero começar lendo os livros auto conclusivos dessa autora, e depois se gostar, quero ler suas séries.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  4. oi Nessa, eu só li esse da série da Kinsella, mas Becky Bloom é tudo de bom, atrapalhada, viciadinha em compras, divertida e sempre com uma tirada sarcástica pra dar aquela vontade de rir sozinha
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa!
    Saudade de você.
    Amo os livros da Sophie Kinsella. Adoro a série Becky Bloom, apesar de ter lido apenas os 5 primeiros. Ms gostei bastante dos outros livros da autora tbm.
    Adorei sua resenha. E, concordo com você, o filme é tão bom quanto o livro. A Isla parece que nasceu para o papel de Becky.
    Bjos!!!
    Andreia
    Sentimentos nos Livros

    ResponderExcluir
  6. Devo admitir que ainda não li o livro, mas assisti ao filme e amei.
    Ela é uma personagem cativante e é um amor.
    Art of life and books.

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa!

    Se uma série que eu adoraria ter na minha estante é a da Becky Bloom. Desde que vi o filme, tive vontade de ler os livros! Imagino que seja bem divertido mesmo! Um dia ainda terei todos! #sonho rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa, sua linda, tudo bem?
    Adoro essa história, ainda não li o livro, mas vi o filme e amei!!! É muito divertido, e além disso a gente fica nervosa porque ela cria cada situação, queremos ver como ela conseguirá resolver tudo. O que achei interessante, foi a autora falar de um problema, que é a compulsão, de forma tão leve e que tem tudo a ver com o universo feminino, risos... Estou louca para ler o livro também. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Você acredita que quando eu li esse livro eu não gostei? Sério, eu odiei a história kkk preciso ler novamente, quem sabe hoje eu tenha outra visão da história.

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa,
    Eu tenho a versão pocket, está aqui separadinho para ler.
    Espero gostar tanto quanto o filme, que adoro ♥

    tenha uma ótima semana :D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Oi Vanessa, tudo bem?
    Acredita que nunca nem vi o filme? Mas curti a resenha e fiquei interessada no livro, parece leve e divertido!
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nessa!
    Eu amo a escrita da Kinsella, e tenho curiosidade os livros da Becky, pois só assisti o filme, mas gostei bastante!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir