10/05/2017

Resenha: O Efeito Rosie - Graeme Simsion

Título original: The Rosie Effect
Gênero: Romance/ Lad lit
Páginas: 416
Editora: Record
Classificação: 4/5
Comprar: Submarino
Em O Efeito Rosie, sequência do best-seller O Projeto Rosie, do australiano Graeme Simsion, conhecemos as novas aventuras do professor de genética Don Tillman, agora casado e pai de família. A história continua tão divertida e repleta de encalços quanto no volume anterior e foi bem interessante acompanhar o amor e ao mesmo tempo a complexidade existente entre Don e Rosie, porém, confesso que senti a falta de algo mais na trama de Graeme Simsion.

Casados há 10 meses e morando em Nova York, Don e Rosie estão felizes com o rumo que suas vidas tomaram - ele se tornou professor da Universidade de Columbia e ela está cursando o primeiro ano de doutorado em medicina. Tudo vai bem no casamento deles, até que Rosie anuncia que está grávida.

Don, que sempre teve  tudo meticulosamente planejado em sua vida - ou ao menos tentou -, se vê diante de um desafio de proporções ainda maiores do que os mencionados no "Projeto Esposa": o "Projeto Bebê". Tentando definir os melhores conceitos e paradigmas para ser um bom pai e usando das suas estratégias exóticas e pouco convencionais, o divertido geneticista acaba se envolvendo em muitas confusões e mal-entendidos graças ao seu jeito excêntrico e pouco social de ser. Ele acaba correndo o risco de ser preso, além de julgarem da pior maneira possível suas habilidades profissionais e, o pior de tudo, pode perder Rosie para sempre.

O Efeito Rosie foi uma grata surpresa, visto que eu não esperava que o best-seller de Graeme Simsion, O Projeto Rosie, tivesse uma continuação e apesar dos anos de intervalo entre uma publicação e outra, a sequência conseguiu preservar os mesmos valores de outrora e arrisco dizer que se encontra até mesmo mais divertida do que o volume anterior. A complexidade dos personagens e as dificuldades advindas do relacionamento a dois temperam os principais conflitos da trama e consegue envolver o leitor de modo agradável e divertido. Porém, eu acabei tendo uma relação meio que de amor e ódio com os protagonistas devido aos seus temperamentos disfuncionais, apesar de ter dado boas gargalhadas com eles. Narrado em primeira pessoa, de uma forma ampla e bem detalhada. o livro me propiciou muitos risos durante o trajeto de ida e volta ao trabalho e cumpriu o seu propósito de entreter.

Don e a sua mania de querer controlar tudo, não deixando nada sair dos trilhos do seu exímio planejamento, acabou me irritando um pouco no início do livro. Ele fica tão afobado com a notícia de que será pai e se sente tão despreparado para lidar com esse novo capítulo de sua vida que acaba anulando pontos importantes desta experiência, como acompanhar o primeiro ultrassom do bebê. Por mais que ele tente cercar Rosie de uma forma cuidadosa e paternal, ele acaba sufocando a esposa em alguns momentos e mesmo sob as fortes críticas dela a respeito, não cede por um minuto que seja. Porém, suas trapalhadas são divertidíssimas e pouco a pouco ele vai amadurecendo a ideia do "Projeto Bebê" e desenvolvendo melhor sua postura diante da situação, o que acabou me encantando.

Já Rosie retratou bem todos os humores, sabores e mazelas da gravidez, tendo comportamentos bem atípicos ao habitual e ao mesmo tempo pertinentes ao período da gestação. Porém, em alguns momentos achei que ela acabou sendo seca demais com Don e isso me desagradou um pouco. Apesar dele ter todas as suas complexidades e manias, é visível o quanto ele a ama e aprecia e tive uma certa impressão de que ela não valorizou tão bem essas virtudes do marido.

Em síntese, O Efeito Rosie é um lad lit divertido, inteligente e espirituoso. Por mais que eu tenha sentido falta de algo a mais no enredo de Graeme Simsion, nutri um carinho especial por Don e me diverti demais com as suas presepadas e confusões e mal posso esperar para conferir a adaptação cinematográfica da obra nos cinemas. A capa é bem icônica e nos traz Don correndo contra o tempo com uma rosa vermelha na mão e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Não deixo de recomendar, claro ☺

Confira resenha de O Projeto Rosie:

►O PROJETO ROSIE

7 comentários:

  1. Oi Nessa, sua linda, tudo bem?
    Eu vi comentários similares a protagonista. E ela já o conhece, já sabe como ele é, por isso não entendi o comportamento dela. Principalmente porque ele a ama. Acho que também não gostaria de ver isso e ficaria totalmente do lado dele, risos.. Mas só pela diversão e pelo envolvimento que com o Don, vou querer ler. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa,
    Ainda não conhecia o livro, mas a trama parece ser divertida. Vou querer conferir a adaptação. Ótima resenha!!

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie Nessa =)

    Li resenhas bem divergentes desse livro tanto que com o tempo acabei perdendo o interesse em conhecer a história.

    Ótima resenha!

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa
    Ainda não li os dois livros, mas acho muito interessante o enredo. Tenho vontade de ler.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa,
    Eu amei o livro número 1, então minhas expectativas estavam bem altas para este.
    Achei mais chatinho, mas a escrita do autor é brilhante! Vale a pena ler sim!
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. linda Nessa como não li o primeiro fico com aquela curiosidade, espero lê-los em breve e gostar tanto quanto você!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa! faz tempo que o primeiro e a continuação estão na minha lista de leitura! Mesmo sem ler o primeiro, acho Don um personagem que tem muita coisa para ser explorada e que bom que vc curtiu esse também!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir