24/03/2018

Resenha: Preciso Saber - Karen Cleveland

Título original: Need to know
Gênero: Thriller/Suspense
Páginas: 304
Editora: Planeta
Classificação: 4/5
Comprar: Saraiva
O livro Preciso Saber, da autora Karen Cleveland, nos traz um suspense interessante, onde o amor e a lealdade são colocados à prova de uma forma bastante avassaladora. Em um ritmo alucinante e com uma profundidade psicológica bem trabalhada, o enredo tem características marcantes e personagens multifacetados, entretanto, não o colocaria no pódio de um dos melhores thrillers do ano.

Vivian Miller é uma agente do departamento de contrainteligência da CIA e tem como tarefa descobrir células de inimigos russos infiltradas em solo americano. A analista está cada vez mais perto de alcançar a almejada promoção, depois de desenvolver um método revolucionário e preciso na identificação de agentes secretos. Entretanto, ao conseguir o acesso a um dos computadores de um dos agentes russos, Vivian se depara com uma pasta altamente confidencial: os inimigos estariam sim vivendo nas terras americanas, na pele de cidadãos comuns.


Quando começa a destrinchar o conteúdo do documento secreto, ela se depara com uma verdade avassaladora, capaz de colocar em xeque tudo o que ela mais ama em sua vida. De um lado, ela precisa defender o seu país e exercer o seu dever de cidadã americana; do outro, proteger e zelar pela sua família. O amor e a lealdade de Vivian ficam entre a cruz e a espada, ao mesmo tempo em que ela precisa fazer uma escolha crucial e escolher muito bem em quem deve confiar...

Preciso Saber tem uma premissa instigante e uma trama de espionagem muito bem conduzida e arquitetada. A história já se inicia de modo tenso, jogando uma carga de adrenalina forte sobre o leitor e lhe pregando várias peças, entretanto o rumo do enredo acabou não sendo tão bem desenvolvido em alguns aspectos. Os personagens são multifacetados e em muitos momentos, se revelaram verdadeiras incógnitas, mas alguns de seus comportamentos destoaram com o ritmo da história, trazendo uma certa fraqueza para o enredo. Narrado em primeira pessoa por Vivian, de uma forma alucinante e de acelerar o coração, a história é muito interessante e tem vários pontos de tirar o fôlego, mas acredito que poderia ter sido um pouco mais desenvolvida.

Vivian é uma mulher inteligente e cheia de cartas na manga. Ela é um dos promissores talentos da CIA graças à sua impetuosidade e determinação e mergulha no trabalho de corpo e alma. Quando ela descobre a foto de seu marido, Matt, na pasta de um dos agentes russos - relatando-o como um dos infiltrados do grupo -, ela entra em parafuso. É como se o chão caísse sob os seus pés e como tudo que ela vivera até ali fosse um castelo de areia se desmoronando ao sabor do vento. Ela coloca o esposo contra a parede e não precisa de muito para arrancar a "suposta" verdade dele - um dos pontos do livro que eu julguei que precisava ter sido melhor conduzido - e acaba se vendo na berlinda. Independente dos lados que ela escolha seguir, as consequências serão desastrosas e avassaladoras e a sua vida nunca mais será como antes. Apesar de ser uma analista visionária e prodigiosa e de ter herdado essas características da autora - que trabalhou por oito anos na área de contraterrorismo e revezamento da CIA e do FBI -, Vivian peca em alguns aspectos. É claro que a situação em que a protagonista é colocada é bastante complexa e delicada, mas as suas atitudes acabam não sendo das mais acertadas, mesmo tendo um objetivo puro e verdadeiro por detrás delas. Entretanto, ela é uma personagem muito humana e rica em valores, o que acaba cativando o leitor também.

Matt é um marido dedicado e um pai amoroso. Ele ajuda Vivian com os quatro filhos e tem um forte laço de afeto e carinho por eles, sendo praticamente um herói para a sua prole. Quando a verdade começa a rachar as paredes do até então sólido casamento deles, muitas verdades vêm à tona e ele não esconde o seu passado, jogando limpo com a esposa - o que foi uma reação nada esperada para o protótipo de um agente russo. Ele realmente se mostrou uma verdadeira incógnita não só para Vivian, como também para o leitor e as cenas com o personagem foram as mais tensas e eletrizantes do livro.

Em síntese, Preciso Saber é um livro que te coloca entre o amor e a lealdade, mostrando que, para cada ação, temos uma reação. Salienta também que por detrás de muitos sonhos apaixonantes, se esconde uma mentira mais do que perfeita e capaz de fazer tudo ao seu redor desmoronar. A ideia trabalhada por Karen Cleveland muito me agradou e teve ares bem instigantes e promissores, mas confesso que senti falta de um tempero a mais na trama, algo que realmente sustentasse por completo o suspense da história. A capa do livro é simples e não muito chamativa e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Apesar das pequenas ressalvas, não deixo de recomendar.

11 comentários:

  1. rapaz esse livro é bombástico! que enredo cheio de surpresas!
    ta bem no meu ponto

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nessa,
    Nossa, faz tempo que nao leio um bom suspense de espionagem.
    Acho bem interessante quando os escritores conseguem mostrar como cada ação tem uma reação.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Nessa,
    UAU, essa resenha me deixou sem fôlego. Adorei essa proposta de amor x lealdade e sobre consequências dos seus atos.
    É algo que chama bastante minha atenção, vou colocá-lo na lista de leituras.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Nessa,
    Eu nem imaginava que esse livro era um suspense. Vi a capa de relance no Skoob, achei que fosse autoajuda haha. Vou colocá-lo na lista.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa
    Primeira vez que vejo este livro, o enredo parece bom. Fiquei com vontade de ler.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nessa!
    Já gostei to gênero e com certeza já vai para a minha lista de futuras aquisições.
    Realmente é chato que há uma falha ou outra, mas pelo menos o conteúdo em si compensa a leitura.

    Tenha um ótimo feriado.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nessa, tudo bem? Que pena que parece faltar algo na trama, mas gosto de boas histórias de espionagem, sempre fico ansiosa pra chegar no desfecho final rs Ao menos, mesmo coma ressalva, a leitura foi positiva!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oiii Nessa

    Eu tenho visto esse livro por todos os lados e a trama realmente paree ser boa. No momento ando meio saturada de thrillers, mas sei que logo vai bater a saudade então ja fica ele aqui anotadinho pra quando pintar a vontade de conferir histórias assim.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Vanessa,
    Apesar das ressalvas o livro me pareceu interessante, com uma trama cheia de reviravoltas e que prende o leitor do inicio ao fim. Dica anotada!!!


    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Nessa, tudo bem?
    Eu adoro um bom suspense e não conhecia esse livro, gostei da sua resenha e fiquei curiosa pela leitura. Espero ter oportunidade de ler um dia. Achei a capa do livro linda!

    Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  11. Olá Nessa,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui e pela sua resenha a história é alucinante, vai para a minha lista....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir