08/05/2017

Resenha: Raio de Sol - Kim Holden

Título original: Bright side
Gênero: Romance
Páginas: 448
Editora: Outro Planeta
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Raio de Sol, de Kim Holden, nos traz um romance profundo e emocionante, repleto de amor, amizade, otimismo, dentre outros sentimentos belíssimos. Arrisco dizer que essa foi uma das melhores leituras do ano de 2017, além de me despertar inúmeras sensações, me fazendo ir do riso às lágrimas em questão de segundos. A história de Kate é linda e inspiradora e consegue mostrar toda a beleza da alma da protagonista, como se tivéssemos ao vivo e a cores com ela, sentindo todos os seus anseios e emoções e vivenciando seus sonhos.

Kate Sedgwick é uma inspiração para todos ao seu redor. Como num passe de mágica, ela estimula as pessoas a sua volta a darem o melhor de si, ou como diz, em suas próprias palavras, "fazer épico". Nascida em uma família desestruturada e marcada por abandonos e mortes, a jovem de dezenove anos nasceu para fazer a diferença e ao invés de ficar lamentando os infortúnios da vida - como tantos outros fariam em seu lugar - ela procura enxergar o lado belo e positivo de tudo, tal como uma espécie de Pollyanna moderna. Essa sua qualidade tão afortunada e especial lhe rendeu o doce apelido de Raio de Sol, dado pelo seu melhor amigo, Gus.

Quando ingressa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela só carrega consigo boas lembranças. O que a jovem não imaginava era que seria surpreendida pelo amor - o único campo de sua vida no qual ela nunca depositou otimismo - quando conhece Keller Banks, um rapaz que corresponde perfeitamente aos seus sentimentos. Porém, tanto Keller quanto Kate guardam segredos intrinsecamente pessoais e são estes mesmos segredos que podem mudar tudo entre eles...

Raio de Sol se mostrou uma grata surpresa para mim e foi uma leitura edificante, emocionante e extremamente tocante. Tal como um bálsamo, ele trouxe uma nuvem de suavidade e conseguiu tocar minha alma como poucos livros fizeram até hoje. Pode até soar piegas dizer isso, mas ao escrever essa resenha já sinto meus olhos marejados e julgo ser praticamente impossível descrever tudo o que eu senti ao ler esse livro. Kate é uma menina inteligente, brilhante e iluminada e é impossível não se afeiçoar com a personagem logo à primeira vista. Keller também foi um personagem singular e muito bem desenvolvido e o romance entre os dois se consagrou uma perfeita simetria. Narrado em primeira pessoa por Kate e Keller sob pontos de vista alternados, o livro me encantou, me fez suspirar e conseguiu me levar às mais profundas lágrimas.

Kate é uma otimista incurável, mesmo não tendo tantos motivos para isso. Ela teve que lidar com o suicídio da mãe, o abandono do pai e, na medida do possível, criar e cuidar da irmã mais nova, a qual ela ama mais do que tudo. Porém, mesmo enfrentando tantas tragédias, ela sempre tem uma palavra de consolo e positividade para todos ao seu redor, fazendo de tudo para ajudar o seu próximo. O seu romance com Keller foi como um oásis no meio do deserto e nos mostrou da forma mais bela e pura toda a intensidade e poder do amor. Os flertes entre os dois foram sensacionais, com direito a dicas de livros (inclusive comprei num sebo Um Conto de Duas Cidades, de Charles Dickens por recomendação da protagonista) e claro, muitas e muitas músicas, especialmente The Cure e The Smiths, que eu amo de paixão ♥

"Ele me transporta para um lugar quase perfeito. Para um lugar onde tudo é bom e nada dá errado e não há más notícias."

Keller, além de ser dono de um belo e espontâneo sorriso, é um rapaz simpático, solícito e de terno coração. Conforme vamos acompanhando a vida do personagem, percebemos todas as dores que a vida lhe proporcionou e a maturidade que veio com elas, lhe tornando um homem íntegro, honesto e responsável. Kate o ajudou a se libertar de antigas correntes e enxergar a vida sob um prisma mais brilhante e colorido, além de inspirá-lo a lutar avidamente pelos desejos do seu coração.

"Quando meus lábios tocam nos dela, todos os pensamentos e preocupações somem. Tudo desaparece, menos ela. Ela é tudo que sinto, que cheiro, que ouço, que vejo e que provo."

Em síntese, Raio de Sol é um livro magnânimo e visceral, que traz uma bela mensagem de amor, amizade, perda e esperança. A escrita de Kim Holden é magistral e a autora conseguiu derramar seus sentimentos e emoções na composição da obra, tornando a trama quase que latente e palpável para o leitor. Vale ressaltar também que os personagens secundários do enredo foram muito bem trabalhados, em especial Gus, o melhor amigo de Kate, que tem uma importância crucial na história e nos descortina um lado sublime da protagonista. A capa do livro é belíssima e retrata com afinco o aspecto de Kate e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

9 comentários:

  1. Oi Nessa, sua linda, tudo bem?
    Nossa!!!! Sem palavras depois dessa resenha incrível que você fez!!! Fiquei com muita vontade de conhecer alguém como ela e até de ser mais como ela. É muito difícil ser tão positiva e esperançosa o tempo todo diante das dificuldades que enfrentamos. J´vi que são personagens lindos. Estou louca para ler.
    Amei sua resenha!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi! Quanta emoção na sua resenha, já me encantei pela história. Vou querer ler, ainda mais por se assemelhar a Pollyanna e ter livros citados. Dica anotada. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  3. Ahhh, essa história deve ser um amorzinho! Eu não gosto muito de narração em primeira pessoa, mas se a história é boa, no final das contas isso não atrapalha. Gostei, vou anotar a dica!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nessa!
    Esse livro está na minha lista de desejados! <3
    Quero muito conhecer a escrita da autora!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. achei bem legal, vai de encontro com o tipo de leitura que tenho buscado e que tem tudo para me agradar
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa
    Este livro não chama muito minha atenção, mas quem sabe um dia eu leia, o enredo é interessante.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Me pareceu ser um livro muito bonito, com uma história super positiva. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa! Eu nao conhecia o livro, mas gostei do enredo, gostei ainda mais por vc falar que os personagens secundários são bem trabalhados, gosto bastante quando só autores fazem isso! Excelente resenha, como sempre.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Achei bem interessante
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir