10/02/2018

Resenha: O Plano é o Amor - Neiva Meriele

Edição: 1
Ano: 2015
Gênero: Romance cristão
Páginas: 192
Editora: Giz Editorial
Classificação: 4,5/5
Comprar: Saraiva
O livro O Plano é o Amor, da gaúcha Neiva Meriele, nos traz um romance cristão muito bem escrito e repleto de valores e ricas reflexões. Detalhando minuciosamente um casamento e todas as suas provações e alegrias, acompanhamos uma linda história de amor, fé, perseverança e perdão.

Giovana realizou um grande e esperado sonho: se casar com Ricardo, o grande amor de sua vida. Entretanto, quando ela pensava que estava vivendo a fase mais feliz de sua vida, eis que tudo acaba se transformando em um grande pesadelo. Passando por boas e poucas nas mãos de Neli - a tia-mãe de seu esposo -, Giovana se vê constantemente testada e até mesmo sem forças e fibras para levar adiante o seu sonhado plano de felicidade.



Sentindo-se abandonada, ela chega ao limite de suas forças, presenciando dia após dia o caos se instalando em sua vida. Porém, quando ela pensa que finalmente chegou ao fundo do poço, uma habilidade especial é despertada dentro de seu coração. Por meio de sinais e inúmeras experiências espirituais, Giovana descobre que Deus traçou um plano para a sua vida e ela vai até o fim para cumprir o seu propósito, embarcando em uma verdadeira viagem de perdão, reconciliação, amor e, acima de tudo, fé.

O Plano é o Amor é um livro muito bonito e com uma mensagem de amor e fé extremamente válida e edificante. Trocando em miúdos, o romance de Neiva Meriele nos mostra que é quando estamos mais fracos e vulneráveis que a nossa verdadeira força desperta e rompe todas as barreiras, nos dando a vitória em todas as áreas de nossa vida. Com personagens intrinsecamente humanos e norteados por erros e acertos e uma narrativa feita em primeira pessoa por Giovana - de forma íntima e carismática -, o romance se mostrou tocante, intenso e repleto de amor.

Giovana sempre sonhou em se casar, mas não imaginou que o seu grande sonho pudesse se transformar em um pesadelo. Morando com Neli - a tia que criou Ricardo como se fosse praticamente sua mãe -, ela passa por muitas agruras e humilhações, sofrendo críticas constantemente sobre a sua forma de cozinhar, se portar e até mesmo de arrumar a casa. Neli é incisiva e faz de tudo para perturbá-la, até que consegue interferir drasticamente no casamento de Giovana e Ricardo. Entretanto, é justamente quando a moça está no vale de ossos secos que ela sente uma força imensurável brotar do seu interior e descobre que a melhor forma de vencer um inimigo é amando-o, afinal, o amor verdadeiro - o amor ágape -, constrange e acolhe aqueles que tem intenção de nos ferir.

Ricardo é um homem de bom coração e é visível o quanto ele ama Giovana. Entretanto, ele não consegue contornar a situação entre ela e Neli, mesmo sabendo o quanto sua amada está sofrendo. O que me chateou um pouco no personagem foi perceber o quanto ele foi manipulável e se deixou enganar facilmente pela mentiras destiladas por Neli, deixando a sua desconfiança infundada falar mais alto do que o amor que ele sentia por Giovana. A perseverança e, sobretudo, a fé de sua esposa foram imprescindíveis para que o matrimônio dos dois permanecesse firme, mostrando que a mulher sábia edifica a sua casa com as próprias mãos.

Em síntese, O Plano é o Amor, tal como o próprio título sugere, mostra que a melhor forma de vencer as adversidades e provações desta vida é através do amor. E o amor, muitas vezes, tem que nascer do seio da dor para provar a sua pureza e grandeza, vencendo assim inimizades e quaisquer outros tipos de animosidade. A capa do livro é simples e nos traz a ilustração de um casal em um momento de carinho e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e belíssimas citações bíblicas no começo de cada capítulo. Recomendo.

9 comentários:

  1. Oi Nessa
    Não conhecia o livro, mas pela sua resenha parece ser bom e gostei da premissa.


    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa, tudo bem?
    Que bom que o livro funcionou pra você! Apesar da história parecer bonita, não me identifico com obras cristãs.
    Beijos,

    Priih
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa, acho que estou num momento em que esse livro vai cair super bem, nunca li romance cristão, mas acho que vai ser bom começar com esse, acho que é hora de conhecer o gênero. Dica anotada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. eu gosto bastante de livros com essa pegada mais romântica e leve, Nessa
    eu creio que adoraria
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa,
    Parece ser um lindo romance, com belas lições.
    Não sabia que era cristão. Tenho ele no Kindle, espero conseguir ler em breve.

    bjs

    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  6. Oie Nessa =)

    Não conhecia o livro e nem a autora, mas apesar da história ser bem clichê fiquei curiosa para conhecer melhor a obra.

    Parece ser o tipo de narrativa que emociona e deixa o nosso coração mais quentinho.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa,
    Eu não conhecia, mas já fiquei na vontade.
    Faz muito meu estilo, já anotei aqui para não perdê-lo de vista, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa,
    Tive o prazer de ler esse livro da Neiva e também gostei muito. É realmente uma linda história de amor com uma bela lição de vida.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Nessa,

    Não conhecia esse livro, mas confesso que não me despertou interesse...abraço.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir