25/11/2016

Resenha: Ah, O Verão! - Fernanda Belém

Edição: 1
Ano: 2014
Gênero: Romance juvenil
Páginas: 256
Editora: Valentina
Classificação: 4/5
Comprar: Submarino
O livro Ah, O Verão!,  primeiro volume da série As Quatro Estações do Amor, da carioca Fernanda Belém, nos traz um romance juvenil fofo, regado por amores de verão, sol, praia e muita diversão. A história da Camila é bem fluída e descontraída e nos faz relembrar os nossos primeiros amores de adolescência e todo o gás e a fé que depositávamos neste tipo de relacionamento, sonhando com o felizes para sempre. Apesar de ter curtido bastante toda a nostalgia que a trama me proporcionou e a escrita da autora - bem detalhada e com um ritmo contagiante - me irritei um pouco com a protagonista e sobretudo com sua forma de agir.

Tudo o que Camila tinha planejado para o verão era curtir suas férias ao lado das amigas, regado por festas, clubes, churrascos, praias, baladas e tudo o mais que tivesse direito. E, claro, Mila não queria perder a oportunidade de se aproximar de Rafael, o garoto do colégio de quem há tanto tempo ela está interessada. Porém, nem tudo sai como o planejado e sua mãe já havia arquitetado um plano: passar a temporada de férias em Búzios.


Além de não colocar em prática suas artimanhas para angariar o coração do Rafael, Mila terá que conviver com Juliana, uma garota totalmente o oposto dela e de suas amigas. Inconformada, ela segue para Búzios afirmando que estas serão as piores férias de sua vida, mas o destino se encarrega de lhe reservar uma grande surpresa...

O verão em Búzios acaba lhe reservando novas amizades, sensações, sentimentos e muitas presepadas. Mila vivencia um verdadeiro amor de verão em meio ao pôr-do-sol e ao brilho das estrelas do local, que se tornará único e especial...

Ah, O Verão!, se mostrou um livro gostoso, envolvente e com aquele leve cheirinho de brisa do mar. As descrições de Fernanda Belém sobre a beleza do local, bem como sobre os pontos turísticos e a culinária praiana foram exuberantes e quase que palpáveis, fazendo com que realmente saboreássemos toda a magia e encanto presentes no enredo. E, claro, o amor de verão vivido por Camila nos transporta para aquele tempo de nossa vida onde cada segundo tinha um significado especial e mágico, proporcionando um clima de nostalgia envolvente. O que me desagradou foi o comportamento da protagonista, que se mostrou em grande parte da história mimada e muito rude e grossa com a sua mãe. Narrado em primeira pessoa por Mila, de forma leve e descontraída, o livro se mostrou uma leitura perfeita para aquela tarde ensolarada de domingo.

Camila é uma adolescente de quinze anos que vive um amor platônico por Rafael, um rapaz que nem ao menos notou que ela existe. Ela faz de tudo para chamar a atenção dele, mas todas as suas tentativas são frustradas. Rodeada de amigas, ela mal pode esperar pelo verão para curtir suas férias e tentar novamente chamar a atenção de Rafael. Porém, quando fica sabendo que sua mãe planejou uma viagem para Búzios, a garota entra em parafuso e afirma para tudo e para todos que aquelas serão as piores férias de sua vida. Porém, o que seria um pesadelo se mostrou um sonho lindo e colorido, tornando a vida de Camila mais alegre, dinâmica e descontraída. Confesso que achei a personagem muito mimada e que não gostei nada da forma como ela tratava e se relacionava com sua mãe, de um jeito bem áspero e arrogante. Quando o Leandro entra em sua vida, Camila fica extasiada e passa a ter muitas melhorias em seu comportamento, mas nada que tenha me feito sentir aquela apatia especial pela personagem.

Leandro se mostrou um personagem encantador e apreciei a forma como o romance dele e de Mila vai se descortinando. Ele vai conquistando a adolescente pouco a pouco e o clima de paquera entre os dois é contagiante. Por mais que os dois jovens morem em partes diferentes do Brasil, eles curtem cada dia como se não houvesse amanhã, tornando cada momento entre eles incrivelmente especial. Gostei muito da Juliana também, que surge na trama de forma tímida e sussurrante e que acaba se tornando uma nova pessoa. Com a ajuda de Camila, nota-se que a jovem se tornou mais confiante e segura de si e apreciei o seu desenvolvimento e posterior amadurecimento dentro da trama.

Resumidamente, Ah, O Verão! é um livro que fala de amor, amizade, descobertas e auto-valorização, com aquele misto de surpresa e paixão. A trama nos foi apresentada com tanto sabor e magia que é praticamente impossível não querer conhecer Búzios e todas as suas belezas, delícias e encantos e quem ainda não viveu aquele amor de verão, vai desejar com cada fibra de seu ser desfrutar da mesma sensação de Camila e Leandro. Apesar de não ter me afeiçoado totalmente à protagonista da trama, fiquei inebriada pelo enredo e gostei demais dos personagens secundários da história. A capa é bem descolada e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações fofas no miolo do livro de bilhetes e páginas de agenda. Apesar das pequenas ressalvas, não deixo de recomendar.

13 comentários:

  1. Oi Nessa,
    Eu preciso conhecer o trabalho da Ed.Valentina.
    Nunca li nada, mas vejo tantos elogios.
    Adoro o enfoque nacional que ela tem.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa
    Eu já li um livro da autora e curti muito. Morro de curiosidade para ler este, parece ser uma história divertida.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii Nessa

    Achei o livro uma gracinha, parece ser super gostoso pra ler em uma tarde quando a gente quer mesmo só relaxar um pouco e desconectar a mente das preocupaçoes de sempre. Para o verão que tá chegando, é uma boa pedida. Deixo anotadinho na minha lista.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  4. oi Nessa, faz um tempinho que quero ler esse livro... a proposta é bem legal, eu adoro livros juvenis
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa! Não conhecia o livro, mas parece ser super fofo. Búzios deve ser um lugar incrível e que bom saber que mesmo a protagonista não sendo mega carismática a trama é boa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa, sua linda, tudo bem?
    Eu participei de uma ação de divulgação do livro e fiquei apaixonada pelos personagens e pela história. Tive contato com a autora e ela é um amor de pessoa, muito simpática. Estou louca para ler esse livro, já consegui comprar. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Nessa!
    Eu acho essa história bem fofinha!
    Já tive a oportunidade de ler o livro, e gostei bastante da história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Oii Nessa!
    Eu não conhecia o livro, mas lendo a sua resenha fiquei com vontade de ler. Só não gostei muito do nome do menino que a Camila vai se envolver, pois Leandro é meu ex rsrs.

    Beijos - Refúgio da Ju

    ResponderExcluir
  9. Oi Vanessa, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar desse livro, parece bem divertido! Pena que a protagonista seja meio grosseira com a mãe.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Oie Nessa,
    Li este livro faz pouco tempo e gostei, mas achei a personagem principal mais ou menos, então não curti tanto assim.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz

    ResponderExcluir
  11. Oi, Vanessa.
    Nunca tinha visto nada a respeito desse livro, mas já curti a ideia de cada livro representar uma estação.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa,
    Parabéns pela resenha, infelizmente acho que não seria um livro que compraria para mim no momento, acho que está mais a cara de algumas adolescentes que conheço. Repassarei a dica.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie Nessa =)

    Sempre leio resenhas positivas desse livro, mas infelizmente não consigo sentir aquela pontinha de curiosidade para conferir ele. Sinto que não vou me dar bem com a protagonista rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir