07/10/2017

Resenha: O Presente - Cecelia Ahern

Título original: The gift
Gênero: Romance
Páginas: 320
Editora: Novo Conceito
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro O Presente, da autora irlandesa Cecelia Ahern, nos traz um romance que vai desabrochando pouco a pouco - tal como uma flor - e que nos revela um conteúdo muito bonito e edificante. Confesso que no início não consegui me conectar com o Lou e com sua personalidade egoísta e arrogante e tinha quase que certeza de que a leitura não iria engrenar, entretanto os capítulos finais da trama trouxeram uma beleza tão surpreendente para a história que acabei me vendo levemente emocionada pelo desfecho do enredo.

Lou Suffern é um homem que luta todos os dias contra o tempo. Ele sempre tem dois lugares para ir e duas coisas para fazer, o que acaba deixando o seu cérebro em parafuso. Quando adormece, ele sonha com os planos do dia de amanhã e quando está ao lado de sua família, sua cabeça sempre está em outro lugar.


Durante uma manhã de inverno, Lou se depara com Gabe, um morador de rua que fica sentado do lado de fora do edifício onde ele trabalha, sob o forte frio e a neve. Os dois começam a conversar e Lou fica intrigado com as informações que recebe de Gabe a respeito dos seus colegas de trabalhos e sobre os encontros sigilosos entre eles. Ansioso por saber de tudo que se descortina ao seu redor, ele decide manter Gabe por perto e lhe oferece um emprego no imenso prédio.

Entretanto, logo Lou se arrepende de ter ajudado Gabe. A presença do ex-mendigo acaba o perturbando, tal como o fato de parecer que ele está em dois lugares ao mesmo tempo, além de pautar conversas um tanto incomuns, como se soubesse o que não deveria saber. Porém, quando Lou começa a entender a real importância de Gabe em sua vida, acaba passando por uma provação dura e extremamente difícil...

O Presente é um livro denso e tocante que a princípio não desperta a atenção, mas que tal como um "presente", quando começa a ser desembrulhado revela um conteúdo muito bonito e impactante, com maestria e delicadeza. Cecelia Ahern revela o que há de melhor e o de pior em seus personagens e o interior de cada um deles é exposto de forma nua e crua, com todas as suas cores e nuances. Narrado em terceira pessoa de forma bem detalhada e repleta de surpresas, o livro conseguiu me agradar e me propiciar uma leitura bem proveitosa.

Logo de início nutri uma certa antipatia pelo Lou e pelo seu jeito egoísta e arrogante de ser. Ele tem uma família tão abençoada e bonita e parece não ter a mínima noção disso, desprezando a mulher e os filhos a todo instante e nunca se doando em prol deles. Ele vive e respira pelo trabalho, de uma forma meio que doentia e obcecada e mesmo que eu viva em um mundo bem mercantilista, algumas atitudes dele me soaram muito desconexas e frias. Entretanto, Lou recebe um presente imensurável que acaba por moldar toda a sua existência, além de o fazer enxergar as verdadeiras maravilhas da vida sob um outro prisma.

Gabe é um personagem bem intrigante e que surge na história como uma verdadeira incógnita. Sua personalidade é contagiante e ele sempre está bem disposto em ajudar todos ao seu redor. Dono de um grande coração e de uma bondade nata, ele ensina preciosas lições para Lou e atua como um verdadeiro anjo da guarda em sua vida.

Em suma, O Presente foi um livro que me encantou, além de falar sobre as segundas chances que a vida nos dá e demonstrar o valor do tempo, uma das maiores dádivas que temos e que muitas vezes deixamos passar despercebidamente. Com personagens que vão se descobrindo pouco a pouco e um pano de fundo bem natalino, o livro se mostrou uma leitura gratificante, mesmo que no início eu não tenha apostado todas as minhas fichas no enredo de Cecelia Ahern. A capa é muito bonita e nos traz a ilustração de um boneco de neve e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade, pequenas ilustrações de presentes no começo de cada capítulo e páginas com os rodapés ricamente decorados. Recomendo ☺

9 comentários:

  1. eu adoro os livros da Cecelia, mas esse em especial é bem tocante para mim e chorei demais com ele, a forma como a autora fala da vida é tão especial
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa,

    O livro parece ser daquele tipo que nos leva a refletir bastante sobre nossa vida e as prioridades que temos. Pelos outros livros da autora, imaginei que este seria um romance também e acabei nem lendo a sinopse.

    Abraço,
    Alê

    Não deixe de participar da promoção de 6 anos do Alem da Contracapa.

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa,
    Eu queria muito ler esse livro, essa capa é tão lindinha.
    E adoro a temática de segundas chances.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa, tudo bem?
    Gostei muito da resenha! O livro parece ter lindas mensagens.
    No momento não estou muito nessa vibe de leitura, mas gostei da dica.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa, puxa, nunca li nada da autora, mas tenho curiosidade. Os temas citados me agradam, gosto de ler sobre segundas chances, a premissa parece que emociona mesmo e a capa é lindíssima. Adorei a indicação.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oie Nessa =)

    Na época que esse livro foi lançado eu estava com birra da Cecelia Ahern, mas que sabe agora eu não me anime em dar uma chance para a história ^^

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  7. Oi Vanessa,
    Gosto de tramas que tenham como foco segundas chances e se passa na época do natal melhor ainda. Dica anotada!!

    *bye*
    Marla Almeida
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/





    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa
    Logo no lançamento eu queria ler, mas o tempo foi passando e eu acabei não comprando o livro, aliás eu não li mais nada da autora. Ainda sim sou curiosa pelos livros dela.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Nessa,

    Parabéns pela resenha, gosto demais da escrita da autora e quero ler todos os livros dela...bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir