22/01/2017

Resenha: O Problema dos Três Corpos - Cixin Liu

Título original: The three-body problem
Gênero: Ficção científica
Páginas: 320
Editora: Suma de Letras
Classificação: 3/5
Comprar: Submarino
O livro O Problema dos Três Corpos, do autor chinês Cixin Liu e vencedor do prêmio Hugo de melhor romance, nos traz uma história sci-fi de cunho interessante e com várias analogias sobre a raça humana. Apesar de nos apresentar uma temática curiosa e bem atrativa à primeira vista, a leitura se mostrou bastante monótona e lenta, alternando-se com alguns picos de aventura e ação. Creio que o fato da história ser norteada por uma linguagem bem técnica - que mistura física quântica, cálculos e um pouco da mitologia chinesa - contribuiu para que o seu ritmo se tornasse lento, principalmente para pessoas leigas da área como essa que vos fala.

A história se inicia no final da década de 60 na China, quando o país está sendo impactado pelas consequências da Revolução Cultural. Em meio a tanto motim e violência, um grupo formado por astrofísicos, militares e engenheiros iniciam um projeto ultrassecreto envolvendo ondas sonoras e seres extraterrestres.

Uma decisão tomada por uma dessas cientistas, Ye Wenjie - uma jovem que presenciou sua família ser massacrada pelo regime chinês por se opor ao governo de Mao Tsé-Tung e que com isso perdeu toda sua fé na população humana - mudará para sempre o destino de toda a humanidade. Cinquenta anos depois, Wang Miao, um especialista em nanomateriais, acaba sendo completamente absorvido por um jogo on-line intitulado Três Corpos e entrando em um universo desconhecido e descobrindo uma terrível conspiração intergaláctica, onde uma civilização extraterrestre planeja uma verdadeira invasão à Terra.

O Problema dos Três Corpos trata de vários dilemas humanos e também detalha a exploração do homem rumo a um universo obscuro e desconhecido. Apesar de ter um cerne bem interessante e atrativo, muitos pontos deixaram a desejar na trama do chinês Cixin Liu pois, além de abordar uma linguagem bastante técnica e complexa - tornando a leitura um pouco difícil - faltou desenvolvimento no ritmo da trama e um maior aprofundamento no que concerne a composição de seus personagens. Narrado em primeira e terceira pessoa, de forma bastante lenta e por vezes monótona, o livro traça analogias bacanas a respeito da raça humana e possui trechos impactantes, mas infelizmente não conseguiu me agradar por completo.

Achei Ye uma personagem bastante intrigante, mas gostaria de ter conhecido um pouco mais sobre sua decisão que coloca toda a humanidade na berlinda. É visível o quanto a morte de seu pai pela Guarda Vermelha a afetou, bem como as traições que permearam o seu caminho e a partir deste pressuposto conseguimos constatar porque a personagem se tornou tão fria e calculista. Porém, suas dores foram tão extenuadas na trama, bem como o seu ódio pela humanidade, que acabaram não dando muita margem para o seu plano mirabolante, que acabou sendo retratado no enredo de forma bastante nebulosa e rápida. Wang é um personagem bastante sábio e ávido por conhecimento, mas acabou não tendo tanto destaque dentro da história. Apesar do seu crucial envolvimento com o Três Corpos e do vasto conhecimento no campo de nanomateriais, em alguns momentos o notamos um tanto perturbado e confuso, como se o mesmo não tivesse tão bem situado dentro da história.

Em síntese, O Problema dos Três Corpos é um livro interessante e com uma temática bastante ousada, mas que acabou não sendo tão bem trabalhada quanto eu gostaria. Além do ritmo morno, os termos técnicos acabaram deixando a leitura enfadonha e muito complexa, não tendo fácil absorção pelo leitores leigos desta área. A capa é simples e a diagramação está ótima, com revisão de qualidade e fonte em bom tamanho. Vale destacar que a tradução foi muito bem feita e que inclusive conta com várias notas de rodapés sobre fatos históricos narrados na história, descortinando um patamar bacana para o leitor, apesar da complexidade da história em si. Mesmo com tais ressalvas, não deixo de recomendar o livro e acredito que leitores com um pouco mais de conhecimento no campo da física e da ciência irão apreciar melhor a obra.

9 comentários:

  1. Oi Nessa,
    Eu tinha ficado bem interessado em ler esse livro quando ele foi lançado e só acabei dando para trás pq é uma série.
    Uma pena que a ideia do livro não foi tão bem trabalhada.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom? Eu não conhecia o livro e confesso que não faz muito o gênero que eu gosto de ler então vou passar a dica haha Mas que bom que apesar de algumas observações você achou a leitura interessante no geral ^^

    Beijos
    https://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já estava de olho nesse livro, vi em uma livraria e fiquei apaixonada pela capa♥
    Amei o enredo.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  4. apesar das boas criticas devo confessar que não é uma trama que me atraia em potencial, pois não achei o enredo muito ao meu perfil, de forma que não me atraiu tanto
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa! Parece mesmo interessante, mas acho que não o público do livro, acaba que não me atrai muito. De todas as formas a resenha ficou ótima!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oie Nessa =)

    O livro até que tinha me chamado a atenção, pois gosto dessa temática. Mas confesso que desanimei um pouco ao saber que é uma série e principalmente depois de ler algumas resenhas não muito positivas dele =(

    Ainda pretendo dar uma chance ao livro, mas vou começar a leitura sem muitas expectativas.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nessa!
    Já tinha visto esse livro em algum lugar, mas não tinha prestado atenção nele. Apesar de não ser o tipo de leitura que me agrada, adorei a sua resenha.

    Beijos,Lu
    Blog: Apaixonada por Romances “A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim.”

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nessa!
    Não gosto de livros com muitos termos técnicos, isso me irrita. Hahaha
    Não sei se daria uma chance para o livro.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa
    Te confesso que não é o tipo de livros que eu leria, apesar de ter achado a história diferente e interessante.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir