07/03/2018

Resenha: Olho por Olho - Jenny Han e Siobhan Vivian

Título original: Burn for Burn
Gênero: Romance juvenil
Páginas: 320
Editora: Novo Conceito
Classificação: 5/5
Comprar: Saraiva
O livro Olho por Olho, escrito em parceria pelas autoras Jenny Han e Siobhan Vivian, nos traz uma trama juvenil instigante e repleta de surpresas. Depois de amargarem boas e poucas, três garotas resolvem se unir para se vingarem de seus algozes e não poupam esforços para isso. Com traços que lembram ao do aclamado seriado Pretty Litle Liars, o enredo tem uma clima bem estudantil e é norteado por sentimentos tais como amor, ciúmes, rivalidade, amizade e claro, vingança.

Kat está cansada de sofrer bullying, principalmente de ser difamada injustamente pelo colégio por Rennie, que outrora foi uma de suas melhores amigas. Já Lillia teve algumas experiências traumáticas na vida e não gostaria que Nadia, sua irmã caçula, passasse por algo parecido, principalmente quando descobre que ela está de "affair" com o seu amigo Alex - alguns anos mais velho do que a garota. E Mary, depois de passar por uma terrível humilhação no passado, perdeu toda a sua autoestima e até mesmo a vontade de viver.

As três garotas se sentem fortemente lesadas pelos infortúnios que sofreram (e ainda sofrem) e decidem buscar uma forma de justiça contra aqueles que as feriram. Entretanto, elas sabem que sozinhas não podem arquitetar suas próprias vinganças e decidem se unir nessa empreitada, buscando não levantar suspeitas sobre suas reais intenções. No entanto, o que seria uma simples brincadeira adolescente, acaba tomando outras proporções no intuito de acalmar corações até então ofendidos...

Olho por Olho foi um livro que superou as minhas expectativas, além de trazer uma história instigante, bem escrita e com cenas extremamente eletrizantes. A trama de vingança arquitetada por Kat, Lillia e Mary começa como uma típica brincadeira juvenil e vai ganhando ares um pouco mais sombrios e impactantes, o que tornou o enredo intrigante e um tanto quanto misterioso. Narrado em primeira pessoa pelas três protagonistas sob pontos de vista alternados, acompanhamos um enredo dotado de malícia e suspense, onde o certo e o errado; o justo e o injustificável se mesclam, transformando profundamente a vida de três garotas até então feridas e magoadas.

Kat é a cabeça do trio e a ideia se unirem em prol do mesmo objetivo surgiu exatamente dela. A jovem é ardilosa, inteligente e perspicaz e não tem limites quando se trata de buscar justiça. Lillia é a típica "princesinha" do grupo. Vinda de uma família de classe média alta e tendo amizade com os blocos populares do colégio, ela não tinha motivo algum para se vingar, até que descobre que a sua irmã caçula está dormindo com o quarterback do time de futebol da escola, outrora seu amigo. Querendo preservar a irmã de experiências traumáticas, ela parte com tudo para cima de Alex, deixando de lado toda a sua docilidade. Mary foi uma das meninas mais machucadas do trio e as suas feridas emocionais até hoje não cicatrizaram. Ela sofria terríveis violências físicas e psicológicas no colégio por estar acima de seu peso, que acabaram lhe deixando graves sequelas na estima e na personalidade e não hesita em fazer justiça contra os seus algozes.

Em síntese, Olho por Olho nos traz um enredo juvenil interessante, bem estruturado e repleto de surpresas, mostrando que garotas crescidas não choram: acertam suas próprias contas. A forma como brincadeiras com leves pontadas de malícia vão evoluindo e seguindo uma linha mais violenta e perigosa tornaram o enredo eletrizante e repleto de adrenalina e confesso que mal posso esperar para saber o que os próximos volumes da saga nos reservam. A capa nos traz a ilustração de três garotas que retratam bem as características principais das protagonistas da trama e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

Confira o booktrailer de Olho por Olho:



7 comentários:

  1. Oie, tudo bem?
    Ainda não li, mas estou querendo conferir
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  2. oi Nessa, tenho os livros, mas ainda não comecei a trilogia, mas eu gosto dos livros da sioban
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa,
    Tenho dois dos três por aqui, a trama me deixa bem curiosa.
    Me lembra Pretty Little Liars haha, espero curtir também!

    bjs
    http://cantocultzineo.blogspot.com.br/2018/03/livro-borboleta-negra-halice-frs.html

    ResponderExcluir
  4. Adooooro Pretty Litlle Liars, Nessa!
    Acho que vou gostar da obra, eu quase a comprei por 9,90 em uma promoção da Americanas, mas fiquei receosa por ser uma série.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa! Eu gostei muito de Olho por Olho, terminei o livro bem ansiosa pela continuação e a série super em surpreendeu, principalmente pelo final. espero que vc tb goste!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nessa.
    Na verdade, eu nunca tinha tido atração e nenhuma vontade para ler essa série.
    Fiquei com vontade agora quando você comentou que superou as suas expectativas.
    Eu pensava que se trataria apenas sobre a mesma coisa de sempre e não que nos surpreendesse de alguma forma.

    Tenha uma ótima semana.

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Nessa,

    Eu acho que tenho um dessa série, li resenhas positivas e fiquei curioso, ótima dica....abraço.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir