04/03/2018

Resenha: Por Linhas Tortas - Cynthia França

Edição: 1
Ano: 2011
Gênero: Romance
Páginas: 328
Editora: Novo Século
Classificação: 5/5
O livro Por Linhas Tortas, da mineira Cynthia França, nos traz um romance maduro, comovente e delineado por surpresas. Contando a história de amor e superação de Ester - uma mulher forte e que enfrenta muitas provações durante a sua vida -, acompanhamos o despertar da personagem, bem como a sua luta para adquirir sua individualidade e tomar as rédeas do próprio destino.

Um tanto introspectiva quanto tímida, Ester conhece cedo o amor de sua vida, Miguel, e acredita que será feliz para sempre ao seu lado. Entretanto, acaba acontecendo uma fatalidade que destroça em mil pedaços o seu mundo até então perfeito. Depois de encarar uma terrível depressão, ela decide que não pode viver como uma sombra, vagando pelo mundo e resolve enfrentar as adversidades da vida, com coragem, garra, fé e determinação. Decidida a mudar, Ester dá uma verdadeira guinada em sua vida e se lança em uma jornada de autodescoberta, repleta de declives, surpresas e emoções.

Por Linhas Tortas se mostrou um romance maduro e centrado sobre perdas, mágoa, amor e novas descobertas. Tendo como protagonista uma mulher forte e guerreira - que passou por difíceis provações,  mas conseguiu superá-las piamente -, acompanhamos a sua jornada em busca da felicidade e da própria independência. Quando resolve mudar, nem tudo são flores no caminho da personagem, mas a sua perseverança e vontade de vencer na vida são encantadoras e se tornaram uma das características mais fortes e impactantes do enredo. Narrado em primeira pessoa, de forma bastante íntima e sentimental, o romance de Cynthia França conseguiu me cativar, além de mostrar toda a beleza e amplitude da vida.

Ester passou por duras e difíceis provações e mesmo enfrentando a dor do luto, não permitiu que a sua alma fosse maculada pela mágoa e pelo amargor. Ela é uma mulher inteligente, culta e forte e contando com o apoio e incentivo da família, decide correr atrás da própria felicidade e recomeçar sua vida em outro lugar. Quando menos esperava, o amor veio outra vez lhe visitar e depois de um período maravilhoso, ela enfrenta novamente obstáculos e pedregulhos em seu caminho. Por mais que à primeira vista, o comportamento da personagem leve a crer que ela é frágil e delicada, nos surpreendemos com a sua força, garra e determinação.

"Tudo aqui é verdade. Obviamente, é a minha forma de enxergar a verdade. Como dona da história, imprimo a ela ritmo peculiar e cores próprias, de forma livre e despretensiosa. Nada que desconfigure, contudo, o que realmente aconteceu. Aprendi a ser feliz. Admiti, para mim mesma, que era diferente e aprendi a gostar disso. Aprendi a enfrentar as lutas e dar forma aos sentimentos. Combati um bom combate. Aprendi a me levantar. E entendi que tudo passa. Ou, pelo menos, quase tudo."

Miguel foi um anjo que passou pela vida de Ester e lhe presenteou com um belo e grandioso amor. O romance dos dois foi muito bonito e encantador, além de ser de suma importância para que a protagonista seguisse em frente e não desistisse de lutar. Gonçalo surge em uma outra fase da vida de Ester e também lhe agrega muitos valores e aprendizados, entretanto, ele é um personagem bastante complexo devido a fatos de seu passado. Tem momentos que ele é um romântico incorrigível e um homem extremamente amoroso; entretanto, em outros, se mostrou um pouco relapso e confuso e só conseguimos compreendê-lo devido aos seus traumas e feridas emocionais.

Em síntese, Por Linhas Tortas é um belo romance de superação, amor, fé, perdão e perseverança. Com uma protagonista intrinsecamente humana e de alma sensível, acompanhamos o seu desabrochar continuamente e a sua luta e determinação no caminho da felicidade. Apesar de ser um livro que não possui a divisão em capítulos, o enredo é leve, impecavelmente escrito e de fácil absorção para o leitor, contando com belíssimas referências da literatura, que vão de Machado de Assis à Jane Austen. A capa é simples e nos apresenta dois cenários iguais, entretanto sob matizes diferentes - retratando, talvez, o divisor de águas que acontece na vida de Ester - e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

5 comentários:

  1. que legal, Nessa, eu ainda não conhecia esse livro, mas a proposta me encantou
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O Nessa
    Este é mais um livro que eu li no início do blog em parceria com a autora e eu curti muito o livro, até me deu vontade de reler.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu amei sua resenha, ainda não conhecia esse livro mas já anotei a dica :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Nessa, tudo bem?

    Li e resenhei esse livro logo no início do blog, me marcou muito e até hoje em dias esporádicos eu lembro dessa história, recomendo com certeza, parabéns pela resenha...abraço.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa, eu sempre prefiro quando existe divisão de capítulos, mas o livro tem todos os elementos que mais adoro num romance, gostei da dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir