30/07/2017

Resenha: Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen - Cora Harrison

Título original: I Was Jane Austen's Best Friend
Gênero: Romance
Páginas: 320
Editora: Rocco
Classificação: 5/5
Comprar: Saraiva
O livro Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen, de Cora Harrison, nos traz um romance juvenil que conta um pouco da adolescência de Jane Austen e de sua prima, Jenny Cooper. Tecido com fatos reais e também ficcionais sobre a vida de uma das escritoras mais conceituadas e aclamadas da Inglaterra, o livro se mostrou um verdadeiro deleite para os fãs da autora, mesmo não sendo uma obra tão profunda.

A história se passa em 1791, mais precisamente quando Jenny Cooper vai passar uma temporada na casa de seus tios, Sr. e Sra Austen. Jenny é uma adolescente bela e muito tímida que logo se encanta com a desenvoltura e braveza de sua prima, Jane Austen, uma jovem impetuosa e incrivelmente inteligente. As duas se tornam melhores amigas e passam por diversas aventuras, incluindo até mesmo uma fuga no meio da noite. Em meio à bailes e vestidos pomposos do século XVII, se descortina um romance envolvente e encantador, daqueles que te fazem suspirar e sonhar de olhos abertos...



Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen se mostrou um verdadeiro presente para quem aprecia a obra e a vida de Jane Austen e mesmo se tratando de um romance bem juvenil e não muito denso, foi extremamente gratificante acompanhar a adolescência da autora e de sua prima Jenny Cooper. Como a própria Cora Harrison destaca no final do livro, a obra é uma mescla de fatos históricos e imaginários do que teria sido a juventude de Austen e de certa forma a narrativa conseguiu nos transportar para aquele tempo e nos deliciar com os fatos apresentados. Narrado em primeira pessoa por Jenny Cooper na forma de diário, a obra conseguiu me encantar, divertir e me propiciar uma excelente leitura.

Jenny Cooper era uma garota órfã que acabou indo passar uma temporada com a família Austen em Steventon. Seu nome original é Jane Cooper, mas para salientar a personagem na história, a autora resolveu apresentá-la como Jenny - um apelido bem típico para Jane naquela época. Tal como apresentada na trama, Jenny Cooper não possuía nenhum membro da família vivo (com a exceção de um irmão) e realmente viveu um romance esfuziante e meteórico que culminou com o seu casamento com o Capitão Thomas Williams. Os dois ficaram noivos após três semanas do primeiro encontro e se casaram naquele mesmo ano, tendo como madrinhas de casamento Jane Austen e sua irmã, Cassandra. O Capitão Thomas Williams é retratado na trama de Cora Harrison de uma forma muito especial e requintada, se assemelhando bastante aos mocinhos mais aclamados e proeminentes de Austen: Mr. Darcy (Orgulho e Preconceito) e Capitão Wentworth (Persuasão). Ele é cortês, refinado e incrivelmente cavalheiro e tal como Mr. Darcy, tem a sua participação levemente ofuscada no enredo devido às temidas e cruéis "primeiras impressões".

"A alegria, a gratidão, o imenso prazer podem ser imaginados. Suas dúvidas e preocupações haviam todas desaparecido; ela realmente estava correndo o risco de tornar-se muito feliz por segurança. O que mais restara para ela desejar? Nada! Com uma alegria extrema, ansiou passar o resto de seus dias ao lado do homem ao qual amara por tanto tempo, ou ao menos, três semanas."

Jane Austen foi delineada no enredo com maestria e destreza e mesmo se tratando de uma descrição embasada pela mera imaginação da autora, as características acerca da personagem são bem enérgicas e coincidem perfeitamente com as heroínas de suas grandes obras-primas, em especial Elizabeth Bennet, de Orgulho e Preconceito. Jane é inteligente, cheia de vida, além de ostentar um espírito rebelde e totalmente à frente de seu tempo. Tal como na ficção, Jane possuía um irmão deficiente, George, que morava com um dos habitantes do vilarejo e o seu outro irmão Edward Austen Knight, foi adotado pelos primos ricos da família Austen e se tornou dono de grandes posses. Porém, confesso que senti falta de conhecer um pouco mais sobre o romance de Jane Austen com Tom Lefroy, amigo de seu irmão Henry, que foi retratado em algumas biografias da autora e também no filme Amor e Inocência (com Anne Hathaway e James McAvoy nos papéis principais). A trama de Cora Harisson sugere uma aproximação entre os dois personagens, mas acabou não dando o destaque merecido ao casal.

"Se é para eu ser a heroína, alguma coisa lançará um herói no meu caminho. Tenho certeza de que terei material o suficiente para um novo romance no meio disso tudo."

Resumidamente, Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen é um romance delicioso, atraente e incrivelmente especial. Não se trata de uma obra densa e fielmente biográfica da autora inglesa, mas consegue nos transportar de uma forma doce e mágica para o seu mundo e retratar sua adolescência e de sua prima Jenny Cooper de um modo todo especial e gracioso. A capa é lindíssima e a diagramação está maravilhosa, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações belíssimas e incrivelmente fofas sobre os tópicos mais importantes do livro. Recomendo, com certeza!

14 comentários:

  1. Uhuuuu!!! Hoje tem resenha nova no blog!

    Não sou muito de ler romances, mas gostei dessa resenha, confesso que super me interessei pelo livro.
    Vale lembrar que a gente sempre adora livros com bom tamanho de fonte, revisão bem feita e ilustrações no capricho, né? Gostei que você trouxe e traz esse tipo de informação na resenha.

    Fiquei bem animado com essa resenha. Aliás, gosto tanto do blog que toda vez que vejo que tem resenha nova, esboço um sorriso todos-os-dentes, tamanha a felicidade. Esse blog é show!

    Adoro o teu trabalho, Vanessa!

    Um forte abraço, Dieison, do RS.

    ResponderExcluir
  2. oi Nessa, que legal! ainda mais saber que tem fatos reais envolvidos torna a trama ainda mais cativante
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa,
    Adoro os livros da Jane Austen e a premissa deste livro me chamou bastante atenção. Também assisti Amor e Inocência, que foi meu unico contanto com algum material biográfico sobre a autora, e gostei bastante. Uma pena que o romance de Jane e Tom não é tão desenvolvido no livro.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi! Amo os livros dela e em breve irei comprar esse. Amei ler a resenha e ter a certeza de que a história é maravilhosa. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa,
    Que legal a proposta desse livro! Quando vi a capa, pensei que a personagem era alguma fã louca, mas gostei bastante da ideia da autora. Quero!

    tenha uma ótima segunda :D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa, tudo bem?
    Não sou muito fã desses livros que imaginam a vida real de alguém. Mas que bom que a leitura foi proveitosa!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa
    Ontem eu vi um livro na livraria que eu acho que seria continuação deste e fiquei curiosa. Eu como fã de Jane Austen já fiquei doida para ler os dois.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Não li os livros da Jane Austen, mas essa obra parece ser ótima para quem é fã da autora... Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  10. Oie Nessa =)

    Não conhecia o livro, mas mesmo não sendo fã da Jane Austen achei a proposta da obra interessante.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nessa!!!

    Achei SUPER criativo esse livro! Adoro A Jane, apesar de ter certo receio com livros de romances. Mas a Jane é a Jane, né non? hsuahsau Essa mistura deu certo, hein? Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa, tudo bem? Eu já gostei do título <3 Acho que ás vezes é bom ler algo não muito denso e mais leve e parece ter sido uma excelente leitura! Gostei da dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Jane Austen é minha autora preferida, então tudo o que está relacionado com ela eu quero ler e conhecer hahahaha
    Achei sensacional o título :)
    Com certeza lerei ❤️
    Parabéns pela resenha, beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
  14. Olá Nessa,


    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui, gostei da premissa e já anotei a dia, ótima resenha....abraço.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir