24/02/2018

Resenha: Um Instante de Felicidade - Federico Moccia

Título original: Quell'attimo di felicità
Gênero: Romance italiano
Páginas: 352
Editora: Planeta
Classificação: 4/5
Comprar: Saraiva
O livro Um Instante de Felicidade, do italiano Federico Moccia, nos traz um romance envolvente sob o ponto de vista masculino, norteado por pontos turísticos, música e uma culinária primorosa. Conhecer o amor pelos olhos do personagem Nicco se mostrou uma experiência bem abrangente e interessante e apesar de alguns pontos da história terem deixado um pouco a desejar, o saldo final da leitura foi bem positivo.

O jovem Nicco se encontra no rito de passagem da adolescência para a vida adulta e enfrenta essa fase com muito mais sofrimento do que os seus demais amigos. Isso porque o seu pai acabou de morrer - lhe deixando o legado de homem da casa - e a sua namorada Alessia colocou um ponto final no relacionamento dos dois, sem maiores explicações.


Cumprindo a função de homem da casa, ele precisa cuidar da mãe, que se encontra em um grave quadro de tristeza após a perda do marido e das irmãs, Fabíola e Valéria, que se metem em muitas confusões com os seus respectivos companheiros. Para dar conta de toda a família, ele se divide em dois empregos: trabalhando como corretor em uma imobiliária e também como vendedor em uma banca de jornal.

Em meio a um turbilhão de acontecimentos e emoções, Nicco conhece em Roma a doce Ann - uma encantadora turista americana - e percebe ao lado dela que a vida é muito curta para ser gasta com fatos e lamentações do passado. Partindo em uma verdadeira aventura romântico-gastronômica pelas ruas da Itália, ele redescobre o seu ponto de equilíbrio e norteia sua vida com muitos instantes de felicidade.

Um Instante de Felicidade nos traz um belo romance aos arredores da Itália - considerado um dos países mais apaixonantes do mundo -, serpenteando seus maiores pontos turísticos e oferecendo um cardápio suculento de iguarias ao leitor. Dotado de humor e sentimento, no melhor estilo lad lit, acompanhar as incursões de Nicco pelo campo amoroso se mostrou uma viagem surpreendente, reveladora e até mesmo, encantadora. Narrado em primeira pessoa pelo protagonista, de uma forma íntima e bastante carismática, acompanhamos o seu amadurecimento,  o seu forte senso de responsabilidade para com a família, as influências dos amigos sobre a sua vida e, acima de tudo, suas perspectivas acerca do amor.

Nicco é um personagem bastante carismático e os seus sentimentos e perspectivas acerca da vida são encantadores e comoventes. Acompanhar a sua transformação em um verdadeiro homem, bem como seus problemas, confusões e as suas desilusões no campo amoroso trouxeram um patamar bacana sobre o protagonista, além de traçar um perfil intrinsecamente humano sobre ele. Suas descrições são íntimas e absurdamente sensíveis, tornando praticamente impossível não se comover com as suas palavras e com os seus sentimentos. E, apesar de fazerem bem o estereótipo masculino, confesso que não gostei de seus amigos, que têm uma visão de vida totalmente controversa à de Nicco, além de não terem me causado empatia em momento algum.

Em síntese, Um Instante de Felicidade se mostrou um romance cativante, bem humorado e com uma visão de amor do ponto masculino elucidante e extremamente abrangente. Nicco é um personagem responsável, sensível e de um coração generoso e acompanhar a sua jornada foi muito gratificante e especial, além de conhecer um pouquinho mais sobre as saborosas cantinas italianas, os pontos turísticos de Roma e as suas músicas carregadas de sentimento e paixão. A capa do livro é simples e nos traz um casal se beijando e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Apesar das pequenas ressalvas, não deixo de recomendar.

10 comentários:

  1. a leitura é bem intrigante e eu gostei da proposta, gostaria de ler sim
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa,
    Você já leu algum livro do Moccia? Eu era super fã do autor na minha adolescência. E quando esse foi lançado, fiquei nostálgica, mas ainda não comprei pelo valor do livro ser alto. Queria uma promoção, rs.
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa, tudo bem?
    Adorei que a ambientação seja na Itália! Normalmente os romances se passam nos EUA e eu gosto de "viajar" pra outros lugares por meio dos livros.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa, tudo bem? Eu nunca li nada do autor, mas tenho boas referências, vi um filme adaptado de um livro dele e amei!! Amo o cenário Italiano e adoro ainda mais romances, já quero ler!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Que resenha mais linda, já fiquei apaixonada pelo livro :D

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nessa
    O livro é interessante, mas confesso que não senti vontade de lê-lo.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Nessa =)

    Nunca li nenhum livro do Federico, mas só leio resenhas positivas dos livros dele. Tenho curiosidade, pois parece ser um clichê bem gostosinho de acompanhar.

    Quem sabe uma hora eu não acabe dando uma chance ^^

    Beijos ;**
    Ane Reis | Blog My Dear Library 

    ResponderExcluir
  8. Nessa, eu sou apaixonada pela Itália e me deparar com essa sua resenha só me fez querer ainda mais.
    Fiquei curiosa para ler por causa disso, embora não seja fã de romance.
    Quero ler mesmo assim..

    Tenha uma ótima semana.

    Abraços,
    Natalia
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Menina, antes de mais nada deixa eu confessar que nunca tinha ouvido falar do termo "lad lit" antes! #Shame Mas agora já corri atrás pra saber o que é e não ficarei mais perdida, hehe.
    Pelo resumo, o livro não faz muito o meu estilo, mas a capa tá lindíssima!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  10. Olá Nessa,

    Não conhecia esse livro, a história parece interessante mas não me despertou interesse....bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir