02/09/2017

Resenha: Suzy e as Águas-Vivas - Ali Benjamin

Título original: The thing about jellyfish
Gênero: Romance
Páginas: 224
Editora: Verus
Classificação: 4/5
Comprar: Submarino
O livro Suzy e as Águas-Vivas, da americana Ali Benjamin - eleito um dos melhores livros do ano pelo New York Times Book Review - nos traz um romance tocante sobre perdas e descobertas. Com uma escrita comovente e inteligente, o enredo de Ali Benjamin nos narra a dor de perder alguém e o choque de realidade presente no rito de passagem da infância para a adolescência. Apesar dos atrativos presentes na história, senti que faltou algo no livro que conseguisse me angariar por completo.

Suzy Swanson, uma garota de doze anos, não consegue se convencer de que sua melhor amiga, Franny Jackson, morreu afogada. Franny sempre foi uma exímia nadadora e por mais que todos ao redor digam que "algumas coisas simplesmente acontecem", Suzy não se deixa levar por essa teoria e acredita que deve ter uma explicação lógica e científica para ela ter se afogado.

Assombrada pela perda da melhor amiga e, principalmente, pelo fato das duas não estarem atravessando uma boa maré juntas, Suzy se refugia cada vez mais no mundo da imaginação. Convencida de que a morte de Franny foi causada por uma espécie de água-viva extremamente venenosa e fatal, ela arquiteta um plano para provar a sua verdade, que consiste em até mesmo viajar para o outro lado do mundo para embasar sua tese. Durante os preparativos para o seu grande feito, Suzy descobre coisas interessantíssimas sobre o universo e encontra amor e esperança onde ela menos poderia esperar...

Suzy e as Águas-Vivas é um livro pungente e dotado de sensibilidade que explora o momento crucial na vida de cada um de nós, quando percebemos que o mundo é muito mais vasto do que poderíamos imaginar e que nem todas as histórias tem o seu almejado final feliz. Relata também que novas aventuras sempre estão à espreita, esperando apenas o momento oportuno para florescer e mudar a nossa existência. Narrado em primeira pessoa por Suzy, de uma forma emocionante e ricamente inteligente, o livro é incrivelmente atrativo, mas terminei a leitura com a sensação de que faltou algo na história para me impactar por completo.

"Às vezes, quando nos sentimos mais solitários, o mundo decide se abrir de formas mágicas."

Suzy é daquele tipo de personagem que você se afeiçoa do início ao fim. Doce, carinhosa e incrivelmente inteligente, a garota tem fibra e determinação de sobra, mesmo ao se deparar com a dor do luto. O que mais machuca seu coração não é somente a morte da amiga, mas o fato das duas não estarem se falando durante esse prelúdio. Enquanto o mundo aceita passivamente a morte de Franny, ela reluta e quer encontrar uma explicação óbvia e cientificamente comprovada para o seu afogamento. Com isso, ela mergulha no mundo das águas-vivas de forma voraz e traz informações claras e verídicas sobre o universo marinho para o leitor, tornando o livro ainda mais interessante. Seus relatos são emocionantes e dotados de sentimento, tornando a narrativa comovente e bela.

"Talvez, em vez de nos sentirmos como um grão de areia, possamos lembrar que todas as criaturas nesta Terra são feitas de pó de estrela."

Em síntese, Suzy e as Águas-Vivas é um romance comovente e inteligente, que consegue agradar e sensibilizar o leitor. A protagonista principal é carismática e transborda os seus sentimentos de uma forma ampla e volátil, revelando seu trágico e colorido mundo página após página. E sim, apesar da grandiosidade do texto de Ali Benjamin, achei que alguns pontos da trama não foram tão bem esclarecidos e isso de certo modo acabou me incomodando. A capa é muito bonita e nos traz a gravura de uma garota embalando uma água-viva pelo ar tal como se ela fosse uma pipa e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Apesar de não ter me agradado por completo, não deixo de recomendar.

13 comentários:

  1. Já gostei muito 😃

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa, eu lembro que no lançamento desse livro eu estava com muita vontade de ler, mas depois eu acabei deixando de lado. Obrigada por me lembrar, parece uma obra bastante sensível!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Legal Nessa, eu ainda não conhecia o livro, mas pelas suas palavras há muita sensibilidade no enredo, curti
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa
    Eu li este livro no verão e curti. É s história comovente.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa,
    Eu quase comprei esse livro no lançamento, mas achei melhor deixar mais para frente... O preço estava um pouco salgadinho, mas acho que chegou o momento!
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro. É dose quando ficamos com a sensação de que faltou algo na história, né?! Mas ainda bem que deu pra vc curtir, apesar de tudo isso!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa, tudo bem?
    Já ouvi falar bem do livro, mas só a sinopse já me emociona. Não sei se estou pronta pra ler algo que envolva mortes ainda hahaha (Por Lugares Incríveis acabou comigo).
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Esse livro parece ser muito bom, tenho curiosidade. É uma pena que ficaram alguns fios soltos, é péssimo quando isto acontece.

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio "O gnomo Elias"

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa,
    Não conhecia esse livro, uma pena que ele não tenha te agradado por completo.Infelizmente estou com uma lista enorme aqui em casa de leituras então essa dica vou deixar passar, quem sabe mais para frente.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Deve ser um romance de sensibilidade ímpar. Queria muito ler, acredito que iria me identificar.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nessa!

    Esse livro parece ser lindo! Já está na minha listinha há um tempo e quero muito ler.

    Beijos,
    Isa
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiee, tudo bem?

    A proposta é bem tocante! Espero poder ler um dia <3 Que bom que gostou dele! Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Nessa,
    Esse livro parece ser bem tocante, por isso preciso preparar meu emocional antes. Já quero conhecer a Suzy e acho o nome do livro tão poético. Linda resenha.

    tenha uma ótima semana =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir