Título original: Hajnali lázO livro A Febre do Amanhecer, romance de estreia de Péter Gárdos, nos traz uma bela história que se descortina num cenário pós-guerra, mostrando o quanto o amor é forte, poderoso e capaz de se sobressair até mesmo diante de uma tragédia sem proporções como a Segunda Guerra Mundial. Baseando-se nas cartas de amor trocadas entre os seus pais, o autor criou uma trama detalhista e sem floreios sobre os terrores da Segunda Guerra Mundial e suas consequências, nos apresentando dois jovens que deram tudo de si para viverem um amor considerado improvável e como a fé e determinação dos dois amenizaram os horrores e cicatrizes da guerra.
Gênero: Romance
Páginas: 216
Editora: Companhia das Letras
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
Em julho de 1945, o húngaro Miklós chega à longínqua e fria Ilha de Gotland, na Suécia, após ser libertado de um campo de concentração em Bergen-Belsen. No novo país, o jovem passa os seus dias acamado no hospital com tuberculose, enquanto toda a Europa vai se reconstruindo após a guerra. Com apenas vinte e cinco anos, Miklós é sentenciado pelos médicos com poucos meses de vida, mas isso não o impede de sonhar com uma boa moça húngara para se tornar sua esposa. Determinado, ele resolve escrever para cento e dezessete conterrâneas suas que também estão se recuperando em solo sueco tendo a plena certeza de que uma delas será a sua futura noiva.
No meio de mais de uma centena de cartas, Lili Reich - uma jovem de dezoito anos que sofre de graves problemas renais em decorrência dos terrores vividos durante o Holocausto -, decide lhe corresponder. A epístola de um rapaz desconhecido e de caligrafia incrivelmente bonita acaba se transformando em uma das suas maiores fontes de alegria e das cinzas da guerra nasce um amor perseverante e com promessa de dias melhores. Durante seis meses, o casal preenche os seus dias de até então enfermidade por cartas apaixonadas, que acabam por abreviar a saudade que ambos sentem de sua terra natal.
A Febre do Amanhecer, tal como um oásis no meio do deserto, nos mostra uma gota de esperança em meio a um solo seco, árido e maltratado pelas mais duras intempéries. Acima de tudo, nos apresenta um amor potente e forte, capaz de vencer os mais profundos horrores e dissabores da guerra. Narrado em terceira pessoa pelo próprio autor - que se inspirou na história de amor vivida pelos seus pais - o livro se mostrou uma leitura edificante, belíssima e perseverante.
A determinação e fé de Miklós é surpreendente e até mesmo emocionante, mesmo diante de um diagnóstico de vida sentenciado em torno de seis meses. Os médicos tentam a todo custo persuadi-lo do desejo de se casar em vista do estado perecível de seus pulmões, mas ele não titubeia e permanece firme em seu propósito. Não nos é apresentado com cerca de detalhes o seu sofrimento nos campos nazistas, porém acompanhamos os devaneios do personagem quanto aos fatos que o fizeram perder toda a dentição de uma forma angustiante e aflitiva.
"A vida às vezes castiga a gente."
Lili é uma jovem delicada e aparentemente frágil que acaba se transformando em uma mulher forte e perseverante. Mesmo diante de muitos obstáculos e até mesmo da inveja alheia, o amor entre eles rompe todas as fronteiras - tanto físicas quanto científicas - e se mostra um verdadeiro presente de Deus para suas vidas.
"O destino às vezes é generoso com os resistentes."
Em síntese, A Febre do Amanhecer é um livro incrivelmente bonito e repleto de esperança e fé. Apesar dos seus personagens não serem tão bem delineados na trama, o enredo é deveras emocionante e inspira no leitor o desejo de um amanhã melhor e mais florido e, acima de tudo, a capacidade de conquistá-lo. A capa é belíssima e bem condizente com o teor da obra e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺
a trama parece ser bem legal e super bem recomendada, mas não deu aquele "tchan" em mim, por agora eu não leria
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Oi Nessa,
ResponderExcluirParece um livro com uma mensagem bem importante.
Gostei da dica! Não a conhecia!
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Oi Nessa! De fato a capa é lindíssima, bem como a trama! Não conhecia a obra, mas gostei da dica.
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oi, Nessa!
ResponderExcluirGosto de livros inspiradores e ainda não tinha lido nada sobre esse livro. Parece ser uma boa leitura!
Beijos!
Eli - Leitura Entre Amigas
http://www.leituraentreamigas.com.br/
Oi Nessa
ResponderExcluirNão conhecia o livro, gostei do pano de fundo dele com a Segunda Guerra Mundial e o enredo. Parece ser um bom livro.
Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
Olá! Eu amo livros que se passam durante a Segunda Guerra Mundial e ainda não conhecia esse. A história parece ser emocionante, já adicionei no meu skoob.
ResponderExcluirBeijos,
Meise Renata.
viciadas-em-livros.blogspot.com.br
Oi Nessa, tudo bem?
ResponderExcluirUau, que história de arrepiar! Achei incrível e emocionante, ainda mais por saber que é baseada em fatos reais.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oie Nessa =)
ResponderExcluirEsse é um tipo que passaria batido por mim em uma livraria. Porém, depois de ler a sua resenha fiquei curiosa para saber mais sobre a história. Me pareceu uma obra que vale a pena se dar uma chance.
Beijos;***
Ane Reis | Blog My Dear Library.
Oi Vanessa,
ResponderExcluirAchei a capa belíssima e a trama parece ser bem tocante, além de passar uma mensagem de esperança. Gostei dica anotada!!
*bye*
Marla Almeida
http://loucaporromances.blogspot.com.br/
Oi Nessa,
ResponderExcluirParece ser um ótimo drama, fiquei bem curiosa sobre esse romance.
Tanto que minha prima está lendo e já pedi emprestado haha
tenha uma ótima quarta.
Nana - Canto Cultzíneo
Boa noite Nessa,
ResponderExcluirEsse é mais um livro que fico conhecendo aqui, gostei da premissa e apesar das ressalvas gostaria de ler....abraço.
http://devoradordeletras.blogspot.com.br/
Oi Nessa,
ResponderExcluirEu simplesmente ameei essa capa! Parece ser um livro bem interessante!
Blog Entrelinhas
Gosto de livros com essa abordagem, ainda não li esse!
ResponderExcluirhttps://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/
Olá
ResponderExcluirNão conhecia essa livro, o enredo é bem emocionante e pela sua resenha pude notar que a história é densa, com uma bagagem emocional bem grande.
Gostei da sua resenha
Beijinhos
Renata
Escuta Essa