20/01/2018

Resenha: As Cores da Vida - Kristin Hannah

Título original: True Colors
Gênero: Romance
Páginas: 352
Editora: Arqueiro
Classificação: 5/5
Comprar: Submarino
O livro As Cores da Vida, da autora Kristin Hannah - best-seller com 12 milhões de livros vendidos -, nos traz um romance tocante e sensível envolvendo três irmãs e o profundo laço de afeto que as une. Como é previsível de se esperar de todo relacionamento humano, Winona, Vivi Ann e Aurora cometem a sua cota de erros e acertos, mas sempre acabam interligadas pelo amor e pela cumplicidade, culminando em uma história intensa e comovente.

As irmãs Aurora, Vivi Ann e Winona perderam a mãe muito cedo e foram criadas pelo pai, um homem sempre distante e frio. Todo o amor que elas conhecem vem do profundo laço que criaram entre si e, embora as três tenham personalidades bastante distintas, são intrinsecamente inseparáveis e unidas.

Winona é a irmã mais velha e o porto seguro entre elas. Ela nunca se sentiu confortável no rancho em que a família vive há gerações e sabe que não possui as qualidades que o pai admira. Mesmo sendo a melhor advogada da região, ela sempre está procurando por mais e tentando a todo custo provar o seu verdadeiro valor. Já Aurora, a irmã do meio, é a conciliadora das três. Ela faz de tudo para contornar os problemas familiares e se dedica em prol da felicidade dos outros, mesmo que para isso tenha que ocultar suas próprias tristezas. Vivi Ann é a estrela da família. Linda, romântica e sonhadora, ela tem um espírito indomável e é dona de um generoso coração, o que lhe faz ser amada por todos ao seu redor. A vida de Vivi Ann é praticamente perfeita até que um forasteiro chega à cidade e a transforma em um verdadeiro turbilhão de acontecimentos e sentimentos. De uma hora para outra, tudo muda entre as irmãs e a lealdade que elas sempre nutriram acaba sendo colocada à prova. Segredos dolorosos vêm à tona, ao mesmo tempo em que a cidade se choca com um terrível crime e as irmãs, sempre tão unidas, acabam sendo colocadas em lados opostos de uma mesma verdade.

As Cores da Vida nos trouxe um romance belo e cativante sobre amizade, amor, família e rivalidade, tecido de forma natural e resultando em uma história intensa e comovente. Amo a escrita da Kristin Hannah e a forma doce e mágica da autora de arquitetar e desenvolver suas histórias e com esse livro isso não foi diferente. Acompanhamos a trajetória de três irmãs extremamente diferentes entre si, entretanto irrevogavelmente unidas pelo amor e pela lealdade, que acabam sendo testadas friamente por sentimentos e pontos de vista contraditórios. O desenrolar dos fatos foi muito bem conduzido e nos apresenta as personagens minuciosamente, tanto no que concerne às suas principais características como aos argumentos responsáveis por formarem suas próprias opiniões e convicções. Narrado em terceira pessoa de modo fluído e bastante envolvente, o livro me proporcionou uma leitura maravilhosa, emocionante e completamente cativante.

Winona é a mais responsável das irmãs e desde cedo convive com a indiferença e a frieza do pai. Ele faz de tudo para alfinetá-la e humilhá-la e não esconde de ninguém que a sua favorita é a caçula da família, Vivi Ann. Escondendo um profundo amargor na alma, Winona luta dia após dia para provar o seu valor e se sagra uma mulher inteligente, perspicaz e independente. É possível notar que devido ao menosprezo do pai, ela sempre enxergou Vivi Ann com uma certa rivalidade - por mais que ame profundamente a irmã - e não consegue entender muitas de suas atitudes. Ela acredita que a irmã não valoriza o amor como deveria valorizar e isso acaba fazendo com que Winona tome uma atitude impensada, que por muitos anos ainda ressoe em sua alma. Gostei de acompanhar o amadurecimento da personagem, sobretudo a forma como ela tenta lidar com os seus próprios erros, além de admitir seus pecados e tentar repará-los. Mesmo surgindo na história como uma mulher amargurada e com muito complexo de inferioridade, ela conseguiu se desenvolver de uma forma arrebatadora e se tornou uma das melhores personagens do livro.

Aurora é a cola que liga as irmãs. Mesmo tendo tomado o partido de Vivi Ann no desentendimento que abalou a família, ela tem um espírito extremamente pacificador e luta incansavelmente para restaurar o equilíbrio entre as irmãs. Ela passa por muitos problemas, sobretudo conjugais, e mesmo assim os sufoca na ânsia de arquitetar a felicidade daqueles que ama, mostrando toda a beleza e grandiosidade de seu espírito.

Vivi Ann é uma mulher belíssima, destemida e sempre foi a favorita do pai. Tudo em sua vida sempre correu dentro dos trilhos, até que ela se envolveu com o misterioso forasteiro Dallas. Mestiço de índio, ele é um homem profundamente sedutor e repleto de cicatrizes na alma, que atrai Vivi Ann tal como uma abelha é atraída pelo néctar das flores. Os dois vivem uma paixão profunda e arrebatadora até que são dolorosamente separados pelas circunstâncias de um terrível e assombrador crime. Vivi Ann sempre foi a estrela da família e o tipo de mulher que sempre teve tudo à seu bel-prazer - desde o amor dos rapazes da região à afeição e a simpatia de quase todos os habitantes da cidade - mas o que realmente acalenta e satisfaz a sua alma é o profundo sentimento que nutre por Dallas. Ele a enxerga como ninguém foi capaz de enxergá-la  e toca as cordas de seu coração como se estivesse dedilhando o mais exímio instrumento, mostrando em pouco tempo que os dois são metades de uma mesma alma. E mesmo quando tudo desaba entre o casal, o amor entre eles se mostra forte e poderoso, capaz dos maiores sacrifícios e abnegações para sacramentar sua existência.

Em suma, As Cores da Vida é um livro arrebatador e deliciosamente romântico, que nos traz uma linda história sobre família, redenção, perdão e amor. Kristin Hannah explora as nuances do pertencimento, bem como os sentimentos de seus personagens e a complexidade das tensões familiares, construindo um romance incrível, envolvente e profundamente cativante, que poderia facilmente ser transformado em uma adaptação cinematográfica de sucesso. A capa do livro é lindíssima e nos traz três buquês de flores distintas entre si - representando as irmãs da história - e uma ferradura enferrujada - sinalizando o peão misterioso da trama, Dallas - e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

16 comentários:

  1. Oi Nessa, tudo bem? Eu acho que a autora gosta de trabalhar temas familiares e acerta em cheio, né? Não li ainda, mas já sei que terei fortes emoções rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu sempre tive curiosidade em ler algo da autora. Eu gostei da proposta do livro, realmente as três irmãs são bem diferentes e fiquei curiosa com o que vai acontecer que as deixará em lados opostos. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa,
    Eu li um livro da Kristin e gostei muito, então agora eu quero comprar todos! HAHAHAHAHA
    Este está na lista, adoro essa capa. <3
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. eu amo como Kristin trabalha as relações humanas! eu babo nos livros dela!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, livros que trazem temas intensos e envolvente com tramas familiares me atraem bastante, gostei muito da resenha, as capa é incrível.
    beijos,
    Jéssica

    pitadadecinemaeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tudo bem?
    Passando aqui pra convidar você a conhecer o meu blog.
    Não conhecia esse livro!
    Um abraço,
    Thamiris Nunes ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  7. Oie Nessa =)

    A Kristin Hannah é mais uma autora que preciso conhecer. Sempre leio resenhas super positivas dos livros dela, mas ainda não tive a oportunidade de ler nada dela.

    Ótima resenha!

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  8. OI Nessa
    Faz pouco tempo que eu li um livro desta autora e as histórias dela são sempre fortes e emocionantes. Quero muito ler este tbm.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Nessa, tudo bem?
    A história parece linda! As irmãs são diferentes, mas deve ser delicioso acompanhar as interações e os dramas do livro.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Oi Vanessa,
    Gosto de tramas que falem sobre família e laços de amizade, e pelos comentários positivos a autora escreve de forma satisfatória e que conquista o leitor. Ótima resenha!!


    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Vanessa,

    Esse é outro livro dessa autora que está na minha lista de desejados e a cada resenha que leio me faz lembrar que eu preciso urgente ler os livros dela...ótima resenha...bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Nessa,
    A capa desse livro é linda. Adoro.
    Gosto dessa abordagem mais familiar, ela me lembra um pouco a Lucinda. Preciso conhecer as tramas das duas. Amei a dica.

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  13. Oi Nessa, tudo bom?
    Acho que só vi a respeito desse livro meio 'por cima', não tinha parado pra ler sinopse nem nada. Não faz exatamente meu gênero de leitura, mas parece uma ótima opção pra quando eu quiser relaxar dos Scifi e Ficção Fantástica que tenho lido.
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Nessa, tudo bem?
    Não conhecia o livro, a premissa é bem interessante, e apesar de eu não ter laços tão fortes na minha família, gosto muito de leituras sobre esse tema. Esperto ter oportunidade de ler o livro um dia, adorei sua resenha!

    Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  15. Oi! Que tal?,
    Gostei dá entrada, foi ótimo.
    Acabei para seguir seu blog, você me seguiria de volta?...

    Um abraço.
    Obsesión por la lectura

    ResponderExcluir
  16. Acho que minha mãe ia adorar esse livro!

    O Blog da Fênix agora é Cobaia Amiga! Para comemorar a mudança estou sorteando um presentinho para uma leitora lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/01/sorteio-kit-cabelos.html

    ResponderExcluir