Edição: 1O livro Querido Dane-se, da paranaense Kéfera Buchmann, nos traz um romance sobre o universo feminino e todos os seus sabores e dissabores, com um certo tom cômico. Confesso que sempre tive um pé atrás com relação aos livros publicados por youtubers, mas como gosto de desafios, resolvi sair da minha zona de conforto e me aventurar com o gênero. Infelizmente, minha experiência foi bem decepcionante e frustrante, tanto na construção dos personagens quanto no desfecho da história em si.
Ano: 2017
Gênero: Romance/Chick-lit
Páginas: 224
Editora: Paralela
Classificação: 2/5
Comprar: Submarino
Sara é uma moça repleta de sonhos e de problemas. Henrique, o seu namorado, resolve terminar com ela via WhatsApp, desencadeando um dos maiores medos da jovem, que é o de chegar aos trinta anos solteira.
Formada em moda, mas trabalhando atualmente como costureira, ela se encontra de plantão na casa de Gio Bresser - uma das mais badaladas socialites brasileiras -, com o intuito de remodelar o seu guarda-roupas. Passando por uma trajetória regada por lágrimas e risos enquanto tenta equilibrar a sua insatisfação com a atual solteirice, Sara começa a refletir acerca da vida e percebe que se encontra diante de uma pessoa da qual ela não conhece as expectativas e muito menos os gostos: ela mesma...
Querido Dane-se é o primeiro livro de ficção da youtuber Kéfera Buchmann, no qual ela delineia vários aspectos do universo feminino com um leve toque de humor. Infelizmente, a leitura não me agradou e, em algumas passagens, acabou até mesmo me irritando. Logo de início, é visível que o enredo não foi tão bem desenvolvido, além de ter sido preenchido de um modo quase que desesperado por muitos palavrões e gírias. Não, não sou puritana, mas acho que tudo tem limites e o enredo de Kéfera ultrapassou todos eles. A protagonista é imatura, vitimista e possui um vocabulário pobre e nada articulado, características essas que me desagradaram bastante. Narrado em primeira pessoa por Sara sob a forma de um diário, o livro não me propiciou uma leitura divertida - tal como vendido na sinopse - e se mostrou extremamente raso.
A Sara tem 26 anos, mas passaria tranquilamente por uma pré-adolescente de 14 anos. A sua imaturidade me irritou bastante e mesmo tendo amadurecido um pouco ao longo do enredo, sua transformação foi brusca e apressada e não sincronizou com a personalidade da protagonista. Um dos únicos pontos interessantes sobre a personagem foi acompanhar as suas reflexões acerca de si mesma, que acabou passando uma ideia bacana de autoestima e autorrealização. Fora isso, seus romances me pareceram artificiais e sem química e um tanto quanto forçados no contexto da história.
Em síntese, Querido Dane-se foi um livro que não conseguiu me agradar e que me soou extremamente raso e desconexo. Em alguns momentos, tive a impressão de que a autora começou a encher linguiça por não ter mais o que inventar e a falta de desenvolvimento é totalmente perceptível no enredo, bem como a construção mal erigida da protagonista. A capa é bem descolada e faz jus ao universo da moda do qual a Sara pertence e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e algumas passagens da história destacadas em fonte laranja. Infelizmente, minha experiência com o livro não foi tão agradável como eu gostaria e não o recomendo.
Oi Nessa,
ResponderExcluirPutz, a menina tem 26 anos e tá preocupada com que vai acontecer - na vida amorosa - com 30. Dá pra notar que a personagem parece ser imatura mesmo. Uma pena que a leitura não funcionou.
bjs
Nana - Canto Cultzíneo
Olá Nessa,
ResponderExcluirTambém não dou créditos para livros de youtubers, não podemos comparar com os escritores excelentes que temos, muita modinha, ótima resenha...abraço.
http://devoradordeletras.blogspot.com.br/
Oi Nessa, tudo bem?
ResponderExcluirAinda não conhecia esse, valeu pela dica!
Blog Entrelinhas
Eu sei bem como é esse pé atrás com livros de youtubers, por isso não me aventuro. Adorei sua visão sobre o livro, bem sincera e pontuada, gosto quando as resenhas trazem a real impressão sobre a leitura! Ótima escrita também.
ResponderExcluirhttp://www.leitorasvorazes.com.br/
Oi Nessa,
ResponderExcluirbah é triste quando a leitura não entrega o que promete. Acho que a Kéfera tem de continuar escrevendo sim, se é o que ela quer, mas que talvez ela devesse fazer algum curso de escrita e coisas do tipo, existem alguns ótimos no mercado.
Att.,
Eduarda Henker
Queria Estar Lendo
Oi Nessa, eu tento não julgar livros de youtubers sem ler antes e achei bem legal você ao menos ter conferido, mas sinceramente, acho que vou deixar passar esse livro... rs
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oi Nessa
ResponderExcluirAdorei sua resenha sincera. Este livro não chamou minha atenção e teus comentários só me afirmaram o que eu já sabia heheee. Não pretendo ler.
Beijinhos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com
Oi Nessa, tudo bem?
ResponderExcluirTe admiro por dar uma chance e sair da zona de conforto, mas eu não consigo ler essas coisas de Youtubers. A Kéfera, em especial, tenho ranço.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oie
ResponderExcluirPoxa, que pena que não gostou da leitura. O bom desse livro é que está fazendo com que as crianças fâs da Kefera entre no mundo da leitura. Um ponto positivo desse livro. Mas esse livro eu acho que não leria, não por ser da Kefera, mas sim pelas criticas tão negativa.
Abraços...
https://submundosliterarios.blogspot.com.br/
Oi Nessa!
ResponderExcluirEu tentei dar uma chance para livros da Kéfera e acabei não me dando muito bem com eles... Admiro sua iniciativa de receber de braços abertos um título novo da autora e o melhor, adorei sua resenha sincera!
Continue sempre assim!
Um super beijo,
May
Amor Gaélico - www.amorgaelico.tk
Oi Nessa,
ResponderExcluirEu iria me irritar MUITO com esse livro. Sério. Ainda mais port ter 26 anos.
Confesso que não gosto muito da Kefera e esse lado 'literário' dela não me atrai em nada.
Beijos e Feliz Natal
http://estante-da-ale.blogspot.com.br
Oi nessa
ResponderExcluirFeliz natal. Então legal voce ter tentado dar uma chance para o livro infelizmente eu não conseguiria. Pela sua resenha parece que a criatura escreve como fala, assiste alguns vídeos dela e ela tem a boca bem suja mesmo. Esse é um livro que pretendo passar longe.
Beijo
Raquel Machado
Leitura kriativa
Http://leiturakriativa.blogspot.com