25/06/2017

Resenha: Os Tambores do Outono Parte 2 - Diana Gabaldon

Título original: Drums of autumn
Gênero: Romance histórico
Páginas: 496
Editora: Arqueiro
Classificação: 4/5
Comprar: Submarino
Em Os Tambores do Outono Parte 2, segunda parte do quarto volume da série Outlander, de Diana Gabaldon, vislumbramos ainda mais o romance entre Claire e Jamie e conhecemos com riqueza de detalhes os personagens Brianna e Roger. O volume anterior serviu para introduzir Brianna e Roger na história e neste volume os dois personagens têm a sua importância ressaltada dentro da trama de Gabaldon. Como já era de se esperar, o casal jovem não possui o mesmo brilho e encanto de Claire e Jamie, apesar de sua participação ativa no enredo. Alguns detalhes da história infelizmente não me agradaram, porém estou ansiosa para descobrir como a autora irá fechar este ciclo.

Depois de retornar para a Escócia do século XVIII e reencontrar seu grande amor, Jamie Fraser, Claire seguiu com ele rumo ao Novo Mundo. Morando agora na Carolina do Norte, nos Estados Unidos e contando com o apoio da autoritária e misteriosa Jocasta Cameron, tia de Jamie, o highlander escocês aos poucos está se tornando uma pessoa influente. Finalmente, as coisas parecem estar entrando nos eixos para o casal.

Enquanto isso, duzentos anos à frente, Brianna, a filha do casal, encontra um recorte em um jornal antigo e descobre que Claire e Jamie morrerão em um incêndio. Aterrorizada com o fato e juntando ainda sua curiosidade em conhecer o pai biológico e a saudade que sente da mãe, a jovem deixa o namorado Roger para trás e se lança no círculo de pedras rumo ao desconhecido. Para salvar a vida de sua família, ela tentará de tudo para mudar o passado, mesmo colocando em risco seu próprio futuro.

Quando descobre o feito de Brianna, Roger Wakefield abandona seu emprego de professor e resolve segui-la. Tal como outrora, a força do amor se mostra poderosa e ultrapassa todos os obstáculos, vencendo tempo e espaço e dando início a uma nova e promissora fase na saga antológica de Outlander.

Os Tambores do Outono Parte 2 retrata as aventuras de uma jovem destemida e tempestuosa no atribulado século XVIII, bem como todas as suas dificuldades e deleites. Entremeada por sentimentos atemporais tais como amor, culpa e raiva em meio a uma primorosa e cuidadosa pesquisa histórica, a autora nos propicia reencontros emocionantes, adrenalina à flor da pele e um desfecho promissor. Narrado em primeira e terceira pessoa, o enredo de Diana Gabaldon alcança um novo ápice, porém não tão memorável e emocionante quanto no início da saga, visto que os seus personagens não possuem o mesmo carisma e brilho de Claire e Jamie, porém o enredo não deixa de ser interessante e de nos reservar inúmeras surpresas.

Por mais que Brianna possua o espírito de uma verdadeira guerreira das Terras Altas, não nutri tanta simpatia pela personagem como eu gostaria. Ela é forte e extremamente determinada, porém em muitos momentos irritável e melindrosa. Acontece também algo com a personagem que me enojou e incomodou bastante e como se não bastasse o ato atroz, a postura dela em frente a barbaridade vivida foi bem deturpada. Claire continua mantendo a mesma personalidade que a consagrou e um espírito extremamente benevolente e generoso, mas não teve o destaque que merecia dentro do enredo.

Roger se mostrou corajoso e bastante empenhado pela mulher que ama, mas acabou não ganhando tanto a minha afeição. Apesar dos seus sentimentos puros e cristalinos, o personagem só conseguiu realmente mostrar o seu valor quando acabou se tornando refém de uma tribo de índios cherokees e logo após ao aceitar Brianna envolto a uma nuvem de amor abnegado e imaculado. Jamie continua mantendo o mesmo sarcasmo e a espiritualidade de outrora e tal como Claire, acabou se tornando um pouco opaco neste volume. Vale ressaltar também o jovem Ian, que teve suma importância dentro do enredo de Gabaldon e se mostrou um verdadeiro guerreiro.

Em suma, Os Tambores do Outono Parte 2 se mostrou um bom livro, mas senti que faltou um pouco da magia e esplendor dos primeiros volumes da série. Seria até injusto comparar Brianna e Roger com Claire e Jamie, mas o fato é que o novo casal não possui aquele brilho especial e padece de um pouco de romantismo, o que acabou não os elevando na história, ao menos aos meus olhos. Alguns fatos que se sucederam na trama também não me agradaram e arrisco dizer que foram até mesmo desnecessários e dramáticos demais. A capa segue o mesmo padrão das anteriores, com uma bela ilustração de um círculo de pedras e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Apesar das pequenas ressalvas, não deixo de recomendar.

Confiram as resenhas dos volumes anteriores de Outlander:

►A VIAJANTE DO TEMPO
►A LIBÉLULA NO ÂMBAR
►O RESGATE NO MAR PARTE 1
►O RESGATE NO MAR PARTE 2
►OS TAMBORES DO OUTONO PARTE 1

13 comentários:

  1. oi Nessa, eu tenho muita vontade de começar a ler os livros da série, o enredo me arada bastante
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa,
    Sempre vejo todo mundo falando bem da série, mas são tantos volumes e calhamaços que me dá um certo receio, rsrs.
    Uma pena que vc não gostou tanto assim desse livro. Mas quando os personagens não tem tanto carisma, fica mais dificil de se envolver com a estória mesmo.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa
    Preciso retomar a leitura desta série, mas ainda não consegui, são tantas leituras, mas eu adoro este universo.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa, tudo bem?
    Adoro a série, mas os livros me intimidam um pouco haha! Acho difícil imaginar o Jaime e a Claire envelhecendo também. :P
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Oiee, Nessa!!

    Já pensei em ler a saga, mas ela é tão grandinha hahah Comecei a assistir o seriado e não gostei muito. Dá certo receio mesmo, pelos volumes serem bem espessos. Mas se a história é boa, isso não importa rsrs QUem sabe eu dou uma chance e gosto hsuasha Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  6. Oie Nessa =)

    Eu preciso começar a ler o terceiro livro rs... Mas sempre acabo passando um livro na frente e quando vejo, outro mês de passou e eu não li Resgate no Mar. Tenho Tambores do Outono, mas preciso ler o terceiro livro antes.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa,
    Não faço ideia quando começarei a ler essa série, apesar de conhecer pela adaptação. Mas, tenho interesse. Uma pena sobre o novo casal, mas é que Jamie e a Claire são perfos demais haha

    tenha uma ótima quarta =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  8. Oi Vanessa,
    Eu li apenas o primeiro livro, depois de conferir a adaptação. Eu gostei da trama, mas no momento não pretendo continuar a ler a série. Ótima resenha!!!

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa! Eu não acompanho as série de livros e nem de tV, mas tenho muita curiosidade. Que pena que não foi tão bom quanto os outros, mas acho que por ser uma série longa acaba sendo normal os altos e baixos, né? Espero que vc goste mais do próximo.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nessa!
    Comecei a ler Outlander mas ainda não terminei, meu sonho é ler todos os livros da série! <3

    Beijos
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Nessa,
    Acredita que ainda não li esse! Pretendo começar em breve!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa!
    Eu sou apaixonada por Outlander como você já sabe.
    E essa Parte 2 foi muito melhor que a Parte 1. Geralmente, as primeiras partes são mais introdutórias. Também acho que 'A Viajante do Tempo' e 'A Libélula no Âmbar' sejam melhores, mas Diana Gabaldon é brilhante e sempre tem algo novo para nos contar.
    Beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Nessa, sua linda, tudo bem?
    Essa é uma das séries que eu mais quero ler, mas como são muitos livros, estou esperando todos serem publicados antes de comprar. O que sempre me deixou impressionada é que os livros possuem muitas páginas e alguns possuem dois volumes e mesmo assim a autora sempre manteve o nível e trouxe reviravoltas. Que pena que esse não foi assim, não agradou tanto quando os demais. Vamos torcer que para no próximo ela volte a te conquistar. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir