06/08/2017

Resenha: Tudo Tem Um Porquê - Marcelo Cezar

Edição: 1
Ano: 2016
Gênero: Romance espírita
Páginas: 416
Editora: Vida e Consciência
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Tudo Tem Um Porquê, do autor Marcelo Cezar e inspirado pelo espírito Marco Aurélio, nos traz uma história forte e repleta de núcleos e personagens que revela que nada acontece por acaso em nossas vidas. Salienta ainda que todos recebemos as mesmas oportunidades nesta existência na terra e que desenvolvê-las e por conseguinte aprimorar as nossas almas é algo que conta única e exclusivamente com a nossa vontade e livre-arbítrio. O romance de Marcelo Cezar explana o espiritismo de uma forma clara e concisa e é extremamente indicado tanto para quem ainda não conhece a doutrina como para quem já tem certo conhecimento e busca um pouco mais a respeito.

Às vezes idealizamos grandes sonhos e conquistas e de uma hora para a outra tudo cai por terra. Mas isso não é sinônimo de fracasso ou derrota, muito pelo contrário: significa que certas coisas acontecem porque simplesmente têm que acontecer, independente da nossa vontade e predileção. Nada acontece por acaso - tanto a dor quanto a alegria - e as situações de sofrimento revelam  que estamos nos desviando do rumo certo predestinado para as nossas vidas e com isso nos perdendo no abismo da ilusão. A grosso modo, a dor pode ser vista para muitos como maldição, mas na verdade é um remédio, um verdadeiro bálsamo de Deus para nossas almas a fim de estimular a nossa mudança, evolução e, por conseguinte, a verdadeira felicidade.

Tudo Tem Um Porquê se mostrou um livro intenso e forte por tocar em temas complexos e delicados como ambição, homossexualidade e amor-apego e teve um desdobramento muito bonito e elucidado. Essa é a minha segunda experiência com um livro de Marcelo Cezar e gosto da forma como o autor compõe suas histórias, de forma clara, concisa e bem coloquial. Narrado em terceira de maneira abrangente e uniforme, o livro conseguiu me encantar e até mesmo despertar a minha emoção.

Elisa Brandão é uma socialite de renome casada com Humberto, um homem íntegro que venceu na vida com o suor do próprio rosto. Ao contrário do marido, Elisa erigiu sua fortuna de forma ilícita, sonegando impostos e fazendo inúmeras lavagens de dinheiro. O casamento dos dois resultou no nascimento dos filhos Guilherme e Gustavo e ainda se mantém ao custo de muitos segredos e catástrofes varridos para debaixo do tapete. Guilherme é tratado pela mãe de forma austera e sem amor e carinho, enquanto Gustavo tem a preferência da matriarca da família, no entanto os dois irmãos são bastante amigos e cúmplices um do outro.

Guilherme se apaixona perdidamente por Paula, uma linda e estonteante mulher que só pensa em tirar proveito de tudo e de todos ao seu redor e acaba tendo o seu destino selado por conta disso. Já Gustavo se enamora de Toninha, uma mulher independente e apaixonada pela vida que trabalha na loja de roupas de sua mãe. Toninha perdeu sua irmã recentemente, Berenice e é justamente o desencarne dela que dá origem ao enredo e por conseguinte, ao seu desdobramento.

Vários outros personagens dão o ar da graça na trama, como Danusa, a madrinha de Guilherme. Dona de um espírito livre e evoluído e que nutre um amor abnegado pelo afilhado, ela se mostrou uma das personagens mais queridas do enredo. Manuela, sua filha, é uma moça muito insegura que acaba passando por uma transformação encantadora na trama.

Em síntese, Tudo Tem Um Porquê é um livro edificante e inteligente, perfeito para quem conhecer ou já conhece a doutrina do espiritismo. Apesar de termos vários protagonistas e nichos diferenciados na trama, a lição de amor presente em suas vidas se converge em uma só e foi muito bonito e gratificante acompanhar o seu desdobramento. Confesso que senti falta de conhecer com um pouco mais de profundidade o destino de alguns personagens no enredo, mas isso não tirou o brilho da história de uma forma geral. A capa é bem chamativa e atraente e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações de pequenas flores no começo de cada capítulo. Recomendo ☺

10 comentários:

  1. Olá Nessa,

    Esse é mais um livro que fio conhecendo aqui, mas confesso que não faz meu gênero, mas que bom que gostou....abraço.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. que legal Nessa, que curti bastante a resenha, que bom que foi uma história que te encantou
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa, tudo bem?
    Já li alguns livros espíritas e é interessante ver que fatos causam o que acontece no presente. Mas ultimamente tenho priorizado outras leituras.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. oi Nessa, tudo bem? Faz muito tempo que não leio nada espírita, mas houve uma época da minha vida que eu lia uma atrás do outro. Gostei da trama apresentada, não conhecia o autor, mas parece que ele tem uma ótima escrita!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa
    Não costumo ler livros como este, mas tenho curiosidade e o enredo me pareceu interessante.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Nessa =)

    Faz muito tempo que não leio um romance espírita, mas suas resenhas sempre me deixam bastante curiosa para retornar ao hábito de ler livros do gênero.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  7. Oi Vanessa,
    Não conhecia o autor e nem o livro pois não costumo ler livros do gênero, mas a trama me pareceu interessante e instigante.

    *bye*
    Marla Almeida
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não curto muito livros espíritas, mas a trama parece ser bem interessante, daquelas que nos fazem refletir.
    Bjs
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa,
    Faz tempo que não leio livros do estilo.
    A premissa desse é bem bacana, adoro as mensagens que eles transmitem.

    tenha uma ótima quarta =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. Oi Vanessa, tudo bem?
    Não leio muito sobre a doutrina do espiritismo por não entende muito sobre, mas confesso que a premissa desse livro me chamou muita atenção. Gostei muito da sua resenha.

    Obrigada pelo carinho. Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir