01/10/2017

Resenha: Cabeças de Ferro - Carol Sabar

Edição: 1
Ano: 2016
Gênero: Romance
Páginas: 304
Editora: Jangada
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro Cabeças de Ferro, da autora mineira Carol Sabar, nos traz um romance divertido e extremamente contagiante sobre o ingresso de uma jovem na faculdade e todos os seus percalços e descobertas. Com uma narrativa envolvente e fluída e personagens espontâneos e bem desenvolvidos, o livro conseguiu me agradar em cheio e me propiciar uma leitura leve e descontraída.

Malu sempre sonhou em começar a faculdade, mas não poderia imaginar que o seu ingresso nela seria tão tumultuado e tenso. Ela foi aprovada no vestibular da notável Universidade dos Cabeças de Ferro e ao lado do melhor amigo Nicolas - que sonha em ser muito mais do que simplesmente uma amizade - se prepara para o temido trote da equipe de Engenharia.

O veterano que recebeu a tarefa de aplicar o trote em Malu é Artur Cantisani, um dos maiores inimigos da jovem e o responsável pela humilhação que ela sofreu aos 11 anos de idade na frente de todo o colégio. De forma inesperada, quando o trote começa, Artur despeja uma gosma estranha não em Malu mas em uma outra caloura, que acaba sofrendo um choque anafilático. Na correria, tanto calouros quanto veteranos fogem, deixando na cena do crime apenas Artur, Malu e Nicolas.

Vários mistérios acabam emergindo como o fato da gosma despejada na caloura ter uma coloração diferente das demais e também o motivo das outras garrafas que contém a substância terem sumido misteriosamente. Parece que alguém está tentando ocultar provas e que os estudantes de Engenharia podem estar na mira de um assassino...Envolvidos até o pescoço, Artur e Malu não tem outra saída a não ser vencer a inimizade que os cerca e unirem os seus cérebros brilhantes para desvendar o mistério que circunda a Universidade dos Cabeças de Ferro...

Cabeças de Ferro é um livro divertido e descontraído, com uma linguagem abrangente e extremamente envolvente. Os personagens criados pela Carol Sabar possuem um carisma peculiar e uma espontaneidade ímpar, tornando o enredo leve, fluído e contagiante. Narrado em primeira pessoa pela Malu, de uma forma bem extrovertida e cômica, o livro conseguiu me cativar e me propiciar uma leitura muito gostosa e cativante.

"Talvez seja simplesmente isso, afinal; talvez seja simples. Talvez o tempo não exista para as coisas do coração; a matemática dos ponteiros desafiada pela irracionalidade do que, para mim, parecia um sonho, onde tudo acontece ao mesmo tempo e a gente nunca sabe direito quando as coisas começam... Nem quando terminam."

Malu é uma personagem inteligente, cômica e bem resolvida. Seus devaneios são hilários e é impossível não se divertir com as situações vividas pela protagonista, principalmente com a cena que a consagrou com o codinome de "Pikachu".  Ela é muito intensa e tem um senso de justiça apurado, tanto que não sossega enquanto não descobre os mistérios da Universidade Cabeças de Ferro, mesmo contra tudo e contra todos.

Apesar da imagem de bom moço do Nicolas, confesso que o personagem não me agradou tanto quanto eu gostaria. Ele é um bom amigo para Malu, mas fica forçando a barra toda hora, além ser muito pegajoso. Entretanto já simpatizei bastante com o Artur, que apesar de ostentar a imagem de bad boy, tem um grande coração e revela pouco a pouco os seus sentimentos para Malu, sem pressioná-la e deixando tudo acontecer naturalmente.

Em síntese, Cabeças de Ferro é um livro divertido, descontraído e que nos proporciona boas gargalhadas. Carol Sabar desenvolveu uma história cativante, repleta de adrenalina, romance e suspense e norteada por várias referências contemporâneas, tornando o enredo assimilável e incrivelmente cômico. A capa é bem descolada e nos traz um quadro negro com ilustrações de gráficos, equações, dentre outras figuras e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

10 comentários:

  1. Oie!

    Adorei sua resenha. Adoro livros engraçados!

    Abraços...

    https://submundosliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. com tantos elogios, a trama vai pra lista dos desejados
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie Nessa =)

    Não conhecia o livro, mas pela sua resenha a narrativa me pareceu bastante leve e divertida. Pena que nem todos os personagens não te agradaram, mas o importante é que como um todo a história foi fluida e gostosa de acompanhar.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  4. Oiii Nessa

    Só escuto elogios sobre a autora, a Carol Sabar é uma das mais queridas com certeza e a premissa desse livro é bem legal, amo livros ambientados na universidade.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa, tudo bem?
    Não conhecia o livro nem a autora. Gostei da resenha, mas a premissa da história não me chamou tanto a atenção para incluí-lo na lista no momento.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa
    Acredita que eu nunca li nada desta autora? SEmpre vi ótimos comentários sobre os livros dela e este é mais um que fico com vontade de ler.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa,
    Não conhecia esse livro da Carol mas achei a história interessante fiquei imaginando como a autora conseguiu transformar o trote que matou uma pessoa em algo divertido e leve quero conferir.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol! Eu lembro que na época do lançamento eu fiquei com vontade de ler, que bom que vc comentou sobre ele. Adoro histórias divertidas e já super acho que vou curtir a Malu!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi Vanessa,
    O livro parece ter uma trama leve e divertida, sem falar do mistério que já me deixou curiosa. Dica anotada!!

    *bye*
    Marla Almeida
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Nessa,

    Parabéns pela resenha, não li nada da autora ainda e quero muito ler, essa é a primeira resenha que leio desse livro e achei interessante...abraço.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir