11/09/2017

Resenha: Olhos de Lobo - Rosana Rios

Edição: 1
Ano: 2016
Gênero: Ficção sobrenatural
Páginas: 440
Editora: Farol Literário
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
Em Olhos de Lobo, sequência de Sangue de Lobo, da autora Rosana Rios, conhecemos um pouco mais da cultura lupina, passando até mesmo pelo conto da Chapeuzinho Vermelho e outros mais de autoria dos Irmãos Grimm. A história iniciada da parceria entre Helena Gomes e Rosana Rios e que desta vez foi escrita apenas pela segunda autora, nos traz novo fôlego para a trama e ainda mais adrenalina, suspense e ação. Os personagens - que sempre foram bem delineados e centrados no enredo - se tornaram ainda mais maduros e passam por situações que provam suas crenças e conceitos com intensidade.

A história se inicia em 1810, na cidade alemã de Kassel, onde um pesquisador de folclore fica estarrecido após seu primo e seu irmão voltarem de um passeio no bosque perturbados após visitarem uma família muito antiga da região, da qual a matriarca relata um estranho e exótico fato de seu passado. O que parecia ser apenas uma lenda do vilarejo local conhecida como Rotkäppchen, intriga Erich, o primo do pesquisador e ele não consegue esquecer os olhos brilhantes e profundos da mulher que ao visitar a sua avó há muitos anos atrás, se deparou com uma fera e sobreviveu miraculosamente ilesa.

Enquanto isso, no sul do Brasil, uma onda de crimes brutais e inexplicáveis levam a agente da Polícia Federal Natália a uma investigação macabra envolvendo imigrantes alemães, fotos soturnas em cemitérios e a caça por um serial killer. Ela precisa de ajuda para unir esse quebra-cabeças sangrento, mas seu amigo Hector partiu em uma viagem misteriosa e, conforme as fases da lua vão se alternando, mais mortes acontecem que a acabam levando a fatos ocorridos antes e após a Segunda Guerra Mundial, bem como à pesquisas na Hungria envolvendo sangue humano e a criaturas com um estranho e intenso brilho nos olhos com a aparência de um animal...Animal lupino...Olhos de lobo...

Olhos de Lobo segue a mesma fórmula da história que se iniciou em Sangue de Lobo, trazendo uma mescla de fantasia, sobrenatural, suspense e thriller policial. Entretanto, Hector agora convive com seus próprios problemas pessoais e se vê diante de algo que outrora jurou pertencer unicamente ao seu passado. Enquanto ele viaja para o exterior buscando respostas para aquilo que o assola, uma série de crimes macabros acontece no sul do Brasil, com requintes de crueldade e certa semelhança aos ocorridos no interior de Minas Gerais há alguns anos atrás. A agente especial Natália é encarregada de investigar a onda de assassinatos e logo percebe que tem algo de sobrenatural entre as atrocidades e sabe que apenas Hector pode ajudá-la a descobrir quem está por trás da matança desenfreada. Narrado em terceira pessoa de forma detalhada, convidativa e extremamente rica, o livro de Rosana Rios conseguiu me surpreender mais uma vez e aguçar a minha atenção com uma história eletrizante e repleta de simbolismo, lendas e mistérios.

Enquanto luta para impedir o desencadeamento de sua maldição lupina, Hector se confronta com o seu passado e é colocado à prova mais uma vez. Ele recebe do destino a oportunidade que sempre desejou, entretanto acaba tendo um segundo ponto de vista sobre os fatos que culminaram com a morte de sua mãe e a sua posterior transformação, o que lhe desperta sentimentos bastante contraditórios. O surgimento de um novo personagem na trama, Erich, traz ainda mais sabor e acidez ao enredo e nos mostra um lado completamente obscuro e interessante da história.

Natália amadureceu bastante e adquiriu uma linha de raciocínio perspicaz e intrinsecamente inteligente. Ela mergulha a fundo para descobrir quem está por trás dos crimes seriais e se mostra incansável e destemida em sua busca. Senti o surgimento de um certo triângulo amoroso envolvendo a personagem e mesmo sem saber se realmente estou pressentindo algo ou simplesmente me equivocando, ficaria extremamente feliz com o engate deste romance.

Em síntese, Olhos de Lobo é um verdadeiro presente para os fãs do livro anterior de Helena Gomes e Rosana Rios e se mostrou um trabalho primoroso, repleto de pesquisa e com um desenvolvimento impecável. Como dito anteriormente, Rosana Rios desta vez escreveu o livro sozinha e conseguiu dar prosseguimento na história com maestria e uma gama de detalhes históricos rica e extremamente envolvente. A capa segue o mesmo padrão da anterior e a diagramação está bem caprichada, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

Confira a resenha do volume anterior do livro:

►SANGUE DE LOBO

12 comentários:

  1. Olá Vanessa, tudo bem?

    Gostei da sua resenha! Mais uma coleção interessante de autores brasileiros! Adoro esse gênero que mescla policial, suspense e sobrenatural! E ainda com gente que vira lobo, sou fascinado por isso, acho que em alguma vida passada devo ter sido lobisomen!

    Vou procurar a coleção para conferir de perto! Valeu a dica!

    Abraço!
    Marcelo Brinker
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa,

    Eu adoro demais livros que tem a cultura lupina, algo me chama sabe, mas este livro eu não conhecia e nem seu antecessor..
    Gostei muito dessa capa heimm, é linda, imagino como é ver em mãos, eu tb gosto quando os personagens crescem gradativamente, gostei da dica!!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa!
    Eu não conhecia os livros, mas achei a mistura de elementos bem interessante.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nessa!

    O livro não é muito do meu gênero, mas acho que seria uma leitura interessante justamente por ser tão diferente do que eu estou acostumada a ler. Vou ler o primeiro da duologia se tiver a oportunidade!

    Beijos,
    Isa
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie Nessa =)

    Não conhecia o livro e nem a autora, mas apesar da sua resenha positiva, infelizmente a premissa não me chamou tanto a atenção.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  6. eu li meu primeiro livro sozinha dessa autora e por t~e-la acompanhado tanto na literatura infantil não a imagino escrevendo suspense!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nessa!
    Gosto bastante quando os autores se dedicam bastante em suas obras. Ainda não conhecia o livro, mas parece interessante.

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa
    Eu não sei se lerei estes livros, mas parecem bons. Gostei de saber sua opinião.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!!
    Adorei sua resenha. Não conhecia o livro e achei super interessante, desde o ano em que a história acontece e o lugar!
    Vou deixar a dica anotada!
    Beijos
    5 O'clock Tea

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa,
    Ainda não conhecia esse livro, gostei da dica! E achei a capa super bacana
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Adorei a dica. Amei a capa do livro!

    Abraços...

    http://submundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa, eu acho bem bacana esse trabalho de pesquisa da autora. Não conheço o trabalho dela, mas fico feliz em saber que é uma boa sequência.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir