17/12/2016

Resenha: A Indomável Sofia - Georgette Heyer

Título original: The Grand Sophy
Gênero: Romance de época
Páginas: 406
Editora: Record
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro A Indomável Sofia, de Georgette Heyer, nos traz um romance de época refinado, com personagens fortes e nada convencionais e dotado de uma escrita magistralmente arquitetada e singular. Sofia é uma protagonista irreverente, com um senso de humor único e uma moça que luta piamente por aquilo que acredita ser o certo, independente da opinião que os outros tenham sobre ela e do quanto a sociedade se assombre em vista de sua performance - características estas que por si só a sagraram uma verdadeira heroína.

Lady Ombersley não estava nem um pouco preparada quando recebeu a notícia da chegada da jovem Sofia Stanton-Lacy, para os íntimos, Sophy. Ousada, divertida e extremamente irreverente, ela irá passar uma temporada na casa de sua tia em Berkeley Square após ter acompanhado seu pai por anos em suas missões diplomáticas. Órfã de mãe e educada de uma forma bastante cosmopolita, Sophy não ostenta a imagem de uma moça comedida e tímida e seu modo de ser espirituoso e enérgico causa um verdadeiro alvoroço na alta sociedade londrina do começo do século XIX.

A chegada da jovem em Berkeley Square não poderia ter ocorrido em momento mais oportuno, visto que sua prima, Cecilia, comprometida com um grande partido da sociedade, se encontra apaixonada por um poeta e seu primo Hubert está atolado em dívidas vitimadas pelo seu vício desenfreado no jogo. Cabe à prima recém-chegada auxiliar a todos da maneira como pode, com seus comentários espirituosos, seu modo de agir espontâneo e sobretudo, com sua determinação aguçada. Porém, Sophy encontra um grande desafio na pessoa de Charles Rivenhall, seu primo mais velho. Noivo da maçante e irritável Srta. Wraxton, ele não gosta nada da intromissão da prima em sua pacata vida e tenta refreá-la o máximo possível.

Parece que os dois estão determinados a jamais se entenderem, mas Sophy acaba descobrindo que por trás da fachada ríspida e seca de Charles se esconde um homem menos rabugento do que ela poderia supor. E ele, que acredita que apenas um marido pode colocar sua prima nos eixos, passa a enxergá-la com outros olhos...

A Indomável Sofia se mostrou um romance de época incrivelmente apaixonante e majestoso e com uma escrita sublime e minuciosamente encantadora. Sofia é uma personagem forte e uma mulher à frente de seu tempo que não tem medo de desafios e nem de romper com todos os rótulos, se mostrando uma heroína divertida e irreverente. Narrado em terceira pessoa, de uma forma bastante refinada, envolvente e carismática, o livro foi a minha primeira experiência com a escrita de Georgette Heyer e confesso que amei seu modo espirituoso de compor romances e de confeccionar seus personagens.

Sofia é uma jovem nada ponderada, alegre, impulsiva e de uma franqueza desconcertante. Ela manobra diligências de cavalos com destreza e determinação, cuida de enfermos graves com doçura e precisão e auxilia todos ao seu redor, da maneira como pode. Quando chega em Berkeley Square, logo enxerga que seus primos estão com problemas e toma medidas nada convencionais e um tanto atrevidas para ajudá-los. O modo de ser espirituoso, forte e independente da jovem a tornaram uma protagonista excepcional e singular, que não tem medo de derrubar todas as convenções e tradições do período regencial da Inglaterra do começo do século XIX.

"Sem compreender que era digna de censura, Sophy logo se tornou uma jovem cujas maneiras naturais eram um alento numa época em que predominavam sorrisos afetados e frivolidades."

Charles é visto como tirano pelos irmãos mais novos e o seu futuro enlace com a patética e antipática Srta. Wraxton não é visto com bons olhos pela família.  Apesar da sua tez endurecida e de seu jeito seco e prático de agir, tudo o que ele quer é estruturar o seu lar e corrigir os erros cometidos pelo pai. Quando Sophy chega em Berkeley Square, ele não gosta nem um pouco da intromissão da prima em suas vidas e faz tudo o que pode para manter os seus familiares longe das confusões criadas pela moça mas, aos poucos, percebe que a irreverente jovem está tocando como nunca antes seu coração.

Em síntese, A Indomável Sofia é um romance de época exuberante, majestoso e incrivelmente refinado. Pode até ser uma mera presunção de minha parte, mas arrisco a dizer que achei a escrita de Georgette Heyer extremamente semelhante à de uma das minhas autoras favoritas, Jane Austen, tamanha a destreza, impetuosidade, delicadeza e grandeza com que ela compôs o seu enredo e arquitetou os seus personagens. Admirei demais a construção da protagonista Sofia e toda a sua sagacidade e determinação ao longo da história, bem como o seu romance sublime e delicado e claro, me apaixonei pelo Charles e por seu forte senso de justiça e responsabilidade e me encantei com a sua verdadeira personalidade. A capa do livro é muito bonita e nos traz o retrato de uma moça com suas vestes de época e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

10 comentários:

  1. Esse livro estava na minha lista de desejados, mas li uns comentários negativos sobre ele, sobre ter mais foco na família da mocinha, do que no romance. Daí desisti de ler. Mas que bom que vc gostou!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa, tudo bem?

    Eu adorei A indomável Sofia e tem um toque de Jane Austen mesmo, ao menos eu acho rsrsr O foco é na família e na sociedade, não no romance em si, mas eu curti mesmo assim rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa, tudo bem?
    Às vezes sinto que esses romances sempre seguem a mesma fórmula, então isso acaba me desanimando de ler algum (por mais que eu tenha curiosidade). :(
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Como eu ia amar esse livro <3 adoro heroínas como ela, mesmo vivendo no passado, está a frente de seu tempo, ensinando que nós mulheres temos o poder de mover montanhas!

    Beijinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  5. nunca li nada da autora, Nessa, mas romance de época é o meu preferido e gosto de ser surpreendida com enredos novos
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Já vi falarem bem desse livro, então talvez eu goste da estória. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  7. Oie Nessa =)

    Esse livro é maravilhoso não é? Simplesmente adorei a escrita da Georgette e quero muito ler outros livros da autora.

    A Sofia é uma personagem incrível! Sinto falta de mocinhas como ela nos livros.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  8. Oi, Nessa!
    Já li a Indomável Sofia e gostei bastante.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa
    Vc sabe que eu amo romances de época, e agora fiquei louca para ler. Semana passada vi este livro em promoção em uma livraria e fiquei na divida e acabei não comprando, vou já compra-lo. Adorei sua resenha.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir