12/10/2016

Resenha: Sangue de Lobo - Rosana Rios e Helena Gomes

Edição: 2
Ano: 2014
Gênero: Ficção sobrenatural
Páginas: 416
Editora: Farol Literário
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Sangue de Lobo, escrito em parceria pelas autoras Helena Gomes e Rosana Rios, nos traz uma história genial, permeada de cenas macabras e com uma mitologia superinteressante envolvendo lobisomens. O enredo é repleto de mistérios, no melhor clima de thriller policial e nos traz acontecimentos curiosos. As autoras souberam criar uma trama de arrepiar e com ricos elementos, tornando a leitura extremamente envolvente e viciante.

Um antigo manuscrito, que narra uma história de mistério e vários assassinatos, permanece escondido nos recônditos de um pequeno museu no interior de Minas Gerais. Ana e Cris, duas jovens que viajam à passeio pelo local com a família, leem a história contida naquelas antigas páginas e ficam assombradas com o seu conteúdo: o enredo do livro descreve um jogo de RPG que elas jogaram em São Paulo e o pano de fundo da trama é justamente a cidade onde elas irão passar suas férias.

Nesta pacata cidade ocorreram uma série de crimes no início do século XX. E, exatamente cem anos depois, volta a acontecer uma sequência macabra de mortes, envolvendo intrigas, crueldade e oito bonecas soturnas de porcelana, que correspondem ao número de vítimas de um insano serial killer. O que intriga a todos é quem é o responsável por essas atrocidades: um lobisomem que aparece na história ou um outro personagem enigmático?

Narrando contos de mitologia e folclore, onde seres humanos se transformam em temidos animais e em que devem passar por duras provas para recuperar parcelas de sua humanidade, nessa história a busca interior de cada personagem os colocará em uma situação de maldade e loucura, à procura de respostas não somente para os crimes, mas também para si mesmos...

Sangue de Lobo se mostrou uma grata surpresa e foi um dos melhores livros nacionais de suspense e terror que eu tive o privilégio de ler. É visível o quanto as autoras pesquisaram à fundo o tema abordado, explanando a mitologia dos lobisomens magistralmente e nos apresentando várias culturas, etnias, lendas e histórias sobre esses seres lupinos. E o mais interessante no livro é o embate entre o homem e o lobo e o quanto o ser humano é capaz de demonizar aquilo que não conhece e se ludibriar com a maldade retratada nas mais diferentes facetas. Narrado em terceira pessoa, de forma bastante abrangente e fluída, o livro se mostrou uma excelente leitura e nos trouxe um verdadeiro suspense policial, daqueles de tirar o fôlego.

Os personagens são bem heterogêneos entre si e um dos mais intrigantes e cativantes foi Daniel. Seu caráter, sua doação para com os outros e sobretudo, seu forte senso de justiça se mostraram qualidades brilhantes e intensas. Gostei tanto da Ana quanto da Cris, mas alguns dos seus dramas adolescentes acabaram tirando um pouco do brilho das protagonistas. Apreciei bastante também a desenvoltura e a inteligência da investigadora Natália, bem como a sua linha de raciocínio dentro da trama.

Em síntese, Sangue de Lobo fala de homens e de lobos e das inúmeras surpresas que a vida nos reserva, mostrando que a maldade, muitas vezes, tem uma tez bem mais humana do que propriamente sobrenatural. A parceria entre Helena Gomes e Rosana Rios foi brilhante e resultou em uma obra rica, contundente, milimetricamente trabalhada e extremamente envolvente, feita sob medida para quem aprecia um bom suspense policial e uma trama sobrenatural articulada. A capa do livro nos traz a figura intrigante de um lobo e a diagramação está bem caprichada, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

14 comentários:

  1. Oie Nessa,
    não conhecia o livro, mas confesso que ele não me chamou atenção.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa, gosto desta temática e adorei a sua resenha, com certeza que irei ler se tiver oportunidade, adoro livros sobre lobos e se é envolvente então. Já quero!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  3. Olá, Nessa.
    Adoro livros de suspense. Achei interessante essa questão do pulo de cem anos no tempo. Gosto de histórias assim. Eu só não curti muito a capa.
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha, adoro livros desenvolvidos com esse tema e acho super interessante. ♥
    Art of life and books.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, achei a premissa muito interessante. Gostei muito da sua resenha e fiquei bem curiosa pela leitura, adoro um bom mistério e de histórias sobrenaturais!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  6. Nessa, eu tenho uma certa dificuldade em acreditar que a Rosana escreveu esse livro, caramba eu lembro dela nos infantis, tenho até um exemplar
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa!

    Muito bom quando um livro é uma grata surpresa! Já tinha lido uma resenha positiva sobre ele e a premissa é realmente bem interessante! Gostei da dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Que resenha incrível! Da até vontade de ler, apesar desse não ser meu estilo preferido de leitura rs Achei bem interessante a história se passar em Minas Gerais, sou mineira então isso me chamou a atenção rs

    Realmente muito boa sua resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nessa!
    Um livro cheio de mistérios é sempre bem-vindo! Ainda não conhecia o livro e a autora!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Se tem suspense, mitologia, lobisomens, thriller policial e terror, já tá na minha lista de desejados rsrs não conhecia o livro, mas agora fiquei curiosa para ler.
    Gostei muito da sua resenha, bjs!
    Refúgio da Ju

    ResponderExcluir
  11. Oiii Nessa

    Acabei de ler outra resenha do livro que tb é só elogios. Achei super interessante essa mistura de thriller policial com esse fundo sobrenatural envolvendo lobisomens, certamente bem criativo e dá um toque mais original que diferencia a história de outros thrillers. Se puder vou conferir essa história sim.

    Beijokas

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa
    Sou curiosa por este livro, tem um enredo que me agrada. Pretendo ler um dia, quando minha listinha de leitura diminuir ehhehe

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Nessa, sua linda, tudo bem?
    OMG!!! Preciso desse livro, tendo lido várias resenhas elogiando. Você me deu uma visão diferente do livro, o embate entre homem e lobo. Gostei muito disso que falou, pois acredito: "o quanto o homem é capaz de demonizar aquilo que não conhece". Estou louca para ler!!! Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Nessa,

    Tinha curiosidade em relação a esse livro mas não havia lido nenhuma resenha ainda, já estava na minha lista de desejados, agora depois da sua resenha nem preciso falar que quero ler...kkk..abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir