02/12/2016

Resenha: Mentira Perfeita - Carina Rissi

Edição: 1
Ano: 2016
Gênero: Romance/Chick-lit
Páginas: 462
Editora: Verus
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
Mentira Perfeita, spin-off de Procura-se Um Marido, da paulista Carina Rissi, nos traz um romance majestoso e muito bem escrito, repleto de humor, confusões e paixão. Com uma narrativa deliciosa - que consegue prender o leitor do início ao fim e fazê-lo gargalhar e suspirar na mesma medida -, a trama de Carina Rissi se mostrou mágica e especial, além de salientar ainda mais o talento da autora.

Júlia é uma workaholic de carteirinha e não tem tempo para outras distrações. Ela é uma profissional brilhante e se empenha para ser a melhor em tudo o que faz, mas acabou deixando a vida pessoal em segundo plano, algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Com graves problemas no coração, a mulher que criou Júlia desde criança teme que ela acabe sozinha quando partir deste mundo.

Júlia faria qualquer coisa por tia Berê e para agradar a única mãe que teve em sua vida, ela resolve inventar um noivado, rezando por um milagre. E eis que o milagre acontece: Berenice se recupera e assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias arquitetando o casamento dos sonhos para a sobrinha. Preocupada com a saúde ainda fragilizada da tia, Júlia segue adiante com sua mentira e acaba conhecendo Marcus Cassani.

Marcus é irritavelmente cínico, mulherengo e dotado de uma beleza que chega a deixar Júlia desconfortável e intimidada. O rapaz também está passando por sérios problemas e chega a conclusão de que um acordo entre eles seria a solução mais acertada. Júlia sabe que tudo o que deve fazer é se afastar de Marcus, mas seu coração acaba tendo uma ideia bem diferente...

Mentira Perfeita se passa no mesmo universo de Procura-se Um Marido, trazendo de volta toda aquela magia especial da trama e nos fazendo reencontrar personagens cativantes como Alicia, Mari e Max, além de nos apresentar outras figuras tão inesquecíveis quanto estas. É notável que neste livro a autora usou de uma pegada meio new adult e o resultado foi incrivelmente satisfatório, tornando a trama ainda mais encorpada. Vale salientar também que Carina aborda tópicos interessantes no enredo, tais como abuso sexual, deficiência física e transplante de órgãos, nos trazendo uma lição rica e valiosa sobre essas temáticas. Narrado em primeira pessoa por Júlia e Marcus - sob pontos de vista alternados - Mentira Perfeita se mostrou um livro maravilhoso, com uma leitura deliciosa e enalteceu ainda mais o talento de Carina na arte de compor um bom romance.

Júlia é uma mulher inteligente e ardilosa, que preza a família acima de qualquer coisa. Batalhadora e uma profissional de mão cheia, ela concilia sua vida entre a casa e o trabalho e perde o chão quando descobre que sua tia Berê está gravemente doente. Ouvindo o conselho de Dênis, seu melhor amigo, ela resolve inventar um noivado de mentirinha para agradar sua tia e acaba caindo em uma grande cilada, pois Berenice se recupera e investe todas as suas economias no casamento dos sonhos para sua sobrinha, com direito a escultura de gelo, pratos requintados e tudo o mais que tenha direito. Consternada com o rumo que as coisas levaram, Júlia corre contra o tempo para tentar reverter a situação, mas todas as suas tentativas se mostram falhas até que Marcus cruza o seu caminho. O belo e estonteante irmão do Max se mostra um rapaz de humor ácido, mulherengo e sem papas na língua. Ele propõe um acordo que beneficia os dois, mas o falso romance acaba saindo do papel e ocupando posto no mundo real...

"Foi impossível tirar os olhos dele, e eu me flagrei pensando que aquele homem mexia comigo de um jeito único: eu amava seu senso de humor, sua mente rápida, o som de sua risada. Adorava odiar suas piadas e sua implicância comigo. E desejava desesperadamente aquele corpo da maneira que ele era, uma mistura confusa de músculos rijos, cicatrizes e limitações."

Marcus é um rapaz forte, determinado e que preza sua independência e liberdade mais do que tudo. Após ter ficado paraplégico depois de um acidente de moto, tudo o que ele mais quer é provar para a família que pode cuidar de si mesmo e viver sozinho. Porém, tanto seus pais quanto seu irmão se preocupam com suas limitações e não aceitam que ele passe a morar sozinho. Durante uma conversa numa roda de amigos, ao ouvir Júlia comentar sobre sua questão com Berenice, ele acredita que aquela seja a oportunidade perfeita para os dois: ele finge ser o seu noivo para agradar a tia da jovem, enquanto ela finge ser sua cuidadora, tornando a família dele mais sossegada e confiante na estabilidade do rapaz. Apesar de relutante no início, Júlia acaba aceitando a proposta e é a partir daí que os dois vivenciam situações cômicas, embaraçosas e muito apaixonantes.

"Assim que comecei a compreender melhor aquela mulher, diversas mudanças foram acontecendo. A primeira delas ocorreu em mim: a atração se transformou em paixão, que foi ficando cada vez mais forte, criando raízes profundas em meu peito."

Em síntese, Mentira Perfeita se mostrou uma leitura extraordinária e incrivelmente apaixonante, além de ser um livro estupendo sobre família, amor e amizade. Acompanhar o romance de Júlia e Marcus ir aflorando pouco a pouco foi mágico e especial, bem como todo o romantismo de tia Berenice e sua paixão por filmes de época e diálogos calorosos de Jane Eyre. A capa do livro é muito bonita e nos traz a gravura de uma moça vestida de noiva ostentando a foto de uma senhora - fazendo alusão a Júlia e tia Berê - e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

Confira resenha do volume anterior:

►PROCURA-SE UM MARIDO

15 comentários:

  1. Oi, Nessa!
    Ainda não li nenhum livro da Carina Rissi, mas sempre vejo excelentes resenhas de suas obras. Já sabia um pouco sobre a trama de "Mentira Perfeita", mas a sua resenha me ajudou a clarear mais minha visão a respeito dela! Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
  2. MARCUS <3
    Como eu amei esse livro!!!!
    Carina Rissi aquece o coração, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bom saber que o livro é mara! Eu comprei na Black Friday, tô doida pra ler!!!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  4. Adorei a postagem e já conheço o livro, mas nunca tive a chance de ler.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  5. Já li um livro dessa autora e curti, esse eu ainda não conhecia! Adorei e vou procurar quando tiver um tempo.
    Amei conhecer seu blog, um beijo.

    www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa, quero mt ter a oportunidade de ler um livro dessa autora, pois só vejo elogios a respeito das obras dela. Parece ser uma história muito bonita, com personagens cativantes, ótima resenha.
    beijos,
    Jéssica - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa, tudo bem?

    Eu gosto bastante da narrativa da Carina Rissi, mas ainda não li Mentira Perfeita. Marcus parece ser um excelente personagem, acho que vou gostar de conhecê-lo!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. É realmente um livros sobre superação :D dar valor a família é necessário, querendo ou não, sempre serão os primeiros a se importar com a gente!

    Bjinhos,
    ❥AmigaDelicada.com ❥Facebook ❥Instagram ❥Twitter

    ResponderExcluir
  9. Oi Vanessa, tudo bem?
    Adorei a dica! Parece um livro fofo e divertido. Sendo um spin-off, é muito necessário ler primeiro Procura-se Um Marido?
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla, obrigada pelo seu comentário! Sim, acho que é importante ter lido Procura-se Um Marido antes, até mesmo pra se situar com a história. Beijo!

      Excluir
  10. Oi, Vanessa!
    Ótima resenha! Quero muito ler esse livro, mas acho que prefiro ler Procura-se um marido primeiro.
    Beijos!
    Borboletas de Papel | fanpage - twitter - instagram

    ResponderExcluir
  11. Oie Nessa =)

    Da Carina só li Perdida, mas estou doida para ler os outros livros dela. Adorei a forma leve como a autora escreve.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nessa!
    Tenho curiosidade em ler esse livro, assim como muitos outros da Carina Rissi!
    Parabéns pela resenha! :D


    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  13. uma trama surpreendente e carismática demais! Carina arrasou
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir