23/04/2017

Resenha: Um Certo Verão - David Baldacci

Título original: One summer
Gênero: Romance
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Um Certo Verão, de David Baldacci - autor com mais de 110 milhões de livros vendidos - nos traz um romance singelo e sublime sobre a força e o poder do amor. Tecido com uma escrita semelhante ao do consagrado Nicholas Sparks, conhecemos a história de um pai capaz de tudo para ficar com a sua família, enfrentando até mesmo a morte para isso. Mais do que um relato de fé, superação e perseverança, o livro nos mostra que o amor verdadeiro é capaz de romper todas as barreiras e seguir o seu fluxo com naturalidade e retidão.

O Natal se aproxima na casa de Jack, mas não traz com ele alegria e esperança. Diagnosticado com uma doença incurável, Jack se prepara para dizer adeus a sua amada esposa Lizzie e aos três filhos do casal. Porém, algo inimaginável acontece: Lizzie morre em um trágico acidente de carro. Tal acontecimento faz com que Jack seja mandado para um asilo e que seus filhos sejam abruptamente separados, indo morar com familiares em cidades diferentes.

Quando tudo parece perdido e sem esperanças, milagrosamente Jack começa a se recuperar. Aos poucos, ele vence a doença e deixa o asilo disposto a reunir sua família novamente. Lutando para reconstruir sua vida, Jack resolve atender a um desejo da falecida esposa e leva os filhos para passar as férias na casa à beira-mar onde ela cresceu. Nem todos acreditam que ele esteja totalmente curado ou que tenha plena capacidade de cuidar das crianças, porém ele terá um verão inesquecível para provar que quem duvida de si está errado, além de mostrar toda a intensidade de seu amor pelos filhos.

Um Certo Verão é um romance cativante e que desperta inúmeras emoções. Acompanhar a jornada de Jack, bem como toda a sua dor e o forte apreço pela família foi algo muito emocionante e surpreendente. Contra todas as possibilidades, o amor o curou, o restaurou e o tornou forte e completamente apto para cuidar de seus filhos novamente. Acompanhar suas cartas para Lizzie deixou meus olhos marejados, tamanha a intensidade de seus sentimentos pela esposa e a vivacidade do amor entre eles. Narrado em terceira pessoa, com uma escrita suave e contundente, o romance de David Baldacci conseguiu me encantar e me cativar do início ao fim.

Jack é um personagem memorável e um verdadeiro guerreiro. Além de perder a amada esposa em um acidente de carro, ele foi deixado para morrer sozinho e milagrosamente, em um prodigioso ato de fé e amor, conseguiu se recuperar. Mais do que restabelecer a saúde, ele precisa recuperar o tempo perdido com seus filhos, principalmente com Mikki, uma adolescente rebelde que o culpa pela ausência. Jack foi um exímio soldado que em decorrência da profissão, permaneceu por muito tempo ausente do lar, deixando a criação e o cuidado com os filhos ao cargo de Lizzie. Quando ele finalmente iria curtir a família, foi diagnosticado com uma doença incurável e ficou atrelado a cama e recebendo cuidados especiais durante todo esse tempo. Enquanto reforma a antiga casa de veraneio onde Lizzie foi criada - especialmente o farol do local, que era tão especial para ela - Jack irá precisar reafirmar os vínculos com os seus filhos e mostrar todo o seu amor abnegado e imensurável por eles.

Os personagens secundários da trama foram bem desenvolvidos e tiveram sua importância retratada dentro do enredo. Confesso que nutri uma profunda apatia por Bonnie, a ex-sogra de Jack, por ser uma pessoa egoísta e amarga, além de fazer mal jugo das pessoas. Em compensação, admirei bastante a forte personalidade de Jenna e a amizade pura e sincera que nasceu entre ela e Jack.

Resumidamente, Um Certo Verão é um livro memorável, escrito com delicadeza e emoção e que nos mostra a forte  história de um pai e de seus filhos devastados pela dor da perda e salvos pelo poder do amor. A capa é bonita e retrata com precisão o "farol de Lizzie" e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

8 comentários:

  1. Oi Nessa,
    Tenho muita curiosidade para ler algo do autor e me interessei nesse. Mas, meio clichê a sogra ser assim haha mas espero curtir!

    tenha uma ótima semana :D
    Nana - Canto Cultzíneo / Novo Twitter

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa
    Quando vi este livro fiquei curiosa, mas acabei não solicitando ele para leitura. Mas tem um enredo muito bom, fiquei curiosa.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa, sua linda, tudo bem?
    Não conhecia esse autor e não sabia que ele vendia tanto assim. Mas o que percebi é que ele é cruel!!! Risos....Nossa, é muito sofrimento para uma família só e ao mesmo tempo. Achei lindo ele ser curado pelo amor e fé e ter a oportunidade de reunir e reconstruir sua família. Não vejo a hora de ler. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Nessa =)

    Eu quero tanto ler esse livro! A história dele me parece ser tão tocante e nunca li nada do autor o que me deixa ainda mais curiosa para saber do que se trata a história.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Vanessa,

    A maneira como você falou do livro deu para perceber o quão emocionante e sensível ele é. Sempre achei essa capa bonita.

    Beijo,

    Samantha Monteiro
    Degrau de Letras

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa! Só de ler a resenha eu fiquei emocionada com a história. Parece ser um livro lindíssimo, capa, enredo, tudo <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Sorteio A guerra que salvou a minha vida

    ResponderExcluir
  7. que livro lindo, Nessa, um dos meus preferidos no mundo! uma história de recomeços emocionante!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Nessa,

    Li, resenhei e fiz um sorteio desse livro no blog, adorei a história muito linda e vale muito a leitura, ótima resenha...abraço.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir