11/01/2018

Resenha: O Elemental - Vanessa Bosso

Edição: 1
Ano: 2011
Gênero: Literatura fantástica
Páginas: 348
Editora: Baraúna
Classificação: 3,5/5
O livro O Elemental, da autora Vanessa Bosso, nos traz uma história repleta de ação e aventura. Dotado de criatividade e envolvendo os quatro elementos da natureza, o enredo possui um clima envolvente e repleto de adrenalina, além de personagens jovens e muito corajosos.

William Owen não é um garoto muito sociável e isso faz com que ele enfrente muitos problemas na escola, além de se envolver em várias encrencas. Após sofrer um grave acidente, sua vida monótona passa por uma grande reviravolta. O jovem conhece a sede da Luminus e descobre que os seus membros são muitos mais do que meras pessoas normais. Descobre também que ele é algo muito além do que sempre imaginou e julgou ser.

Luz e Sombras se encontram em guerra há muito tempo e somente Will é capaz de colocar um fim nos planos maquiavélicos do mundo inferior de acabar com o nosso planeta. Contando com a ajuda dos guardiões dos quatro elementos da natureza - ar, água, fogo e terra - ele precisará despertar o primeiro dos seres criados pela deusa Gaia, ou seja, Will irá precisar despertar o Elemental.

O Elemental é um livro repleto de fantasia, ação e adrenalina e uma leitura indicada para quem aprecia esse tipo de aventura. A autora soube conduzir a história em um ritmo bacana, não apressando os fatos e também não enchendo linguiça com o desenrolar da trama, o que criou uma uniformidade interessante no enredo. Apesar dos personagens serem bem corajosos e dispostos, confesso que não nutri muita conexão com eles, o que acabou atrapalhando minimamente a minha leitura. Narrado em terceira pessoa de forma clara e objetiva, o livro de Vanessa Bosso é criativo e rico em magia e aventura.

Will sempre foi um garoto problema e já passou por várias escolas devido às encrencas em que acabou envolvido. Após sair da sala da diretora acompanhado da mãe, os dois sofrem um grave acidente que acabou deixando Jessica em coma. Desnorteado por presenciar o único membro da sua família no hospital e se sentindo culpado pelo ocorrido, Will vê o chão ruir sob seus pés, principalmente quando é avisado que ele pode ir para uma instituição de caridade à qualquer instante, visto que Jessica não se encontra com o quadro de saúde estável para cuidar do filho. Totalmente desamparado, ele é acolhido por Arthur e os demais membros da Luminus, que o resgatam de uma situação um tanto quanto estranha e embaraçosa no estacionamento do hospital e alertam o jovem de sua verdadeira missão. Will amadurece bastante ao longo da história e mesmo não tendo engolido toda a história da Luminus de primeira, se mostrou um amigo leal e corajoso para com eles. Em pouco tempo, ele se vê envolto em uma batalha entre a Luz e as Sombras e segue firme o seu propósito. Não consegui me conectar com os demais personagens da história como eu gostaria, apesar de ter apreciado bastante o enredo, em especial toda à mitologia acerca da deusa Gaia.

Em síntese, O Elemental se mostrou uma aventura empolgante e repleta de fantasia e magia. Vanessa Bosso conseguiu arquitetar um enredo interessante e incrivelmente criativo, tendo como base os quatro elementos da natureza e suas particularidades e conduziu a história com um ritmo envolvente e uniforme. Mesmo não tendo me afeiçoado tanto com os personagens quanto eu gostaria, é impossível não notar a coragem e a destreza deles na trama, principalmente a julgar por suas tenras idades. A capa do livro é bem atrativa e representa bem o cerne da história e a diagramação está bem favorável, com fonte em bom tamanho e poucos erros de revisão. Não deixo de recomendar, apesar das pequenas ressalvas.

4 comentários:

  1. Oi. Eu amo fantasia mas pelo jeito Elemental é um pouco adolescente demais pra mim. Me lembrou, por motivos óbvios, Percy Jackson (que eu nunca nem li pra ser sincera haha).
    Ainda assim, legal ver uma autora nacional se aventurando no gênero. Eu só conheço A Aposta dela, que tenho muita vontade de ler.
    No mais, adorei a resenha! Bjs

    http://www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa
    Ainda não conhecia o livro, gostei o enredo. Parece ser um ótimo livro de fantasia.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. não conhecia esse lado da autora! menina fiquei intrigada e olha que nem é meu gênero preferido de leitura
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa,
    Não me dou muito com fantasia, mas alguns pontos parecem interessantes. Tenho alguns livros da autora no Kindle, espero conseguir ler algum esse ano.

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir