15/10/2017

Resenha: Delta Um Comando para o Tempo - Ana Cristina Melo

Edição: 1
Ano: 2016
Gênero: Literatura Infantojuvenil
Páginas: 296
Editora: Bambolê
Classificação: 4/5
O livro Delta Um Comando para o Tempo, da carioca Ana Cristina Melo, nos traz uma aventura juvenil permeada por tecnologia e bastante adrenalina e com personagens bem dinâmicos e inteligentes. Quem já conhece a escrita da autora, sabe que ela é uma excelente contadora de histórias e que consegue transportar o leitor para dentro do enredo com maestria e suavidade e neste livro isso não foi diferente. Mesmo não sendo muito ligada no universo cibernético e tecnológico, a trama conseguiu me envolver e se mostrou uma leitura bastante válida.

Alex está trabalhando há 72 horas sem descanso quando é inesperadamente convidado para entrar numa sala de bate-papo virtual. Do outro lado do computador, a jovem Sarah diz estar presa em um universo paralelo e pede sua ajuda. Mesmo sendo uma interação perigosa e um tanto inimaginável, Alex descobre que Sarah está falando diretamente do futuro por meio de uma misteriosa e engenhosa janela do tempo e decide auxiliá-la o quanto pode.


Delta Um Comando para o Tempo se mostrou uma aventura ousada e bastante criativa envolvendo o mundo da informática e o de dois adolescentes inteligentes e bem centrados. Com um enredo permeado pela cultura pop e que fala de relacionamentos amorosos de uma forma clara e concisa, Ana Cristina Melo conseguiu tecer uma trama interessante, fluída e incrivelmente nerd. Narrado em terceira e primeira pessoa - contando com trechos do diário de Sarah - o livro se mostrou uma leitura leve, descontraída e bastante envolvente.

Sarah é uma garota extremamente inteligente que foi abandonada pela mãe ainda bebê e criada por Dona Julieta, uma senhora doce e de bom coração. Dona Julieta sempre incentivou Sarah desde criança a batalhar pelo que queria, a transformando em uma jovem corajosa, centrada e extremamente independente. Se sagrando uma típica nerd, logo Sarah se apaixona pelo mundo da informática e parte para o exterior para firmar sua carreira. Ela passa por muitas experiências pertinentes ao período juvenil, envolvendo desilusões amorosas, descobertas, novas amizades e elos inesquecíveis. Admirei bastante a inteligência e desenvoltura da personagem, bem como a sua coragem para correr atrás de seus sonhos e perseverar neles com cada fibra de seu ser.

Alex não fica atrás de Sarah e também é  um gênio da informática. Após uma jornada ininterrupta de trabalho, ele se vê absorto em um bate-papo com uma garota que se diz do futuro e a princípio não sabe dizer se isso é fruto da sua imaginação maltratada por horas seguidas na frente do computador ou se realmente é um sinal atemporal. Pouco a pouco, ele passa a assimilar a história de Sarah e tirar suas próprias conclusões amalgamando presente e futuro. Admirei bastante a perspicácia do Alex e a sua determinação e engenhosidade para salvar Sarah e adentrar em seu mundo obscuro e intrinsecamente misterioso. Acompanhamos algumas pinceladas que refletem o passado do personagem e suas experiências também foram bem edificantes e memoráveis.

Resumidamente, Delta Um Comando para o Tempo é um livro ousado, inteligente e perfeito para quem curte tecnologia e claro, o mundo geek. Com referências contemporâneas e um enredo fluente e de fácil absorção, Ana Cristina Melo mostra mais uma vez o seu talento na arte de contar histórias e nos traz um enredo juvenil criativo e envolvente, com personagens bem desenvolvidos e articulados. A capa é simples e nos traz a gravura de Alex e Sarah em meio a vários relógios - fazendo alusão às viagens de tempo entre presente e futuro - e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e várias ilustrações bem descoladas. Recomendo.

10 comentários:

  1. apesar de seus elogios ainda fico um pouco receosa pois não é um enredo que naturalmente me atraia
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nessa!
    Ainda não conhecia o livro, nem a autora, mas percebi que é ótimos para os fãs do gênero! O mundo geek é incrível!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Nessa, tudo bem?

    Caraca, que enredo massa! Eu adoro esse tipo de história com distorções temporais e afins! E fico imaginando o que passaria na minha cabeça se alguém me abordasse num bate papo da web dizendo que é do futuro. Certo que eu ia achar que era fake kkk

    Dica muito interessante, e anotada, legal de ver como a literatura nacional está cada vez mais rica e diversa!

    Abraço!
    Marcelo Brinker
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Nessa
    Não conhecia este livro, e nem esta editora. O enredo parece legal, fiquei interessada.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanessa, tudo bem?
    Não conhecia o livro e achei a premissa muito interessante, li uma vez um livro que os personagens conversavam através de cartas em tempos diferentes e curti muito, acredito que a ideia agora ser de uma forma digital e atual vai ser mais interessante ainda, espero ter oportunidade de ler o livro em breve!

    Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  6. Oie Nessa =)

    Não conhecia o livro, mas achei interessante a premissa. Gosto de narrativas com esse toque de ficção científica e aventura.

    Se tiver uma oportunidade, vou dar uma chance ;)

    Beijos ;***

    Ane Reis | My Dear Library 

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa,
    Não conhecia o livro, nem a autora.
    Achei bem interessante essa mescla de aventura com o mundo geek.
    Abraço,
    Alê
    Alem da Contracapa

    Não deixe de participar da Promoção de Aniversário do blog, serão 23 prêmios para 12 vencedores.

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa,
    Já conhecia a autora mas não o livro.Fiquei interessada pois sou da área de informática e fiquei pensando como ele descreveu essas cenas relacionadas a tecnologia. Gostei da dica e se puder vou conferir.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Vanessa!
    Não conheço a autora mas, graças a vc, fiquei interessada! É mt bom saber que temos autoras brasileiras competentes escrevendo pros jovens, ainda mais qd a qualidade do texto vem junto de uma ideia tão criativa para o enredo da hitória. Gostei! :)
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa,
    Não conhecia a obra, a temática parece interessante (adoro esse universo geek), mas não gostei da capa não. HAHAHHA
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir