09/06/2018

Resenha: Mil Beijos de Garoto - Tillie Cole

Título original: A thousand boy kisses
Gênero: Romance/Young Adult
Páginas: 400
Editora: Outro Planeta
Classificação: 5/5
Comprar: Saraiva
O livro Mil Beijos de Garoto, de Tillie Cole, nos traz um romance tocante e intrinsecamente sensível, daqueles que conseguem adentrar a sua alma e lhe causar uma profusão de sentimentos. O amor, a pureza, o afeto e toda a intensidade que circundam Poppy e Rune conseguiram me emocionar e trazer uma quentura ímpar para o meu coração, ao ponto de verter muitas lágrimas e soluços com a leitura.

Poppy Litchfield e Rune Kristiansen se conheceram com cinco de idade na pacata cidade americana de Blossom Grove e nunca mais se desgrudaram. O que começou como uma bela e pura amizade acabou evoluindo para um sentimento mais forte e intenso quando Poppy, aos oito anos de idade, ganhou de sua avó um pote com mil corações de papel, para que ela pudesse preencher em cada um deles os detalhes dos beijos que fizessem seu coração explodir. A partir daí, Rune decidiu que ele seria o responsável por cada um dos beijos que seriam imortalizados por Poppy e que os lábios da doce garota seriam para sempre seus.

Desde então, os dois se tornaram inseparáveis e cada vez mais apaixonados, até que Rune precisa partir para a Noruega devido ao trabalho do seu pai, deixando assim o seu grande amor. Eles ainda tentaram se corresponder através de cartas e telefonemas, mas misteriosamente Poppy se calou, deixando Rune completamente quebrantado. O coração do jovem se partiu com o silêncio daquela que um dia julgou ser a metade de sua alma, transformando sua vida em um poço de rebeldia e mágoa.

Dois anos depois, ele retorna para a pitoresca Geórgia, disposto a reencontrar a sua cara-metade e entender porque Poppy o deletou de sua vida sem qualquer explicação. Entretanto, quando Rune descobre a verdade por trás do silêncio da sua amada, é acometido por uma dor até então nunca antes sentida. Ele resolve que irá cumprir a promessa de lhe dar os mil beijos que ela tanto deseja e tornar a existência de Poppy mais do que majestosa e especial...

Mil Beijos de Garoto foi finalista do Goodreads Choice Awards 2016 e marcou a estreia de Tillie Cole nas terras tupiniquins, mostrando toda a sensibilidade, intensidade e romantismo da autora. Confesso que o meu coração não estava preparado para a avalanche de sentimentos presente no livro e que há muito tempo eu não me emocionava tanto com uma leitura como aconteceu com este belo romance. Narrado em primeira pessoa por Poppy e Rune sob pontos de vista alternados, o enredo tocou minha alma de uma forma singela e emocionante, mostrando todo o poder, a pureza, a intensidade e a eternidade do amor.

Poppy é uma menina doce, sensível, positiva e apaixonada pela música e, claro, por Rune. Quando o garoto retornou para a Noruega para acompanhar a sua família, ela misteriosamente sumiu de sua vida, lhe deixando completamente arrasado e frustrado. Entretanto, ela tem uma explicação plausível para isso, que não só justifica sua atitude como também mostra toda a intensidade e sublimidade de seu amor. Eu me encantei com Poppy, bem como com a sua doçura e responsabilidade. Ela é uma pessoa de bem com a vida, grata por todos os momentos e disposta aos maiores sacrifícios para não magoar aqueles que ama, em especial, Rune. O amor deles é descrito de uma forma tão intensa e pungente que foi praticamente impossível não se emocionar com tal sentimento, ao ponto de terminar o livro em meio a múltiplos soluços.

"Quando você está perto, meu coração não suspira, ele voa. Acho que os corações batem num ritmo, como uma música. Acho que, como música, somos atraídos por uma melodia em particular. Ouvi a canção do seu coração, e o seu ouviu a do meu."

Rune ama Poppy com uma intensidade quase que palpável e é capaz de tudo por sua amada. Ele não entende o seu silêncio e reclusão e isso, de certa forma, acabou despedaçando a sua alma. O garoto doce e amoroso de repente se tornou um rapaz rebelde, egoísta e maculado pela mágoa. Quando retorna para Blossom Grove - a pitoresca cidade onde passou sua infância e conheceu Poppy -, ele só tem um desejo: entender porque a metade de sua alma o abandonou. Mas essa verdade irá lhe arrasar, devastar e provar, mais uma vez, o quanto Poppy o ama e quis lhe poupar de tanta dor e sofrimento. Rune é um personagem extremamente humano e acompanhar todas as suas camadas ao longo do enredo nos deu uma clara noção sobre isso. Ele consegue ir da raiva à meiguice e a sua transformação foi algo muito bonito e agradável de se ver, além de extremamente apaixonante. Assim como Poppy ama música, Rune sempre nutriu paixão pela fotografia e pelo seu poder mágico de eternizar momentos especiais e tal como ao capturar imagens, ele procura eternizar todos os momentos que compartilha junto com Poppy, independente do tempo que lhes resta, tornando o romance dos dois algo maravilhoso, intenso e repleto de poder.

"Ela era a minha flor de cerejeira. Uma beleza tão extrema em sua graça que não poderia durar. Fica para enriquecer nossas vidas, então voa com o vento. Nunca esquecida. Porque nos lembra de que devemos viver. De que a vida é frágil, mas, nessa fragilidade, há força. Há amor. Há propósito. Lembra-nos de que a vida é curta, que nossa respiração é contada e que nosso destino é fixo, independentemente de quanto lutamos."

Em síntese, Mil Beijos de Garoto é um livro apaixonante, maravilhoso e repleto de amor. Amor genuíno, puro e que nada e nem ninguém pode romper, nem mesmo as fronteiras de tempo e espaço. Amor imutável, eterno e, em sua essência, imortal. A capa do livro é lindíssima e nos traz a ilustração do pote de beijos de Poppy, com um coração rosa em seu núcleo e permeado por gotículas de água e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e a ilustração de um pequeno coração no começo de cada capítulo. Recomendo, com certeza!

7 comentários:

  1. AAAAAAAAA COMO EU AMO ESSE LIVRO!
    Eu chorei horrores e acho que lê-lo pela primeira vez foi uma experiência única. O final da obra condiz muito com o que eu acredito, então achei belíssimo.
    Beijo Nessa
    https://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa,tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, mas fui cativada pela trama e pela curiosidade de saber por que Poppy se afastou de Rune. Dica anotada!!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Nessa

    Esse livro parece ser muito lindo e também muito triste, praticamente todo mundo que conheço que leu disse que chorou horrores... Eu confesso que não sou muito de dramas, prefiro livros mais leves, por isso aidna nem pensei em ler Mil Beijos de garoto. Quem sabe um dia...

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oie Nessa =)

    Quero muito ler esse livro, mas já sei que provavelmente vou ficar desidratada de tanto chorar. Acho que é justamente por isso que estou adiando o máximo que minha curiosidade aguenta a leitura dele rs...

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  5. Oi Nessa! Eu só leio elogios desse livro e sei que vou chorar horrores, tanto sei que estou esperando um momento melhor pra ler e me emocionar!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. sempre tive certa curiosidade com a história e o enredo dela visto pelos seus olhos é uma graça! que charme!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Nessa,

    Já vi o pessoa comentando desse livro algumas vezes, a história parece bonita e a capa é muito legal e delicada, gostaria de ler...ótima resenha...bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir